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A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que
O tamanho de uma organização
Segundo os princípios de administração, a contrapartida da autoridade é a
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
As redes organizacionais
dizem respeito à coordenação das ações individuais, perspectivas de curto prazo, com vistas ao alcance de resultados imediatos.
podem ser estabelecidas entre diferentes pessoas e/ou instâncias de uma mesma organização, entre organizações e seus diferentes clientes externos e entre diferentes organizações públicas.
constituem sistemas de fluxo de trabalho e delimitação de competências, visando ao aprimoramento de todas as etapas produtivas, com foco na qualidade.
são estabelecidas exclusivamente no âmbito interno de cada instituição, com vistas a propiciar a coordenação flexível e o reforço das hierarquias em linha, com permanentes e claras definições de tarefas.
constituem sistemas internos e externos de comunicação, que objetivam sofisticar os mecanismos de controle e emitir comandos claramente delimitados, de molde a atingir pessoas que operam em diferentes unidades de trabalho.
A respeito da gestão de processos, considere:
I. Macroprocesso compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolve mais de uma função organizacional. II. Subprocesso corresponde a uma parte específica do processo, composto por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subprodutos que concorrem para o produto final do processo. III. Tarefa é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer, sendo uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico. Está correto o que consta emI, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
No planejamento estratégico das organizações,
o plano precede o processo de elaboração do planejamento, implementação e avaliação.
visão é o conjunto de princípios e crenças que orientam o comportamento e a atuação da organização.
a ferramenta de avaliação denominada benchmarking corresponde a uma forma de mensuração dos objetivos institucionais.
metas são partições dos objetivos a serem alcançados no curto prazo e permitem avaliar o nível de realização dos mesmos.
missão é o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja perseguir.
Para Kotler (1975), o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer
a definição de quem é o autor ou grupo que planeja.
o monitoramento da implementação do plano.
a realização de procedimentos específicos.
a direção a ser seguida pela organização, visando a um maior grau de interação com o ambiente.
a mensuração das metas físicas.
Estrutura Organizacional é
o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização.
a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até os trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis organizacionais.
a guia de conduta, estável e de longo prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.
I-2, II-1 e III-3.
I-3, II-2 e III-1.
I-1, II-3 e III-2.
I-1, II-2 e III-3.
I-2, II-3 e III-1.
pode-se utilizar, como ferramenta de captação de mão de obra, anúncios abertos, anúncios semiabertos, anúncios fechados. É um subprocesso de monito- ração de RH.
pode-se utilizar: o recrutamento interno, para a divulgação de uma vaga em aberto, que busca o reaproveitamento dos empregados da empresa; o recrutamento externo, que busca o profissional adequado no mercado de trabalho. É um subprocesso de desenvolvimento de RH.
deverá haver alinhamento aos subprocessos de RH, bem como, as demais áreas da empresa, buscando assim uma constante interação entre as áreas. É um subprocesso de manutenção de RH.
pode-se utilizar ferramentas como: diagramas e fluxogramas, entre outros, visando garantir um processo seletivo mais adequado e condizente com o perfil desejado. É um subprocesso de aplicação de RH.
recruta-se e seleciona-se o profissional com o perfil adequado à cultura organizacional da empresa, bem como, à área requisitante, portanto é um subprocesso de suprimento/provisão de RH.
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