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Em sistemas de direção contemporâneos, orientados pelo forte comprometimento dos colaboradores com trabalho em equipe, inovação e realização de metas coletivas, a comunicação é
secundária para a organização, com sentido vertical descendente.
importante para a organização, com sentido vertical ascendente.
central para a organização, com sentido multidirecional.
fundamental para a organização, com sentido horizontal unidirecional.
importante para a organização, com sentido horizontal bidirecional.
A respeito da estrutura das organizações administrativas de acordo com o sistema jurídico-institucional brasileiro, considere:
I. As denominadas organizações sociais são entidades privadas que se ligam à Administração Pública por meio de contrato de gestão. II. As sociedades de economia mista fazem parte da Administração Indireta e podem desempenhar serviço público ou atividade econômica. III. A Administração Direta compreende as autarquias, fundações e empresas públicas. Está correto o que consta emII e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
III, apenas.
A escolha de uma determinada ferramenta de gestão, em detrimento de outras, NÃO deve levar em conta
os custos de implementação e custos mensais de manutenção.
a finalidade de uso.
a flexibilidade de uso.
a aceitabilidade do produto no mercado.
a hierarquização dos processos.
O conceito: especialização horizontal na organização através da criação de departamentos para cuidar das atividades organizacionais; é decorrente da divisão do trabalho e da homogeneização das atividades refere-se a
centralização.
descentralização.
departamentalização.
reengenharia.
downsizing.
Quando uma organização cresce de forma acentuada, resultando na formação de grupos cada vez mais especializados, os conflitos decorrentes deste processo são explicados
pela crescente interdependência de atividades.
pelo compartilhamento de recursos organizacionais limitados.
pelo exercício arbitrário da liderança pessoal do dirigente principal.
pela inevitável ambiguidade de papéis entre pessoas e grupos.
pelo surgimento de objetivos organizacionais concorrentes.
Segundo os idealizadores do Balanced Scorecard − BSC, Norton e Kaplan, as empresas têm utilizado essa metodologia para alinhar os objetivos individuais e da unidade com a estratégia adotada pela empresa; vincular os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e com os orçamentos anuais; e revisar periodicamente a estratégia, focando o aprendizado e a melhoria desta. O BSC prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas, entre as quais NÃO se insere a perspectiva
Considere as afirmações abaixo a respeito do planejamento estratégico: I. Compreende a definição de missão (razão de ser), da visão (ideal desejado) e dos valores da organização. II. Trabalha com três tipos de cenários (projeções de ambientes futuros): otimista, intermediário e pessimista. III. Compreende, além da análise interna, a análise externa que identifica as características positivas e as deficiências da organização a partir de um benchmarking. Está correto APENAS o que se afirma em
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Denominam-se estruturas funcionais ou organizações funcionais as estruturas de organização departamentalizadas pelo critério funcional no primeiro nível. As funções principais, no primeiro nível, são:
É correto afirmar que a função de
organização significa, a partir de uma sondagem do futuro, desenvolver planos de ações para atingir as metas traçadas.
comando pressupõe relações hierárquicas claramente definidas, estabelecendo explicitamente como administradores e subordinados se influenciam, bem como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
controle está relacionada à concatenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
coordenação diz respeito ao estabelecimento de padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que a prática utilizada é a mais compatível com o que se espera e necessita.
previsão envolve coordenar todos os recursos da empresa − humanos, financeiros, físicos ou materiais −, alocando-os da melhor forma, segundo o planejamento estabelecido e de acordo com as possibilidades orçamentárias.
Um desafio competitivo para a organização associado corretamente a uma resposta da área de gestão de pessoas é:
Globalização − estabelecimento de parcerias produtivas com empresas de várias regiões do mundo.
Avanços tecnológicos − adoção do chamado e-commerce como ferramenta privilegiada de ação.
Gerenciamento de talentos − criação de programas de treinamento para aprimorar qualificações desejáveis.
Capacidade de resposta à competitividade de mercado − promoção da rapidez no atendimento a clientes.
Contenção de custos − promoção de investimentos em novas tecnologias.
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