Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A gestão por competências toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreiras para atingir seus objetivos. Uma das etapas desse processo é o denominado mapeamento de competências que

  • A. consiste no estabelecimento de um plano de carreira fundado na meritocracia.
  • B. identifica a lacuna existente entre as competências já disponíveis na organização e aquelas necessárias para o alcance do desempenho esperado.
  • C. corresponde a um programa de desenvolvimento organizacional e educação corporativa que objetiva a identificação e valorização das competências existentes na organização.
  • D. é um processo de seleção e promoção pautado pela identificação de colaboradores dotados das competências requeridas pela organização.
  • E. consiste na progressão funcional de acordo com processo de avaliação 360°, que leva em conta as competências pessoais e sua aderência às necessidades da organização.

O tamanho de uma organização

  • A. afeta a estrutura em uma relação crescente e seu impacto é mais importante à medida em que a organização se expande.
  • B. afeta a estrutura em uma relação decrescente e seu impacto é menos importante à medida em que a organização se expande.
  • C. não tem qualquer impacto sobre sua estrutura.
  • D. terá maior impacto quando a organização possuir uma estrutura descentralizada.
  • E. terá menor impacto quando a organização possuir uma estrutura centralizada.

Segundo os princípios de administração, a contrapartida da autoridade é a

  • A. disciplina.
  • B. responsabilidade.
  • C. ordem.
  • D. equidade.
  • E. lealdade.

As redes organizacionais

  • A.

    dizem respeito à coordenação das ações individuais, perspectivas de curto prazo, com vistas ao alcance de resultados imediatos.

  • B.

    podem ser estabelecidas entre diferentes pessoas e/ou instâncias de uma mesma organização, entre organizações e seus diferentes clientes externos e entre diferentes organizações públicas.

  • C.

    constituem sistemas de fluxo de trabalho e delimitação de competências, visando ao aprimoramento de todas as etapas produtivas, com foco na qualidade.

  • D.

    são estabelecidas exclusivamente no âmbito interno de cada instituição, com vistas a propiciar a coordenação flexível e o reforço das hierarquias em linha, com permanentes e claras definições de tarefas.

  • E.

    constituem sistemas internos e externos de comunicação, que objetivam sofisticar os mecanismos de controle e emitir comandos claramente delimitados, de molde a atingir pessoas que operam em diferentes unidades de trabalho.

A respeito da gestão de processos, considere:

I. Macroprocesso compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolve mais de uma função organizacional.

II. Subprocesso corresponde a uma parte específica do processo, composto por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subprodutos que concorrem para o produto final do processo.

III. Tarefa é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer, sendo uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    II, apenas.

No planejamento estratégico das organizações,

  • A.

    o plano precede o processo de elaboração do planejamento, implementação e avaliação.

  • B.

    visão é o conjunto de princípios e crenças que orientam o comportamento e a atuação da organização.

  • C.

    a ferramenta de avaliação denominada benchmarking corresponde a uma forma de mensuração dos objetivos institucionais.

  • D.

    metas são partições dos objetivos a serem alcançados no curto prazo e permitem avaliar o nível de realização dos mesmos.

  • E.

    missão é o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja perseguir.

Para Kotler (1975), o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer

  • A.

    a definição de quem é o autor ou grupo que planeja.

  • B.

    o monitoramento da implementação do plano.

  • C.

    a realização de procedimentos específicos.

  • D.

    a direção a ser seguida pela organização, visando a um maior grau de interação com o ambiente.

  • E.

    a mensuração das metas físicas.

Estrutura Organizacional é

  • A.

    o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização.

  • B.

    a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.

  • C.

    a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

  • D.

    a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até os trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis organizacionais.

  • E.

    a guia de conduta, estável e de longo prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.

  • A.

    I-2, II-1 e III-3.

  • B.

    I-3, II-2 e III-1.

  • C.

    I-1, II-3 e III-2.

  • D.

    I-1, II-2 e III-3.

  • E.

    I-2, II-3 e III-1.

  • A.

    pode-se utilizar, como ferramenta de captação de mão de obra, anúncios abertos, anúncios semiabertos, anúncios fechados. É um subprocesso de monito- ração de RH.

  • B.

    pode-se utilizar: o recrutamento interno, para a divulgação de uma vaga em aberto, que busca o reaproveitamento dos empregados da empresa; o recrutamento externo, que busca o profissional adequado no mercado de trabalho. É um subprocesso de desenvolvimento de RH.

  • C.

    deverá haver alinhamento aos subprocessos de RH, bem como, as demais áreas da empresa, buscando assim uma constante interação entre as áreas. É um subprocesso de manutenção de RH.

  • D.

    pode-se utilizar ferramentas como: diagramas e fluxogramas, entre outros, visando garantir um processo seletivo mais adequado e condizente com o perfil desejado. É um subprocesso de aplicação de RH.

  • E.

    recruta-se e seleciona-se o profissional com o perfil adequado à cultura organizacional da empresa, bem como, à área requisitante, portanto é um subprocesso de suprimento/provisão de RH.

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