Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A Teoria da Contingência preconiza

  • A. que o melhor estilo gerencial e as melhores decisões dependem, em cada caso, de muitos fatores, como o ambiente, o pessoal e a situação específica da empresa.
  • B. a criação de unidades organizadas por produto, área geográfica ou clientela, denominadas centros de resultados.
  • C. a importância da divisão do trabalho bem definida e sistemática, com áreas específicas de competências.
  • D. a organização contínua de cargos, limitadas por normas internalizadas na forma de regulamentos e códigos de conduta.
  • E. que os processos de trabalho devem ser organizados para suportar as mais diversas variações, porém as estruturas devem seguir, necessariamente, o princípio hierárquico.

Edgar Schein define organização como a coordenação racional das atividades de certo número de pessoas, que desejam alcançar um objetivo comum e explícito, mediante a divisão das funções e do trabalho e por meio da hierarquização da autoridade e da responsabilidade. (apud Francisco Lacombe. In: Teoria Geral da Administração, Saraiva, p. 21). A literatura aponta diferentes modelos de estrutura organizacional, entre as quais a denominada Estrutura Matricial, que tem, entre suas características,

  • A. existência de órgãos com duração limitada a determinado projeto.
  • B. criação de órgãos de forma aderente à matriz de riscos do negócio.
  • C. um órgão central ao qual se vinculam os órgãos setoriais.
  • D. departamentalização por matriz de especialidades.
  • E. existência de órgãos de primeiro nível, encarregados de produção e comercialização.

Entre os diversos estudos e teorias desenvolvidos sobre liderança destacam-se os três estilos clássicos apontados por Kurt Lewin. Entre eles, inclui-se o estilo

  • A. carismático, no qual o líder toma decisões com base em seu prestígio pessoal e sem envolvimento do grupo.
  • B. liberal, no qual o líder atua somente quando solicitado conferindo liberdade ao grupo para tomada de decisões.
  • C. consultivo, em que o líder toma as decisões com base em processo de votação ou confirmação pelo grupo.
  • D. benevolente, quando as diretrizes são decididas e debatidas pelo grupo, sob a orientação e direção do líder.
  • E. democrático, no qual não existe propriamente uma liderança mas sim um conjunto de agentes que induzem o processo decisório.

Existem diferentes modelos de planejamento de RH, entre os quais o modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço. Esse modelo, entre outros aspectos,

  • A. baseia-se em mapas de substituição de postos-chave e organogramas de carreiras, voltado, precipuamente, à evolução funcional.
  • B. leva em conta fatores imprevisíveis, estratégia dos concorrentes e situação do mercado de clientes.
  • C. alinha-se com o planejamento estratégico da organização e toma por base mudanças tecnológicas que afetam a produtividade.
  • D. mapeia o fluxo de pessoas na organização, caracterizando-se com um modelo vegetativo, que objetiva apenas atender às demandas de reposição de pessoal.
  • E. utiliza previsões e extrapolações de dados históricos e está voltado, predominantemente, para o nível operacional da organização.

No contexto evolutivo do pensamento administrativo, destaca-se a Escola Clássica, suportada, em grande medida, pelos ensinamentos de Henri Fayol, que indica 14 princípios indispensáveis para se montar uma estrutura organizacional, entre os quais inclui-se:

  • A. A empresa assemelha-se a um organismo em permanente adaptação ao seu ambiente, razão pela qual cadeias de comando verticalizadas são ineficientes.
  • B. A linha de autoridade não se forma a partir do principal executivo, mas sim de forma descontínua, emanando de cada um dos departamentos.
  • C. É necessário integrar os objetivos dos empregados com os da organização, como forma de administrar e liderar de maneira eficaz.
  • D. Mudanças nas atribuições dos empregados são necessárias, mas se ocorrerem com frequência excessiva, prejudicam o moral e a eficiência.
  • E. Os ganhos de produtividade constituem o principal objetivo a ser perseguido pela organização, que deve adequar sua cadeia de comando à cadeia de produção.

O ambiente geral que envolve as organizações é mutável e dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Os agentes de mudança utilizam as abordagens de desenvolvimento organizacional para fazer intervenções na organização, entre as quais NÃO se inclui

  • A. o treinamento da sensitividade.
  • B. a análise transacional.
  • C. as reuniões de confrontação.
  • D. a retroação de dados.
  • E. o mapeamento de competências.

A gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo a alguns outros instrumentos tradicionais usados pelas organizações, objetivando o gerenciamento das lacunas entre as competências estratégicas para a consecução dos objetivos organizacionais e aquelas efetivamente disponíveis na organização. Para identificação dessas lacunas, ou gaps, faz-se o mapeamento de competências, utilizando, entre outras ferramentas,

  • A. o Ciclo PDCA.
  • B. a matriz SWOT.
  • C. o Diagrama de Ishikawa.
  • D. o grupo focal.
  • E. a pesquisa de mercado.

Segundo alguns autores, a motivação individual aumenta e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório no seu trabalho e nas metas a elas pertinentes. Este raciocínio é a base da prática administrativa conhecida como

  • A. gatekeeping.
  • B. empowerment.
  • C. descentralização.
  • D. reengenharia.
  • E. contingenciamento.

Considere o organograma abaixo.

Ele se refere a uma estrutura de tipo

  • A. funcional: ênfase na especialização.
  • B. linear: possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinado.
  • C. mista: presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha.
  • D. colegiada: caracteriza-se pela pluralidade de membros, que dividem a responsabilidade.
  • E. com base em projetos: cada unidade da organização está voltada para o desenvolvimento de um único projeto e chefiada por um único gerente.

Sobre as técnicas utilizadas nos processos de seleção de pessoas, considere:

I. A entrevista por competência é feita com o uso do Contexto-Ação-Resultados − CAR.

II. Os Testes de Aptidões buscam avaliar conhecimentos teóricos dos candidatos.

III. Nos jogos e dinâmicas de grupo são aplicados testes para avaliar a rapidez e eficácia na tomada de decisão dos candidatos.

IV. A entrevista por competência deve ser feita com perguntas de múltipla escolha, de modo a ter objetividade nas respostas dos candidatos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, II e III.
  • D. III.
  • E. II, III e IV.
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