Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Pode-se apontar como características do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, implantado na Administração Pública Federal em 1991,

  • A.

    desenvolvimento em fases progressivas, sendo a última delas o denominado Programa da Qualidade e Participação da Administração Pública − QPAP, que consolida ferramentas de capacitação e melhoria de processos.

  • B.

    ampla instituição de política de remuneração por resultados, com estabelecimento de indicadores e metas privilegiando o foco interno, voltado ao desenvolvimento institucional.

  • C.

    capacitação dos agentes públicos para melhoria dos processos produtivos, eliminando falhas e redundâncias, não envolvendo, para mensuração de seus resultados, a visão do usuário.

  • D.

    ampliação da eficácia e efetividade das ações públicas, com redução do tempo de resposta ao usuário, abandonando os antigos paradigmas de premiação por resultados.

  • E.

    desenvolvimento em fases, inicialmente com foco interno, de sensibilização e capacitação dos agentes públicos, e, subsequentemente, incorporando o foco externo, com avaliação e premiação envolvendo a satisfação do usuário.

Um indicador é considerado ruim para a organização quando

  • A.

    o índice de absenteísmo entre os funcionários é baixo.

  • B.

    há redução considerável no desperdício de matéria-prima.

  • C.

    não há registro de acidentes de trabalho.

  • D.

    a rotatividade de pessoal é elevada.

  • E.

    não há registro de conflitos interdepartamentais.

É característica da "Escola de Chefes":

  • A.

    a ênfase da organização como um todo e um sistema integrado.

  • B.

    a unidade de comando determina que cada subordinado recebe ordens e presta contas somente a um superior.

  • C.

    ambiente nada absoluto onde existem várias maneiras de se administrar.

  • D.

    organização contínua de cargos limitados aos chefes por normas escritas.

  • E.

    produção em massa por meio de linha de montagem, em movimento contínuo.

Sobre o conceito de “Clima Organizacional” é INCORRETO afirmar:

  • A.

    constitui-se como síntese dos sentimentos produzidos pelas organizações sobre seus integrantes.

  • B.

    pode ser usado como ferramenta na busca de um melhor relacionamento entre a empresa e seus funcionários.

  • C.

    abarca sentimentos positivos, negativos e de indiferença.

  • D.

    é índice de satisfação dos membros de uma empresa.

  • E.

    contraria o conceito de “Qualidade de Vida no Trabalho”.

Na visão de Idalberto Chiavenato (2006), o planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação, através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas como: porque a organização existe, o que ela faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um período de tempo. Trata-se de uma metodologia de planejamento gerencial

  • A. na qual o processo de definição de visão consiste na análise e revisão dos propósitos atuais da organização para identificar seus valores.
  • B. que contempla um diagnóstico institucional/estratégico cuja finalidade é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo.
  • C. que identifica, em primeiro lugar, a missão da organização, ou seja, as crenças, comportamentos e padrões que orientam a sua atuação.
  • D. que separa as variáveis internas, ou seja, os valores da organização, e as externas, consistentes nos cenários, sendo as primeiras controláveis e as segundas apenas gerenciáveis.
  • E. na qual a identificação da visão e dos valores da organização corresponde à fase inicial de análise interna e a identificação de cenários e definição da missão da organização constitui a fase final, dita externa.

[...] conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. [...] funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.

Trata-se de

  • A.

    Estrutura organizacional.

  • B.

    Cultura organizacional.

  • C.

    Clima organizacional.

  • D.

    Planejamento organizacional.

  • E.

    Mudança organizacional.

O Balanced Scorecard − BSC é um modelo de planejamento estratégico que possui, como uma de suas características,

  • A. geração de valor: alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valores tangíveis e intangíveis.
  • B. orientação por processos e informações: compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos que agreguem valor para as partes interessadas.
  • C. pensamento sistêmico: entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
  • D. aprendizado organizacional: busca o alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
  • E. traduzir a estratégia em guias operacionais: cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias, denominado mapa estratégico, que possibilita demonstrar as relações de causa e efeito entre as medidas adotadas.

Considere:

O clima organizacional favorável não pode aumentar a eficiência produtiva de uma empresa

PORQUE

o clima é afetado por fatores internos e externos que ocorrem no contexto socioeconômico e político como também, na vida particular dos funcionários.

Diante das afirmações acima,

  • A.

    as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    as duas são falsas.

  • E.

    a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

Existem vários modelos de Planejamento estratégico de RH, entre os quais se pode citar o Modelo baseado no fluxo de pessoal que

  • A. se fundamenta na procura estimada do produto ou serviço, que traduz, através de modelos matemáticos, as necessidades de pessoal.
  • B. é restrito ao nível operacional da organização e projeta, com base em dados históricos e extrapolações, a necessidade de força de trabalho para cada unidade.
  • C. atua com base em mapas de substituição ou organogramas de encarreiramento, com base no conceito de postos-chave.
  • D. é um modelo amplo e abrangente, que leva em conta, entre outros aspectos, as condições de oferta e procura no mercado e as perspectivas de expansão.
  • E. é um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado a organizações estáveis e sem planos de expansão.

Duas características básicas encontram-se presentes na educação à distância: a separação física entre o professor e o aluno e a utilização de meios técnicos para a comunicação. Considere as seguintes características adicionais:

I. Interatividade: qualquer processo que permite a participação do usuário.

II. Disponibilidade: os conteúdos disponíveis onde e quando solicitados.

III. Individualização do estudo: respeito ao ritmo do aluno, com possibilidade de interromper a atividade ou repeti-la.

Aplicam-se à educação à distância:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. III, apenas.
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