Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Mensuração e comparação do desempenho real em relação a um padrão e tomada de ação gerencial para corrigir desvios ou padrões inadequados são etapas do processo de

  • a.

    organização.

  • b.

    planejamento.

  • c.

    coordenação.

  • d.

    controle.

  • e.

    liderança.

A representação gráfica do conjunto de atividades feitas para gerar produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes é o

  • A. diagrama espinha-de-peixe.
  • B. organograma.
  • C. gráfico de Pareto.
  • D. histograma.
  • E. fluxograma.

O histograma de freqüências absolutas a seguir foi elaborado com base nas informações contidas na revista "O Empreiteiro", de junho de 2005, que demonstra o comportamento das empresas construtoras do ramo da construção civil no Brasil que obtiveram faturamento em 2004 maior ou igual a 15 milhões de reais e menor ou igual a 120 milhões de reais.

Com base nestas informações, obteve-se a média aritmética do faturamento das empresas deste estudo, considerando que todos os valores incluídos num certo intervalo de classe são coincidentes com o ponto médio deste intervalo. Com relação ao total de empresas deste histograma, o valor encontrado para esta média pertence ao intervalo de classe que contém

  • A. 24% das empresas.
  • B. 16% das empresas.
  • C. 9% das empresas.
  • D. 7% das empresas.
  • E. 5% das empresas.

A teoria de motivação no trabalho de Herzberg é dividida em duas categorias: fatores motivadores e fatores de higiene. É correto afirmar:

  • A. Trabalho desafiante, crescimento e desenvolvimento são fatores de higiene.
  • B. Fatores motivadores têm relação com o ambiente e fatores de higiene têm relação com o trabalho em si.
  • C. Reconhecimento do desempenho é um fator de higiene.
  • D. Dinheiro, status e segurança são fatores motivadores.
  • E. Fatores motivadores têm relação com o trabalho em si e fatores de higiene têm relação com o ambiente.

A representação gráfica da seqüência de operações de um processo é denominada

  • a.

    histograma.

  • b.

    organograma.

  • c.

    personograma.

  • d.

    fluxograma.

  • e.

    programa.

Se os membros de um grupo não conseguem trocar informações sobre seus trabalhos, o grupo não consegue funcionar eficazmente. Em pesquisas sobre comunicação e produtividade em grupo, cinco estruturas têm recebido atenção, conforme demonstra a figura abaixo.

É correto afirmar que são descentralizadas APENAS as redes de comunicação

  • A. "em Y" e de conexão total.
  • B. radial e circular.
  • C. circulares e de conexão total.
  • D. radial e "em Y".
  • E. encadeada e circular.

Aquele que propõe metas desafiadoras, esperando que o seguidor dê o melhor de si no desempenho de suas atividades na organização é um líder

  • A. transformacional.
  • B. diretivo.
  • C. apoiador.
  • D. participativo.
  • E. orientado para a realização.

Quanto às vantagens da utilização dos fluxogramas, é INCORRETO afirmar que

  • A. permitem compreender ou estabelecer, com clareza e facilidade as relações entre as unidades simples ou complexas de trabalho.
  • B. possibilitam identificar, no órgão em estudo, as relações que possam ser eliminadas ou devam ser alteradas.
  • C. facilitam a identificação das fases de execução que ficariam mais bem situadas em outro ponto do fluxo de trabalho.
  • D. permitem identificar e suprimir os movimentos inúteis de um elemento qualquer, como por exemplo, um documento.
  • E. possibilitam caracterizar a forma pela qual uma posição se relaciona com as demais dentro do órgão, isto é, seu nível de responsabilidade.

Para a aplicação de programas de qualidade em serviços, é importante ter em mente como estes se diferenciam dos produtos. Nesse sentido, entre as características dos serviços destacam-se as de

  • A.

    possibilidade de reposição e produção customizada.

  • B.

    interação do cliente na produção e possibilidade de armazenamento para uso futuro.

  • C.

    intangibilidade e simultaneidade de produção e consumo.

  • D.

    contato direto com o produtor e padronização.

  • E.

    maior variabilidade e avaliação subjetiva da qualidade.

A autoridade confiada a determinada pessoa para que, no âmbito de uma empresa, possa regulamentar certo número de atividades, basicamente homogêneas é denominada autoridade:

  • A. de fiscalização.
  • B. funcional.
  • C. de linha.
  • D. hierárquica.
  • E. operacional.
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