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O marketing de serviços fundamenta-se na interação com os clientes, sejam estes clientes atuais ou potenciais, dentro ou fora da biblioteca, enquanto a qualidade em serviços está baseada na organização
das regras de decisão fundamentais, com base na estratégia estabelecida pela cúpula organizacional.
das ações coletivas e individuais para prover as necessidades dos clientes, reconhecendo que sua percepção identifica a qualidade.
de aspectos concretos da qualidade, conhecidos como indicadores de qualidade, que a organização deverá implantar como elemento estratégico.
de componentes da cultura organizacional que possam privilegiar o processo de gestão da qualidade.
de dados concretos que priorizam o engajamento da equipe no esforço para a qualidade e para a satisfação dos clientes.
A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.
A definição acima envolve a idéia de vários tipos de conhecimento na organização. São eles o
A concessão de benefícios complementares ao salário dos empregado é considerada uma remuneração
A representação de rotinas ou procedimentos com a existência de racionalidade, lógica, clareza e síntese em que estejam envolvidos documentos, informações recebidas, processadas e emitidas de forma dinâmica, denomina-se
No ciclo PDCA (planejamento, desenvolvimento-execução, controle, ação corretiva), ferramenta de programa de qualidade usada no controle de processo, a educação e o treinamento são elementos da fase de
Na escola clássica de Fayol, a especialização das tarefas e das pessoas, com a finalidade de aumentar a eficiência, retrata o princípio da
ordem.
centralização.
unidade de direção.
divisão do trabalho.
disciplina.
Os 14 princípios estabelecidos por Fayol que orientam a administração de uma empresa na Teoria Clássica das Organizações incluem a
disciplina, a busca do lucro e a ética nos negócios.
autoridade, a hierarquia e o desenvolvimento de equipes autogerenciadas.
divisão do trabalho, a unidade de comando e a centralização.
iniciativa, a ordem e o comprometimento.
liderança do mercado, a qualidade total e a participação.
A tarefa mais importante e freqüentemente a mais difícil é motivar. A melhor forma de motivar em um programa de segurança está expressa em:
Aplicar penalidades disciplinares no envolvimento e no engajamento do funcionário no esforço de segurança.
Instituir um programa que leve os funcionários ao envolvimento e engajamento de ações de segurança que os exponham publicamente, demonstrando de forma ostensiva o comportamento inseguro.
Conscientizar por meio da disciplina demonstrada e, nesta linha, institucionalizar a hipótese de demissão para assegurar o cumprimento dos padrões de desempenho.
Reconhecer e premiar habilidades, esforços, idéias e sugestões e resultados individuais e coletivos obtidos, em relação às ações de segurança.
Solicitar ao acidentado, em atividades especiais de reuniões de segurança, que explique à platéia as causas do acidente, demonstrando, como exemplo de liderança e participação, toda sua culpa.
A Norma ISO 9001:2000 tem por finalidade certificar
um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, não focando processos de melhoria contínua, uma vez que este é objeto do TQM (Total Quality Management).
um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, incluindo, para tanto, a filosofia de processos de melhoria contínua.
produtos e serviços dentro de uma visão sistêmica, garantindo as qualidades intrínseca e extrínseca dos mesmos.
e aumentar a competitividade do negócio, assegurando que os produtos serão gerados dentro do binômio: preço baixo e qualidade superior.
a qualidade dos processos em empresas que também desenvolvam projetos, tendo em vista que a ISO 9002 restringe-se a empresas que não exijam esse requisito.
Quando apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, é correto afirmar que o estilo de liderança adotado é o
democrático.
autocrático.
situacional.
"laissez-faire", ou seja, deixe fazer.
liberal.
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