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Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A teoria da administração de recursos materiais afirma que as empresas estão sujeitas ao denominado ciclo da administração de materiais. A sequência correta de operações é, respectivamente,
clientes, transporte, compra de materiais e expedição.
identificação de demanda, expedição, identificação de fornecedores e compra de materiais.
clientes, compra de materiais, identificação de fornecedores e expedição.
armazenagem do produto final, expedição, identificação de demanda e clientes.
compra de materiais, transporte, armazenagem e movimentação interna.
Uma Administração de Recursos Humanos focada em estratégias defensivas deve
enfatizar mais o bem-estar dos seus colaboradores do que os interesses da organização.
desestimular a competitividade, focando a homogeneidade e a conformidade entre os colaboradores.
manter a adequação entre o desenho de cargos permanentes e o sistema de incentivos, por meio da seleção, colocação e treinamento rigorosos e de longo prazo.
estar focada no desenvolvimento de equipes inovadoras, por meio da busca incessante de novos talentos fora da organização.
estar orientada para resultados, focando mais as necessidades de pessoal do que as da estrutura organizacional.
manter a comunicação de modo contínuo e pessoal.
criar benefícios quantificáveis com correspondência com os avanços obtidos.
integrar as mudanças de comportamento necessárias.
realizar análise ambiental a fim de identificar o potencial de utilização de novas tecnologias produtivas.
vincular a mudança à estratégia corporativa.
Dentre as atribuições básicas que diferenciam a Administração de Recursos Humanos contemporânea da tradicional destaca-se
a ênfase na preservação da cultura organizacional.
a crescente especialização das funções.
a ênfase nos objetivos e resultados.
o foco nos meios e procedimentos.
a visão prioritariamente voltada para o presente.
Uma das características centrais do planejamento estratégico no mundo contemporâneo é
a crescente capacidade de previsibilidade baseada em técnicas estatísticas.
a maior liberdade de projetar cenários compatíveis com os objetivos dos líderes.
o foco cada vez mais exclusivo no fortalecimento da estrutura organizacional.
a maior competência das estratégias para reduzir significativamente a incerteza em relação ao ambiente de tarefa da organização.
a mudança do foco na previsão para o foco nas potencialidades da organização.
Sobre a gestão de processos de mudança, é INCORRETO afirmar:
Nos anos 60 do século XX, teorias das organizações, sobretudo as desenvolvidas nos Estados Unidos, calcadas no paradigma explicativo da estrutura e funcionamento organizacional, preconizavam a estabilidade.
O paradigma da transformação pressupõe que uma organização deve se voltar para o aperfeiçoamento contínuo, e não para a estabilidade de normas e regras.
O gestor deve desempenhar o papel de facilitador de condições e recursos que propiciam desenvolvimento permanente.
O papel mais importante do gestor é o controle, para assegurar que procedimentos sejam realizados sempre conforme a rotina-padrão.
Os avanços tecnológicos, notadamente aqueles associados à chamada revolução informacional contribuem para o desenvolvimento de abordagens teóricas calcadas no paradigma da transformação.
A respeito do gerenciamento de estoques,
faz parte do sistema de administração patrimonial, pois trata da aquisição e manutenção de instalações e equipamentos.
os estoques devem se apresentar divididos em três grandes categorias contábeis: estoques de matériasprimas; estoques de produtos acabados; estoques de equipamentos.
os estoques não representam custos para as empresas, uma vez que são contabilizados como ativo, visto que, compõem o patrimônio da organização.
um dos principais indicadores de produtividade no controle dos estoques é a chamada previsão de demanda.
pode ser entendido como uma série de ações que permitem verificar a boa utilização dos recursos materiais, sua boa localização no tocante à utilização, seu bom manuseio e bom controle.
Um bom indicador de capacidade de liderança em um dirigente de organização que valoriza a inovação e a qualidade é
exigir que os colaboradores façam aquilo que o líder quer.
permitir que a participação dos colaboradores definam as estratégicas da organização.
negociar benefícios salariais em troca de disciplina e produtividade.
motivar as pessoas a fazerem aquilo que deve ser feito.
induzir as pessoas da organização a fazerem aquilo que elas não fariam espontaneamente.
Na visão contemporânea da gestão de organizações por processos,
o foco são os processos, diretamente responsáveis pela satisfação do cliente-fornecedor.
subprocessos são tarefas tipicamente executadas por um departamento.
as decisões são tomadas pelas gerências diretamente responsáveis pelos processos.
o objetivo central é o redesenho de processos, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização.
a prioridade é a racionalização de processos por meio da redução de níveis hierárquicos desnecessários.
A definição da missão da empresa, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza- se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,
procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo.
estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas.
define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos concorrentes.
agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação.
o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.
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