Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao avaliar os resultados de um módulo de treinamento, as organizações se utilizam de um ou mais indicadores, EXCETO

  • A. Redução dos custos diretos ou indiretos.
  • B. Aumento da produtividade.
  • C. Melhorias na qualidade do produto e/ou serviço.
  • D. Mudança da cultura organizacional.
  • E. Melhoria do clima organizacional.

Muitos gestores evitam o feedback ou só o fazem quando pressionados pela organização. A principal razão parece ser o receio do confronto com o avaliado, especialmente quando o feedback é negativo. Sobre as falhas cometidas pelo avaliador no processo de avaliação de desempenho humano, considere as afirmações a seguir.

I. Atribuir apenas conceitos no ponto médio da escala; o conceito excelente ou o conceito péssimo seriam exceções. Essa falha é chamada de Tendência Central.

II. Julgar o indivíduo por alguma característica que se destaca, generalizando essa característica e contaminando a avaliação de forma positiva ou negativa, é chamada de Unilateralidade.

III. Valorizar aspectos que o avaliador julga importantes, mas não o são para a organização ou para a função do avaliado.

Essa falha é denominada Efeito Halo. Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Considere as afirmativas I e II:

I. Pessoas físicas, empresas, órgãos governamentais e instituições financeiras dispõem de fundos temporaria mente ociosos aos quais desejam dar uso remunerado PORQUE

II. o Mercado Monetário é criado por uma relação financeira entre fornecedores e tomadores de fundos de longo prazo (com vencimento acima de um ano).

É correto afirmar:

  • A. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. As duas afirmativas são falsas.
  • C. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Os gestores da alta administração de uma empresa se preparam para a elaboração do planejamento estratégico, período de 2015 a 2020. Em relação à elaboração do pla nejamento estratégico, considere as afirmações abaixo:

I. A análise deve considerar apenas as forças e fraquezas na elaboração dos planos de ação, uma vez que os gestores é que são os responsáveis por implementá-los.

II. O ambiente organizacional pode ser analisado com o uso da SWOT.

III. Na fase de mapeamento ambiental, as organizações utilizam-se de seleção ambiental, percepção ambiental, limites ou fronteiras.

Estão corretas as afirmações

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.

A empresa XPTO resolveu investir um capital inicial em dois projetos (I e II), levando-se em conta que tal investimento seria auferido por meio de payback simples anual.

 

De acordo com a tabela demonstrativa, o período em que o payback foi atingido para cada projeto é, respectivamente, de

  • A. 3 anos; 2 anos e 6 meses.
  • B. 3 anos; 3 anos.
  • C. 4 anos; 4 anos e 6 meses.
  • D. 3 anos; 4 anos.
  • E. 5 anos; 5 anos.

Representam três métodos de apreçamento dentro do Mix de Marketing,

  • A. Mark-up; orientação pela concorrência; orientação pelo valor percebido.
  • B. Branding; orientação por custos; leilão ascendente.
  • C. Retorno-alvo; bypass; orientação pelo valor percebido.
  • D. Localização; licitação; mark-up.
  • E. Leilão descendente; retorno-alvo; venda direta.

A administração de marketing está embasada na escolha organizacional de mercados-alvo e na captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior ao cliente

PORQUE

o marketing pode ser definido como a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.

É correto afirmar

  • A. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. As duas afirmações são falsas.

A chamada Matriz BCG, utilizada no planejamento e orçamento de marketing,

  • A. parte do pressuposto que os produtos seguem uma trajetória semelhante aos seres vivos: nascem, crescem, amadurecem e perecem.
  • B. relaciona duas variáveis, que são o crescimento do mercado e a participação relativa de mercado de uma dada empresa.
  • C. carece de complementação, pois não permite analisar o fluxo de caixa gerado por diferentes produtos.
  • D. é formada a partir da análise da força do negócio e dos elementos de atratividade do mercado.
  • E. considera, apenas, a unidade de negócio, não podendo ser utilizada nos níveis de linha de produto, de produto individual, ou marca.

Sobre os canais de distribuição física, é INCORRETO afirmar:

  • A. São conhecidos como canais de marketing.
  • B. Podem ser definidos como conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de produto ou serviço para uso ou consumo.
  • C. Podem ser compostos por comerciantes, representantes e facilitadores.
  • D. Representam uma estratégia de marketing de tipo push (pressão) que ocorre quando o fabricante utiliza a propaganda para induzir o comprador a solicitar o produto para os intermediários.
  • E. Formam um sistema de canais de marketing, quando agregados.

No Planejamento Financeiro do lucro de uma empresa, os 3 canais básicos de gastos, no curto prazo da sua atividade são:

  • A. depreciação, pró-labore e taxas administrativas.
  • B. investimentos, impostos e custos.
  • C. custos, taxas administrativas e investimentos.
  • D. pró-labore, despesas e depreciação.
  • E. impostos, custos e despesas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...