Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Eficiência é a

  • A. capacidade de uma organização em satisfazer uma necessidade da sociedade pelo suprimento de bens e serviços.
  • B. medida normativa do alcance de resultados organizacionais.
  • C. relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido.
  • D. realização das atividades necessárias à empresa e ao ambiente que a circunda.
  • E. relação entre os objetivos almejados e os recursos disponíveis.

O Decreto-Lei no 200, que embasou a reforma administrativa de 1967, é considerado um avanço na busca de superação da rigidez burocrática e é tido como um marco na introdução da administração gerencial no Brasil. O referido diploma legal

  • A. estabeleceu mecanismos de controle de resultados e avaliação de desempenho dos entes descentralizados.
  • B. desencadeou um movimento de centralização progressiva das decisões no executivo Federal.
  • C. introduziu uma política desenvolvimentista, fundada em parcerias com o setor privado.
  • D. promoveu a multiplicação de órgãos de planejamento junto às Administrações Públicas federal, estadual e municipal, com o objetivo de formularem planos regionalizados de fomento à indústria.
  • E. possibilitou a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, visando a alcançar descentralização funcional.

9Constitui exemplo do enrijecimento burocrático sofrido pela Administração Pública contemporânea, após a edição da Constituição Federal de 1988,

  • A. a generalização do procedimento licitatório também para os entes descentralizados, não obstante a exclusão, em relação aos mesmos, da regra do concurso público.
  • B. a transferência maciça de atribuições e recursos a Estados e Municípios.
  • C. a subordinação dos entes descentralizados às mesmas regras de controle formal utilizadas na Administração direta.
  • D. a obrigatoriedade de isonomia salarial entre os diversos poderes.
  • E. a não delimitação das atribuições e competências da União, Estados e Municípios, gerando sobreposição de órgãos nas diversas esferas de governo.

A organização é uma atividade básica da administração. Seus quatro componentes são:

  • A. preço, pessoas, local e promoção.
  • B. tarefas, pessoas, órgãos e relações.
  • C. serviços, produtos, pessoas e funções.
  • D. cargos, funções, tarefas e compensações.
  • E. processos, produtos, clientes e ambiente.

A área de Gerenciamento da Integração do Projeto é composta pelos processos:

I. iniciação, desenvolvimento do plano de projeto e controle integrado de mudanças.

II. desenvolvimento do plano de projeto, execução do plano de projeto e controle integrado de mudanças.

III. desenvolvimento do plano de projeto, iniciação e planejamento do escopo.

IV. iniciação, planejamento do escopo e controle integrado de mudanças.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. IV.

No que tange à atividade de instrução no processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    cabe à Administração Pública a prova dos fatos alegados pelo interessado em virtude do princípio do interesse público e da eficiência.

  • B.

    o interessado poderá, antes de tomada a decisão, juntar documentos e pareceres, requerer diligências e perícias, bem como aduzir alegações referentes à matéria objeto do processo.

  • C.

    somente poderão ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando ilícitas, impertinentes, desnecessáras ou protelatórias.

  • D.

    encerrada a instrução, o interessado terá o direito de manifestar-se no prazo máximo de 10 (dez) dias, salvo se outro for legalmente fixado.

  • E.

    antes de tomada a decisão, a juízo da autoridade, diante da relevância da questão, poderá ser realizada audiência pública para debates sobre a matéria do processo.

A representação gráfica utilizada para identificar as causas e efeitos dos problemas administrativos é conhecida como

  • A.

    gráfico Pert-CPM.

  • B.

    fluxograma.

  • C.

    diagrama de blocos.

  • D.

    gráfico de Ishikawa.

  • E.

    quadro demonstrativo de problemas.

Rensis Likert identifica três variáveis úteis para estudar a eficácia organizacional ao longo do tempo: causais, intervenientes e de resultado final, em que

I. habilidade para liderar, capacidade para resolução de conflito e solução de problemas são atributos das variáveis intervenientes.

II. filosofia organizacional e decisões gerenciais são atributos das variáveis causais.

III. tecnologia, custos e vendas são atributos das variáveis de resultado final.

IV. estratégias e compromisso com os objetivos são, respectivamente, atributos das variáveis causais e intervenientes.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. II e IV.

Uma política adequada de recursos humanos no setor público deve combinar programas de treinamento com programas de desenvolvimento. Programas de treinamento

  • A. visam capacitar o servidor para realizar novas atividades; programas de desenvolvimento têm como objetivo desenvolver o potencial do servidor nas atividades atuais.
  • B. procuram melhorar as habilidades individuais; programas de desenvolvimento têm como objetivo potencializar o trabalho em grupo.
  • C. focam o aperfeiçoamento do desempenho do servidor nas atividades atuais; programas de desenvolvimento focalizam habilidades necessárias para as atividades de trabalho futuras.
  • D. incentivam o uso do planejamento estratégico; programas de desenvolvimento visam capacitar para o planejamento situacional.
  • E. corrigem deficiências no desenho organizacional; programas de desenvolvimento atualizam os métodos de gestão da informação.

Benchmarking é

  • A.

    a comparação sistemática de boas práticas, visando o aprimoramento da qualidade.

  • B.

    o processo de fortalecimento da equipe, visando a prestação de melhores serviços aos clientes.

  • C.

    um método de elaboração de indicadores de desempenho relacionados com o ambiente de atuação organizacional.

  • D.

    uma técnica de marketing de relacionamento.

  • E.

    a busca de pontos fortes e fracos da organização, visando sua adequação ao mercado.

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