Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O marketing de serviços fundamenta-se na interação com os clientes, sejam estes clientes atuais ou potenciais, dentro ou fora da biblioteca, enquanto a qualidade em serviços está baseada na organização

  • A.

    das regras de decisão fundamentais, com base na estratégia estabelecida pela cúpula organizacional.

  • B.

    das ações coletivas e individuais para prover as necessidades dos clientes, reconhecendo que sua percepção identifica a qualidade.

  • C.

    de aspectos concretos da qualidade, conhecidos como indicadores de qualidade, que a organização deverá implantar como elemento estratégico.

  • D.

    de componentes da cultura organizacional que possam privilegiar o processo de gestão da qualidade.

  • E.

    de dados concretos que priorizam o engajamento da equipe no esforço para a qualidade e para a satisfação dos clientes.

A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.

A definição acima envolve a idéia de vários tipos de conhecimento na organização. São eles o

  • A. tácito e o explícito.
  • B. formal e o informal.
  • C. genérico e o específico.
  • D. factual e o referencial.
  • E. tangível e o intangível.

A concessão de benefícios complementares ao salário dos empregado é considerada uma remuneração

  • A. flexível.
  • B. obrigatória.
  • C. indireta.
  • D. institucional.
  • E. fixa.

A representação de rotinas ou procedimentos com a existência de racionalidade, lógica, clareza e síntese em que estejam envolvidos documentos, informações recebidas, processadas e emitidas de forma dinâmica, denomina-se

  • A. cronograma.
  • B. fluxograma.
  • C. organograma.
  • D. harmonograma.
  • E. carmonograma.

No ciclo PDCA (planejamento, desenvolvimento-execução, controle, ação corretiva), ferramenta de programa de qualidade usada no controle de processo, a educação e o treinamento são elementos da fase de

  • A. planejamento.
  • B. execução.
  • C. verificação.
  • D. ação corretiva.
  • E. replanejamento.

Na escola clássica de Fayol, a especialização das tarefas e das pessoas, com a finalidade de aumentar a eficiência, retrata o princípio da

  • A.

    ordem.

  • B.

    centralização.

  • C.

    unidade de direção.

  • D.

    divisão do trabalho.

  • E.

    disciplina.

Os 14 princípios estabelecidos por Fayol que orientam a administração de uma empresa na Teoria Clássica das Organizações incluem a

  • A.

    disciplina, a busca do lucro e a ética nos negócios.

  • B.

    autoridade, a hierarquia e o desenvolvimento de equipes autogerenciadas.

  • C.

    divisão do trabalho, a unidade de comando e a centralização.

  • D.

    iniciativa, a ordem e o comprometimento.

  • E.

    liderança do mercado, a qualidade total e a participação.

A tarefa mais importante e freqüentemente a mais difícil é motivar. A melhor forma de motivar em um programa de segurança está expressa em:

  • A.

    Aplicar penalidades disciplinares no envolvimento e no engajamento do funcionário no esforço de segurança.

  • B.

    Instituir um programa que leve os funcionários ao envolvimento e engajamento de ações de segurança que os exponham publicamente, demonstrando de forma ostensiva o comportamento inseguro.

  • C.

    Conscientizar por meio da disciplina demonstrada e, nesta linha, institucionalizar a hipótese de demissão para assegurar o cumprimento dos padrões de desempenho.

  • D.

    Reconhecer e premiar habilidades, esforços, idéias e sugestões e resultados individuais e coletivos obtidos, em relação às ações de segurança.

  • E.

    Solicitar ao acidentado, em atividades especiais de reuniões de segurança, que explique à platéia as causas do acidente, demonstrando, como exemplo de liderança e participação, toda sua culpa.

A Norma ISO 9001:2000 tem por finalidade certificar

  • A.

    um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, não focando processos de melhoria contínua, uma vez que este é objeto do TQM (Total Quality Management).

  • B.

    um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, incluindo, para tanto, a filosofia de processos de melhoria contínua.

  • C.

    produtos e serviços dentro de uma visão sistêmica, garantindo as qualidades intrínseca e extrínseca dos mesmos.

  • D.

    e aumentar a competitividade do negócio, assegurando que os produtos serão gerados dentro do binômio: preço baixo e qualidade superior.

  • E.

    a qualidade dos processos em empresas que também desenvolvam projetos, tendo em vista que a ISO 9002 restringe-se a empresas que não exijam esse requisito.

Quando apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, é correto afirmar que o estilo de liderança adotado é o

  • A.

    democrático.

  • B.

    autocrático.

  • C.

    situacional.

  • D.

    "laissez-faire", ou seja, deixe fazer.

  • E.

    liberal.

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