Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama de causa-e-efeito é utilizado para identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema específico. Também é conhecido como

  • A. 4S.
  • B. 5M.
  • C. brainstorming.
  • D. espinha de peixe.
  • E. gráfico de Pareto.

Considere as seguintes afirmações sobre um ambiente de trabalho saudável (ou estimulante):

I. Quando o trabalho envolve várias pessoas, é necessário que haja espírito de cooperação.

II. A competitividade é a maneira ideal de garantir estabilidade no emprego.

III. Quando as pessoas se sentem seguras elas têm maior produtividade.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Durante o expediente no Tribunal um Auxiliar ouve colegas apresentando os seguintes motivos para não terem realizado as tarefas que lhes foram designadas:

- Tinha outras coisas para fazer.

- Não sabia que era tão urgente.

- Só posso fazer uma coisa de cada vez.

Diante dessa situação é possível afirmar que

  • A.

    a falta de empenho compromete a qualidade do trabalho.

  • B.

    a produtividade no trabalho é uma exigência burocrática.

  • C.

    as tarefas mais difíceis devem ser dadas aos mais capazes.

  • D.

    justificar os atrasos é um direito dos funcionários.

  • E.

    o trabalho no Tribunal é muito difícil de ser executado.

Considere a situação abaixo.

Diante dessa situação é possivel afirmar que

  • A.

    o chefe está apressando o Auxiliar que deve cumprir a tarefa que lhe foi confiada.

  • B.

    todo o funcionário tem o dever de zelar pela conservação dos equipamentos do Tribunal.

  • C.

    o Auxiliar deveria ter ignorado a recomendação do superior e continuado normalmente seu trabalho.

  • D.

    a recomendação do chefe pode ter um aspecto muito negativo para o desempenho do Auxiliar.

  • E.

    em situações de trabalho o chefe não pode chamar a atenção do Auxiliar que executa uma tarefa.

Assinale a alternativa que apresenta uma ação favorável do Auxiliar Judiciário para o bom relacionamento no trabalho.

  • A.

    Cumprimentar os colegas mais próximos e ignorar os outros.

  • B.

    Interromper a conversa com os colegas quando o superior se aproximar.

  • C.

    Contar assuntos pessoais dos superiores para os colegas.

  • D.

    Falar com imponência para mostrar conhecimento.

  • E.

    Olhar atentamente para as pessoas quando elas estão falando.

Assinale a atitude de um Auxiliar Judiciário que pode comprometer a qualidade do trabalho.

  • A.

    Ficar muito tempo no telefone tratando de assuntos pessoais.

  • B.

    Cumprir as tarefas de forma lenta mas correta.

  • C.

    Solicitar compra de materiais necessários ao trabalho.

  • D.

    Falar o necessário durante o expediente.

  • E.

    Providenciar a reposição de materiais de consumo nas seções.

Observe a figura que mostra uma situação do cotidiano.

Conciderando  a situação eo desejo do indivídou pode se afirmar que para "se dar bem" com os colegas de trabalho é necessário, dentre outras ações,

  • A.

    estabelecer diálogos francos.

  • B.

    impor sua forma de pensar e agir.

  • C.

    bater longos "papos" durante o horário de expediente.

  • D.

    mostrar-se rigoroso para manter o respeito.

  • E.

    oferecer presentes àqueles que julgar mais simpáticos.

No modelo de design organizacional desenvolvido por Mintzberg uma organização formal é dividida em 5 partes onde, cada uma das partes é impulsionada por uma força, conforme a figura abaixo.

A força direcionada à fragmentação da estrutura está relacionada com a configuração estrutural denominada

  • A. forma divisionalizada.
  • B. estrutura simples.
  • C. burocracia mecanizada.
  • D. burocracia profissional.
  • E. adhocracia.

O modelo de congruência organizacional traçado por Nadler, Gerstein e Shaw leva em consideração todas as características de um sistema. As características que indicam que as organizações podem corrigir erros e alterar processos por meio das informações colhidas do meio sobre seus produtos é denominada

  • a.

    equlíbrio.

  • b.

    interdependência interna.

  • c.

    capacidade de feedback.

  • d.

    eqüifinalidade.

  • e.

    adaptação.

Uma das principais causas de problemas é representada em um diagrama de Ishikawa na categoria de

  • a.

    efeitos.

  • b.

    medidas.

  • c.

    sintomas.

  • d.

    conseqüências.

  • e.

    expectativas não-satisfeitas.

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