Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Instruções: Para responder às questões de números 65 e 66 considere as seguintes informações:

As figuras A, B e C, abaixo, representam modelos contigenciais desenvolvidos por James D. Thompson que examinam tecnologias freqüentemente empregadas nas organizações de serviços e auxiliam a formulação do desenho organizacional destas instituições. Nas figuras, os retângulos representam grupos de trabalho ou organizações, os círculos representam os funcionários e as setas representam o fluxo de trabalho.

As figuras A, B e C representam, respectivamente, tecnologias

  • A. mediadora, intensiva e de vínculo extenso.
  • B. mediadora, de vínculo extenso e intensiva.
  • C. intensiva, mediadora e de vínculo extenso.
  • D. intensiva, de vínculo extenso e mediadora.
  • E. de vínculo extenso, mediadora e intensiva.

A idéia de reengenharia do setor público conjuga as noções de reforma do Estado e reforma do Aparelho do Estado, ambas presentes no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Dentro desse conceito, cabe distinguir, no denominado Aparelho do Estado,

  • A. o núcleo estratégico, onde se exercem as atividades de definição de políticas públicas, regulação, fiscalização e fomento dos setores de atuação exclusiva do estado, como os de prestação de serviços de grande relevância social, sendo imprescindível a atuação direta do setor público em ambos os setores.
  • B. o núcleo estratégico, assim considerado o governo, em sentido lato, a quem cabe definir as políticas públicas dos setores de regulamentação, fiscalização e fomento, sendo mais adequado para a gestão das atividades deste último o estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada.
  • C. os setores de atividades exclusivas, onde se exerce o poder extroverso do Estado − de fiscalizar e regulamentar −; dos setores de serviços não exclusivos, onde o Estado atua simultaneamente com organizações públicas não-estatais e privadas, como, por exemplo, nas áreas da saúde e educação.
  • D. os setores próprios da atuação do Estado, denominado núcleo estratégico − definição de políticas públicas, regulação, fiscalização e prestação de serviços públicos − dos setores que devem ser reservados à atuação exclusiva do setor privado, como o de intervenção direta no domínio econômico.
  • E. os setores de atuação preferencial do estado, denominado núcleo estratégico, dos setores de atuação preferencial do setor privado, consistente na intervenção direta no domínio econômico e desempenho de serviços públicos não-exclusivos, cabendo ao Estado também fomentar a atuação do privado na função de agente regulador.

Instruções: Para responder às questões de números 65 e 66 considere as seguintes informações:

As figuras A, B e C, abaixo, representam modelos contigenciais desenvolvidos por James D. Thompson que examinam tecnologias freqüentemente empregadas nas organizações de serviços e auxiliam a formulação do desenho organizacional destas instituições. Nas figuras, os retângulos representam grupos de trabalho ou organizações, os círculos representam os funcionários e as setas representam o fluxo de trabalho.

Associando-se as tecnologias identificadas por Thompson com o tipo de serviço prestado pelas empresas, aquelas que utilizam tecnologia intensiva tendem a ser dotadas por estruturas

  • A. apenas funcionais ou divisionais.
  • B. mecanicistas (funcionais e divisionais).
  • C. funcionais ou divisionais de vinculação lateral ou por estruturas matriciais.
  • D. unicamente divisionais de vinculação lateral.
  • E. unicamente de vinculações matriciais.

No que diz respeito ao controle de gestão de redes organizacionais, é correto afirmar:

  • A. Fundamenta-se na perspectiva de um sistema de unidades independentes, caracterizando-se pela preocupação em identificar e resolver problemas e pela adoção de comportamentos estratégicos.
  • B. A ênfase recai sobre a coordenação das ações individuais, perspectivas de curto prazo, com vistas ao alcance de resultados imediatos.
  • C. Seus gerentes atuam com base em procedimentos articulados e devem ser treinados a partir de perspectivas rigorosamente especializadas e totalizantes.
  • D. Apóia-se na coordenação flexível e no reforço das hierarquias em linha, com permanentes e claras definições de tarefas.
  • E. Busca, por meio de seus gerentes, sofisticar os mecanismos de controle e emitir comandos claramente delimitados, de molde a atingir pessoas que operam em diferentes unidades de trabalho.

