Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O resultado imediato do planejamento é o

  • A. plano.
  • B. orçamento.
  • C. procedimento estruturado.
  • D. regulamento.
  • E. objetivo.

Entre as características do planejamento estratégico está a de que ele

  • A. é projetado a longo prazo.
  • B. refere-se ao exercício anual.
  • C. é definido por cada departamento da organização.
  • D. envolve cada tarefa ou atividade isoladamente.
  • E. preocupa-se com o alcance de metas específicas.

Tratando-se de vício oculto de um bem durável, com relação à decadência, o consumidor

  • a.

    não pode mais reclamar, pois seu direito caduca após 30 dias da aquisição.

  • b.

    pode reclamar no prazo de até 90 dias a partir do momento em que ficar evidenciado o vício.

  • c.

    pode reclamar no prazo de até 5 anos a partir do momento em que ficar evidenciado o vício.

  • d.

    pode reclamar no prazo de até 30 dias a partir do momento em que ficar evidenciado o vício.

  • e.

    não pode mais reclamar, pois seu direito caducou após 90 dias da aquisição.

O processo de inteligência competitiva se tornou importante porque foi adaptado à realidade empresarial e à nova ordem mundial. Foram incorporadas a tal processo técnicas utilizadas

  • A.

    pela tecnologia da informação e de gerenciamento de redes.

  • B.

    pelo estatuto do programa de informações governamentais.

  • C.

    pela Organização Mundial dos Direitos Humanos e pela administração pública.

  • D.

    pelo estatuto dos oficiais militares e civis.

  • E.

    pela ciência da Comunicação Social e pela defesa civil.

Considere a figura abaixo:

  • A. pessoas que não têm capacidade, nem vontade de assumir a responsabilidade de fazer algo, não são competentes nem seguras de si, exigindo o estilo de liderança compartilhar.
  • B. pessoas que têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer, exigem o estilo de liderança compartilhar.
  • C.

    pessoas que não têm capacidade, mas sentem disposição para assumir responsabilidades, têm confiança em si, mas ainda não possuem as habilidades necessárias, exigindo o estilo de liderança delegar.

  • D.

    pessoas que têm capacidade e disposição para assumir responsabilidade exigem o estilo de liderança persuadir.

  • E.

    o estilo de liderança apropriado a cada um dos quatro níveis de maturidade não inclui a dosagem certa de comportamento de tarefa (direção) e comportamento de relacionamento (apoio).

Conhecimento, habilidades e capacidades dos indivíduos, que têm valor econômico para a organização é denominado capital

  • a.

    social.

  • b.

    humano.

  • c.

    intelectual.

  • d.

    técnico.

  • e.

    operacional.

Instruções:          Considere os dados abaixo para responder às questões de números 9 e 10.

A grade gerencial de Blake e Mouton mede o estilo de gestão em termos de sua preocupação prioritária em relação às pessoas e ao relacionamento; ou à produção, às tarefas e às atividades. No eixo das abscissas, são plotadas as prioridades em relação à produção, às tarefas e às atividades, e, no eixo das ordenadas, as prioridades em relação às pessoas e ao relacionamento. Em cada eixo, há intervalos de números inteiros, de 1 a 9.

Da análise dos dados, é pertinente concluir que:

I. o ponto representado pelas coordenadas 9,1 indica que o estilo de relação superior/subordinado é baseado em autoridade e obediência.

II. o ponto 1,9 representa um estilo caracterizado pelo máximo de preocupação com a produção e o mínimo com as pessoas.

III. no estilo gerencial 1,1 o gestor não demonstra atitudes positivas e desempenha suas atividades de maneira passiva.

IV. o ponto representado pelo estilo gerencial 5,5 parte do pressuposto que o gestor se apóia firmemente nas tradições, no passado e nas regras e regulamentos.

V. a premissa do estilo gerencial indicado pelo ponto 9,9 é a de que não existe conflito inerente entre os objetivos de produção e as necessidades das pessoas, portanto, pessoas e produção não estão interligadas.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e V.

  • E.

    IV e V.

A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade

  • A. cognitiva.
  • B. analítica.
  • C. comportamental.
  • D. da ação.
  • E. de relações pessoais.

A frase

Processo sistemático de procura, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, de modo que se possibilite aos trabalhadores de uma organização a compreensão necessária e suficiente numa área de interesse específico.

define a

  • A.

    administração estratégica.

  • B.

    arquitetura da informação.

  • C.

    gestão do conhecimento.

  • D.

    gestão da qualidade.

  • E.

    marketing da informação.

Os instrumentos gráficos que, respectivamente, representam a estrutura organizacional da empresa, a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo e a análise das tarefas individuais são:

  • A. diagrama de relação, gráfico de estratificação e lista de verificação.
  • B. gráfico de barras, QDT e gráfico PERT-COM.
  • C. gráfico de Ishikawa, histograma e folha de coleta.
  • D. diagrama de causa e efeito, diagrama de correlação e gráfico de forças.
  • E. organograma, fluxograma e quadro de distribuição de tarefas.
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