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Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama de causa-e-efeito é utilizado para identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema específico. Também é conhecido como
Considere as seguintes afirmações sobre um ambiente de trabalho saudável (ou estimulante):
I. Quando o trabalho envolve várias pessoas, é necessário que haja espírito de cooperação.
II. A competitividade é a maneira ideal de garantir estabilidade no emprego.
III. Quando as pessoas se sentem seguras elas têm maior produtividade.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Durante o expediente no Tribunal um Auxiliar ouve colegas apresentando os seguintes motivos para não terem realizado as tarefas que lhes foram designadas:
- Tinha outras coisas para fazer.
- Não sabia que era tão urgente.
- Só posso fazer uma coisa de cada vez.
Diante dessa situação é possível afirmar que
a falta de empenho compromete a qualidade do trabalho.
a produtividade no trabalho é uma exigência burocrática.
as tarefas mais difíceis devem ser dadas aos mais capazes.
justificar os atrasos é um direito dos funcionários.
o trabalho no Tribunal é muito difícil de ser executado.
Considere a situação abaixo.
Diante dessa situação é possivel afirmar que
o chefe está apressando o Auxiliar que deve cumprir a tarefa que lhe foi confiada.
todo o funcionário tem o dever de zelar pela conservação dos equipamentos do Tribunal.
o Auxiliar deveria ter ignorado a recomendação do superior e continuado normalmente seu trabalho.
a recomendação do chefe pode ter um aspecto muito negativo para o desempenho do Auxiliar.
em situações de trabalho o chefe não pode chamar a atenção do Auxiliar que executa uma tarefa.
Assinale a alternativa que apresenta uma ação favorável do Auxiliar Judiciário para o bom relacionamento no trabalho.
Cumprimentar os colegas mais próximos e ignorar os outros.
Interromper a conversa com os colegas quando o superior se aproximar.
Contar assuntos pessoais dos superiores para os colegas.
Falar com imponência para mostrar conhecimento.
Olhar atentamente para as pessoas quando elas estão falando.
Assinale a atitude de um Auxiliar Judiciário que pode comprometer a qualidade do trabalho.
Ficar muito tempo no telefone tratando de assuntos pessoais.
Cumprir as tarefas de forma lenta mas correta.
Solicitar compra de materiais necessários ao trabalho.
Falar o necessário durante o expediente.
Providenciar a reposição de materiais de consumo nas seções.
Observe a figura que mostra uma situação do cotidiano.
Conciderando a situação eo desejo do indivídou pode se afirmar que para "se dar bem" com os colegas de trabalho é necessário, dentre outras ações,
estabelecer diálogos francos.
impor sua forma de pensar e agir.
bater longos "papos" durante o horário de expediente.
mostrar-se rigoroso para manter o respeito.
oferecer presentes àqueles que julgar mais simpáticos.
No modelo de design organizacional desenvolvido por Mintzberg uma organização formal é dividida em 5 partes onde, cada uma das partes é impulsionada por uma força, conforme a figura abaixo.
A força direcionada à fragmentação da estrutura está relacionada com a configuração estrutural denominada
O modelo de congruência organizacional traçado por Nadler, Gerstein e Shaw leva em consideração todas as características de um sistema. As características que indicam que as organizações podem corrigir erros e alterar processos por meio das informações colhidas do meio sobre seus produtos é denominada
equlíbrio.
interdependência interna.
capacidade de feedback.
eqüifinalidade.
adaptação.
Uma das principais causas de problemas é representada em um diagrama de Ishikawa na categoria de
efeitos.
medidas.
sintomas.
conseqüências.
expectativas não-satisfeitas.
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