Considere as seguintes afirmações sobre as condições encontradas no ambiente de trabalho:

I. Mofo em paredes e armários e fungos que se desenvolvem no interior de salas e do edifício podem ser responsáveis por inúmeras alergias.

II. O acúmulo de poeira em tapetes, carpetes, pisos, móveis e armários podem provocar ou desencadear problemas respiratórios em algumas pessoas.

III. O acúmulo de livros, impressos e papéis em geral em estantes e arquivos pode ser foco de poeira e traças.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A partir dos anos 90, ganha ênfase o conceito de reengenharia, concebido como uma intervenção estratégica para adaptar as organizações ao ambiente em que atuam, o qual caracteriza-se por

  • A. privilegiar operações centralizadas e a especialização, concebendo-as como ferramentas estratégicas de mudança.
  • B. priorizar obtenção contínua de pequenas reduções de custos e da racionalização dos recursos humanos, com o objetivo de dar maior agilidade e competitividade às organizações.
  • C. ter o propósito básico de promover redefinições em departamentos das unidades organizacionais, respeitando as fronteiras, os conflitos e as polarizações existentes entre eles.
  • D. apoiar-se em uma visão integral das organizações, no acúmulo de conhecimento, no planejamento e na vinculação das mudanças estruturais às mudanças humanas e culturais.
  • E. aplicar critérios e métodos quantitativos, partindo do pressuposto de que a ação e o fazer têm prevalência sobre o pensar.

"É o alcance das metas e objetivos determinados e a correta determinação destes objetivos".

A definição acima refere-se ao conceito de

  • A. eficiência operacional.
  • B. qualidade em serviços.
  • C. eficácia organizacional.
  • D. custo-benefício.
  • E. excelência empresarial.

Tendo em vista o dispositivo legal que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, observa-se que das decisões administrativas cabe recurso que

  • A. deverá ser interposto no prazo de 10 (dez) dias, salvo previsão legal específica, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
  • B. será dirigido à autoridade superior àquela que proferiu a decisão e sua interposição deve ocorrer em 5 (cinco) dias.
  • C. poderá resultar em agravamento da sanção anteriormente imposta, por ser permitida a reformatio in pejus em matéria administrativa.
  • D. terá, como regra efeito suspensivo e tramitará no máximo por duas instâncias, salvo previsão legal específica.
  • E. deverá ser decidido no prazo máximo de 90 (noventa) dias a partir da publicação oficial da decisão recorrida.

o paradigma do cliente não pode ser incorporado, pois as organizações públicas não estão orientadas para o mercado e não necessitam, assim, satisfazer a clientela destinatária dos serviços que prestam.

  • A. o paradigma do cliente não pode ser incorporado, pois as organizações públicas não estão orientadas para o mercado e não necessitam, assim, satisfazer a clientela destinatária dos serviços que prestam.
  • B. o administrador público não pode aderir plenamente à defesa dos direitos do consumidor, sob pena de perder o controle de seus planos orçamentários e distanciar-se das diretrizes governamentais mais amplas, às quais está subordinado.
  • C. o paradigma do cliente acaba por ser negado em função do caráter de universalidade da atuação do Estado, que deve fornecer serviços de igual qualidade para todos os cidadãos, independentemente de suas necessidades e opiniões individuais.
  • D. a perspectiva do cliente tem impacto reduzido, dada a impossibilidade legal e política de se promover alterações na qualidade dos serviços prestados pelo Estado, na medida em que seu foco deve ser a ampliação dos cidadãos alcançados.
  • E. o dever de atender está cerceado pela presença de interesses burocráticos ou corporativos e contrapõese à limitação dos recursos públicos, o que acaba por determinar a oferta de serviços que nem sempre satisfazem a massa de clientes atendida.

Constitui princípio basilar do conceito original de reengenharia

  • A. o estabelecimento de alianças estratégicas para segmentação do mercado.
  • B. o drástico enxugamento do quadro de pessoal.
  • C. a fusão de estruturas e eliminação de redundâncias.
  • D. a radical redefinição dos processos em base zero, conhecido como princípio da "folha em branco".
  • E. a terceirização em larga escala.
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