Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em sistemas de direção contemporâneos, orientados pelo forte comprometimento dos colaboradores com trabalho em equipe, inovação e realização de metas coletivas, a comunicação é

  • A.

    secundária para a organização, com sentido vertical descendente.

  • B.

    importante para a organização, com sentido vertical ascendente.

  • C.

    central para a organização, com sentido multidirecional.

  • D.

    fundamental para a organização, com sentido horizontal unidirecional.

  • E.

    importante para a organização, com sentido horizontal bidirecional.

A respeito da estrutura das organizações administrativas de acordo com o sistema jurídico-institucional brasileiro, considere:

I. As denominadas organizações sociais são entidades privadas que se ligam à Administração Pública por meio de contrato de gestão.

II. As sociedades de economia mista fazem parte da Administração Indireta e podem desempenhar serviço público ou atividade econômica.

III. A Administração Direta compreende as autarquias, fundações e empresas públicas.

Está correto o que consta em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

A escolha de uma determinada ferramenta de gestão, em detrimento de outras, NÃO deve levar em conta

  • A.

    os custos de implementação e custos mensais de manutenção.

  • B.

    a finalidade de uso.

  • C.

    a flexibilidade de uso.

  • D.

    a aceitabilidade do produto no mercado.

  • E.

    a hierarquização dos processos.

O conceito: especialização horizontal na organização através da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais; é decorrente da divisão do trabalho e da homogeneização das atividades refere-se a

  • A.

    centralização.

  • B.

    descentralização.

  • C.

    departamentalização.

  • D.

    reengenharia.

  • E.

    downsizing.

Quando uma organização cresce de forma acentuada, resultando na formação de grupos cada vez mais especializados, os conflitos decorrentes deste processo são explicados

  • A.

    pela crescente interdependência de atividades.

  • B.

    pelo compartilhamento de recursos organizacionais limitados.

  • C.

    pelo exercício arbitrário da liderança pessoal do dirigente principal.

  • D.

    pela inevitável ambiguidade de papéis entre pessoas e grupos.

  • E.

    pelo surgimento de objetivos organizacionais concorrentes.

Segundo os idealizadores do Balanced Scorecard − BSC, Norton e Kaplan, as empresas têm utilizado essa metodologia para “alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa; vincular os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e com os orçamentos anuais; e revisar periodicamente a estratégia, focando o aprendizado e a melhoria desta”. O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas, entre as quais NÃO se insere a perspectiva

  • A. dos clientes: analisa como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível.
  • B. dos processos internos: refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência.
  • C. do aprendizado e crescimento: analisa a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para obter sucesso no futuro.
  • D. financeira: as medidas financeiras demonstram as consequências econômicas das ações consumadas.
  • E. da mudança: corresponde ao mapa estratégico do BSC, decorrente do feedback institucional recebido.

Considere as afirmações abaixo a respeito do planejamento estratégico: I. Compreende a definição de missão (razão de ser), da visão (ideal desejado) e dos valores da organização. II. Trabalha com três tipos de cenários (projeções de ambientes futuros): otimista, intermediário e pessimista. III. Compreende, além da análise interna, a análise externa que identifica as características positivas e as deficiências da organização a partir de um benchmarking. Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I.
  • E. III.

Denominam-se estruturas funcionais ou organizações funcionais as estruturas de organização departamentalizadas pelo critério funcional no primeiro nível. As funções principais, no primeiro nível, são:

  • A. recursos humanos; finanças; produção e vendas.
  • B. planejamento; direção; comunicação e implementação.
  • C. gerenciamento de pessoal; administração de projetos; produção e comercialização.
  • D. produção; comercialização; finanças; e administração.
  • E. planejamento; execução; controle e avaliação.

É correto afirmar que a função de

  • A.

    organização significa, a partir de uma sondagem do futuro, desenvolver planos de ações para atingir as metas traçadas.

  • B.

    comando pressupõe relações hierárquicas claramente definidas, estabelecendo explicitamente como administradores e subordinados se influenciam, bem como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

  • C.

    controle está relacionada à concatenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

  • D.

    coordenação diz respeito ao estabelecimento de padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que a prática utilizada é a mais compatível com o que se espera e necessita.

  • E.

    previsão envolve coordenar todos os recursos da empresa − humanos, financeiros, físicos ou materiais −, alocando-os da melhor forma, segundo o planejamento estabelecido e de acordo com as possibilidades orçamentárias.

Um desafio competitivo para a organização associado corretamente a uma resposta da área de gestão de pessoas é:

  • A.

    Globalização − estabelecimento de parcerias produtivas com empresas de várias regiões do mundo.

  • B.

    Avanços tecnológicos − adoção do chamado e-commerce como ferramenta privilegiada de ação.

  • C.

    Gerenciamento de talentos − criação de programas de treinamento para aprimorar qualificações desejáveis.

  • D.

    Capacidade de resposta à competitividade de mercado − promoção da rapidez no atendimento a clientes.

  • E.

    Contenção de custos − promoção de investimentos em novas tecnologias.

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