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Pode-se apontar como características do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, implantado na Administração Pública Federal em 1991,
desenvolvimento em fases progressivas, sendo a última delas o denominado Programa da Qualidade e Participação da Administração Pública − QPAP, que consolida ferramentas de capacitação e melhoria de processos.
ampla instituição de política de remuneração por resultados, com estabelecimento de indicadores e metas privilegiando o foco interno, voltado ao desenvolvimento institucional.
capacitação dos agentes públicos para melhoria dos processos produtivos, eliminando falhas e redundâncias, não envolvendo, para mensuração de seus resultados, a visão do usuário.
ampliação da eficácia e efetividade das ações públicas, com redução do tempo de resposta ao usuário, abandonando os antigos paradigmas de premiação por resultados.
desenvolvimento em fases, inicialmente com foco interno, de sensibilização e capacitação dos agentes públicos, e, subsequentemente, incorporando o foco externo, com avaliação e premiação envolvendo a satisfação do usuário.
Um indicador é considerado ruim para a organização quando
o índice de absenteísmo entre os funcionários é baixo.
há redução considerável no desperdício de matéria-prima.
não há registro de acidentes de trabalho.
a rotatividade de pessoal é elevada.
não há registro de conflitos interdepartamentais.
É característica da "Escola de Chefes":
a ênfase da organização como um todo e um sistema integrado.
a unidade de comando determina que cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior.
ambiente nada absoluto onde existem várias maneiras de se administrar.
organização contínua de cargos limitados aos chefes por normas escritas.
produção em massa por meio de linha de montagem, em movimento contínuo.
Sobre o conceito de Clima Organizacional é INCORRETO afirmar:
constitui-se como síntese dos sentimentos produzidos pelas organizações sobre seus integrantes.
pode ser usado como ferramenta na busca de um melhor relacionamento entre a empresa e seus funcionários.
abarca sentimentos positivos, negativos e de indiferença.
é índice de satisfação dos membros de uma empresa.
contraria o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho.
Na visão de Idalberto Chiavenato (2006), o planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação, através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas como: porque a organização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um período de tempo. Trata-se de uma metodologia de planejamento gerencial
[...] conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. [...] funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
Trata-se deEstrutura organizacional.
Cultura organizacional.
Clima organizacional.
Planejamento organizacional.
Mudança organizacional.
O Balanced Scorecard − BSC é um modelo de planejamento estratégico que possui, como uma de suas características,
Considere:
O clima organizacional favorável não pode aumentar a eficiência produtiva de uma empresa PORQUE o clima é afetado por fatores internos e externos que ocorrem no contexto socioeconômico e político como também, na vida particular dos funcionários. Diante das afirmações acima,as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas são falsas.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
Existem vários modelos de Planejamento estratégico de RH, entre os quais se pode citar o Modelo baseado no fluxo de pessoal que
Duas características básicas encontram-se presentes na educação à distância: a separação física entre o professor e o aluno e a utilização de meios técnicos para a comunicação. Considere as seguintes características adicionais:
I. Interatividade: qualquer processo que permite a participação do usuário.
II. Disponibilidade: os conteúdos disponíveis onde e quando solicitados.
III. Individualização do estudo: respeito ao ritmo do aluno, com possibilidade de interromper a atividade ou repeti-la.
Aplicam-se à educação à distância:
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