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NÃO se refere ao chamado Ciclo PDCA a seguinte característica:
enfatiza a identificação de forças e fraquezas de uma organização, em uma análise ambiental, auxiliando no planejamento estratégico.
está dentro do escopo do controle de qualidade nas organizações.
associa-se à noção de melhoria contínua.
a fase de planejamento do ciclo está ligada ao estabelecimento de metas e definição de métodos para alcançá-las.
a fase de execução do ciclo consiste em capacitação da organização para a implementação do planejado e na própria implementação do plano.
A competência interpessoal ganha importância dentro das organizações, pois
os colaboradores, com a acentuada divisão de tarefas, encontram-se demasiadamente isolados, sem interação de qualquer natureza.
os avanços tecnológicos, notadamente na área da informação, valorizaram muito os contatos face a face e o desenvolvimento interpessoal, em detrimento de um enfoque mais tecnicista e científico.
mostra-se, na maioria dos contextos grupais e organizacionais, ao lado da competência técnica, absolutamente necessária para o exercício pleno das funções de liderança.
o problema do conflito, nas mais recentes abordagens sobre a gestão de pessoas, já se vê, de antemão, eliminado.
relaciona-se com a noção de capital intelectual e não pode ser entendida como geradora de valor econômico para a organização, mas apenas como fonte de valorização social do indivíduo.
A respeito da Gestão por Resultados, considere:
I. O planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa amparada em uma visão de longo prazo. II. Pressupõe a definição de missão, visão, objetivos, metas e indicadores. III. Contempla, obrigatoriamente, o estabelecimento de contrato de gestão, com a fixação de metas de desempenho e duração mínima de 2 anos. Está correto o que consta emI, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Dentro de uma perspectiva histórico-evolutiva, é possível distinguir diferentes modelos de Administração pública, sendo que o modelo
A metodologia CPM − Critical Path Method, utilizada no planejamento de projetos, está diretamente relacionada com o
planejamento do tempo do projeto, utilizando o conceito de caminho crítico para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico- evolutiva.
estabelecimento de padrões de desempenho mínimos, lidando com as variáveis não mensuráveis do projeto.
gerenciamento de recursos humanos com a mobilização e desenvolvimento da equipe do projeto, sem priorizar, necessariamente, seu tempo de execução.
gerenciamento prioritário dos custos do projeto, identificando e minimizando desperdícios de insumos.
controle das variáveis endógenas e exógenas do projeto, buscando maximizar a sua governabilidade e priorizar o planejamento dos custos envolvidos.
Por trás do aumento da importância da gestão do conhecimento, emerge um fato simples: uma quantidade enorme do conhecimento da organização não lhe pertence, mas sim, aos indivíduos que a compõem. Muitas vezes, quando alguém deixa a organização, sua experiência desaparece com ele (conforme GARVIN, David. Uma nota sobre gestão do conhecimento, Pesquisa nº 9-398-031, preparada para Havard Business School e publicada em 26 nov. 1997). No cerne da Gestão do Conhecimento estão quatro processos, podendo-se afirmar que o processo de
O conceito de departamentalização das organizações corresponde
Uma das conhecidas teorias sobre liderança, desenvolvida por Robert House, é a Teoria Caminho-meta ou Caminhoobjetivo. A principal ideia dessa teoria é de que o líder será aceito pelos liderados quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. House destacou quatro comportamentos de liderança, entre os quais NÃO se inclui:
Acerca da avaliação de desempenho no âmbito da Gestão de Resultados na produção de serviços públicos, considere:
I. Contempla os níveis institucional, gerencial e operacional, cabendo ao primeiro a aferição dos indicadores e aos demais a aferição de metas. II. Proporciona maior transparência às ações de governo e permite a comparação entre unidades, departamentos e organizações. III. É realizada com diversas finalidades, entre as quais avaliar a eficiência, eficácia e economicidade de ações administrativas. Está correto o que consta APENAS emI.
II.
II e III.
I e II.
III.
O PMI − Project Management Institute é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo difundir a gestão de projetos em todo o mundo, com vistas a ampliar o conhecimento sobre o tema. Uma de suas principais publicações, o PMBOK, descreve nove áreas de conhecimento, entre as quais se inclui:
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