Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A história da qualidade pode ser definida em três estágios, cada qual com suas características. O estágio corretamente caracterizado é

  • A. Qualidade Japonesa: I. Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor; II. Qualidade garantida do fornecedor ao cliente.
  • B. Inspeção: I. Produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor; II. Produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente.
  • C. Qualidade total: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Observação de produtos e serviços durante o processo produtivo.
  • D. Qualidade Americana: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Qualidade garantida do fornecedor ao cliente.
  • E. Controle Estatístico: I. Observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor, ao final do processo; II. Produtos e serviços inspecionados com base em amostras.

Considere as afirmativas abaixo no processo de compras.

I. Entre as vantagens da seleção do fornecedor por meio de leilão público, está a transparência do processo de compra e a possibilidade de entrada de novos fornecedores.

II. O Eletrocnic Data Interchange − EDI é uma forma de comunicação e de transação que pode ligar a empresa a seus clientes, fornecedores, banco, transportadora ou seguradora.

III. A política de suprimentos das organizações tem como parâmetro o estoque mínimo, que deverá ser sempre seguido pelo comprador.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I e II.
  • E. II.

A implementação da Gestão por Processos em uma organização contempla a identificação, gestão, monitoramento e melhoria dos processos, entendido processo como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). Entre as ferramentas que fazem parte dessa metodologia pode-se citar

  • A. a matriz SWOT, que identifica os desafios e oportunidades da organização.
  • B. o fluxograma, utilizado no mapeamento dos processos da organização.
  • C. o Diagrama de Pareto que identifica os pontos críticos de cada processo.
  • D. o benchmarking, que identifica os fatores-chave para o sucesso dos processos estratégicos.
  • E. o mapa estratégico, que aponta a cadeia de valor gerada pelo conjunto de processos da organização.

Um sistema de classificação de materiais, possui, Princípios básicos, o arbitrário, o arbitrário fichado, o simbólico e o dos números de projeto.

O Princípio arbitrário é

  • A. um sistema uniforme composto de 11 algarismos, e escritos sempre em uma disposição de 4 − 3 − 4 algarismos, com traço depois do quarto e do sétimo algarismo para facilitar a leitura.
  • B. a codificação sequencial associada a um arquivo em que as características do material são bem deta lhadas.
  • C. a codificação sob a forma numérica, como também sob a forma mnemônica para facilitar a memorização. Codificação alfanumérica, de forma que os seus códigos guardem uma identidade entre si.
  • D. um sistema decimal de classificação universal.
  • E. um sistema em que os itens de material são codificados sequencialmente, à medida que ingressam no estoque.

A avaliação de resultados com ênfase na eficácia e não na eficiência é uma característica do orçamento

  • A. clássico.
  • B. base zero.
  • C. funcional.
  • D. programa.
  • E. incremental.

Considerando que, em geral, uma empresa pode optar por 4 métodos de distribuição, a saber: sistema de vendas próprio, agentes e representantes comissionados, sistema de vendas de terceiros e distribuidores especializados. Coaduna corretamente o método de distribuição e a situação em:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O fluxograma que descreve as atividades a partir das pessoas que a realizam é do tipo

  • A. por procedimentos.
  • B. vertical.
  • C. horizontal.
  • D. por rotinas.
  • E. por processos.

O pipeline da liderança (Ram Charan, 2009) assume a forma de seis passagens na carreira profissional ou no pipeline. Cada passagem requer que as pessoas adquiram uma nova forma de gerenciar e liderar nas seguintes áreas

  • A. comunicação, aplicação da experiência e expectativas pessoais.
  • B. habilidades, aplicação do tempo e valores profissionais.
  • C. influência, aplicação do conhecimento e motivações.
  • D. conhecimento, aplicação de técnicas e desejos de carreira.
  • E. atitudes, aplicação de metodologias e interesses profissionais.

A departamentalização por funções

  • A. assegura o sucesso da organização pelo ajustamento às condições locais.
  • B. é indicada para circunstâncias externas mutáveis.
  • C. garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas.
  • D. permite concentrar competências sobre distintas atividades dos clientes.
  • E. garante plena utilização e vantagens econômicas do equipamento ou tecnologia.

A quantidade de processos que normalmente estão sob a responsabilidade do secretário executivo necessita de um controle extremamente funcional, para que não haja prejuízos para a organização. O profissional deve acompanhar as diferentes etapas do processo, utilizando, como ferramenta, o

  • A. cronograma.
  • B. diagrama.
  • C. organograma.
  • D. pentagrama.
  • E. fluxograma.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...