Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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NÃO se refere ao chamado Ciclo PDCA a seguinte característica:

  • A.

    enfatiza a identificação de forças e fraquezas de uma organização, em uma análise ambiental, auxiliando no planejamento estratégico.

  • B.

    está dentro do escopo do controle de qualidade nas organizações.

  • C.

    associa-se à noção de melhoria contínua.

  • D.

    a fase de planejamento do ciclo está ligada ao estabelecimento de metas e definição de métodos para alcançá-las.

  • E.

    a fase de execução do ciclo consiste em capacitação da organização para a implementação do planejado e na própria implementação do plano.

A competência interpessoal ganha importância dentro das organizações, pois

  • A.

    os colaboradores, com a acentuada divisão de tarefas, encontram-se demasiadamente isolados, sem interação de qualquer natureza.

  • B.

    os avanços tecnológicos, notadamente na área da informação, valorizaram muito os contatos face a face e o desenvolvimento interpessoal, em detrimento de um enfoque mais tecnicista e científico.

  • C.

    mostra-se, na maioria dos contextos grupais e organizacionais, ao lado da competência técnica, absolutamente necessária para o exercício pleno das funções de liderança.

  • D.

    o problema do conflito, nas mais recentes abordagens sobre a gestão de pessoas, já se vê, de antemão, eliminado.

  • E.

    relaciona-se com a noção de capital intelectual e não pode ser entendida como geradora de valor econômico para a organização, mas apenas como fonte de valorização social do indivíduo.

A respeito da Gestão por Resultados, considere:

I. O planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa amparada em uma visão de longo prazo.

II. Pressupõe a definição de missão, visão, objetivos, metas e indicadores.

III. Contempla, obrigatoriamente, o estabelecimento de contrato de gestão, com a fixação de metas de desempenho e duração mínima de 2 anos.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Dentro de uma perspectiva histórico-evolutiva, é possível distinguir diferentes modelos de Administração pública, sendo que o modelo

  • A. patrimonialista é precursor do modelo gerencial e dele se diferencia pela valorização da burocracia.
  • B. gerencial sucede o burocrático e, entre outras diferenças, pode-se destacar a alteração da forma de controle, que passa a ser finalístico.
  • C. burocrático, diversamente do modelo gerencial, privilegia o clientelismo e não valoriza a meritocracia.
  • D. gerencial sucede o burocrático e dele se diferencia por estabelecer uma nítida separação entre propriedade e gestão pública.
  • E. patrimonialista é uma deturpação do modelo burocrático, decorrente do excesso de estruturas com a apropriação do poder pelos burocratas.

A metodologia CPM − Critical Path Method, utilizada no planejamento de projetos, está diretamente relacionada com o

  • A.

    planejamento do tempo do projeto, utilizando o conceito de caminho crítico para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico- evolutiva.

  • B.

    estabelecimento de padrões de desempenho mínimos, lidando com as variáveis não mensuráveis do projeto.

  • C.

    gerenciamento de recursos humanos com a mobilização e desenvolvimento da equipe do projeto, sem priorizar, necessariamente, seu tempo de execução.

  • D.

    gerenciamento prioritário dos custos do projeto, identificando e minimizando desperdícios de insumos.

  • E.

    controle das variáveis endógenas e exógenas do projeto, buscando maximizar a sua governabilidade e priorizar o planejamento dos custos envolvidos.

Por trás do aumento da importância da gestão do conhecimento, emerge um fato simples: uma quantidade enorme do conhecimento da organização não lhe pertence, mas sim, aos indivíduos que a compõem. Muitas vezes, quando alguém deixa a organização, sua experiência desaparece com ele (conforme GARVIN, David. Uma nota sobre gestão do conhecimento, Pesquisa nº 9-398-031, preparada para Havard Business School e publicada em 26 nov. 1997). No cerne da Gestão do Conhecimento estão quatro processos, podendo-se afirmar que o processo de

  • A. Distribuição, denominado Páginas Amarelas da empresa, consiste na identificação dos conhecimentos disponíveis e de quem os possui.
  • B. Geração envolve a inteligência do concorrente: planos, produção, fatia do mercado, preços e processos de venda.
  • C. Desenvolvimento corresponde à seleção e ao refinamento do material para aumentar seu valor para os usuários.
  • D. Consolidação, diz respeito às lições aprendidas: o check-list do que deu certo ou errado em projetos anteriores.
  • E. Organização, que envolve duas etapas: identificar o conteúdo desejado e fazer as pessoas contribuírem com ideias.

O conceito de departamentalização das organizações corresponde

  • A. ao grupamento de atividades logicamente em órgãos, bem como a divisão dos órgãos em unidades menores, segundo critérios que podem ser, entre outros, funcional ou por produto.
  • B. à separação de funções em uma estrutura de plano de cargos e salários, segundo critérios que podem ser, entre outros, por clientela.
  • C. à segregação de atividades em setores da organização, centrais ou periféricos, de acordo com a maior ou menor importância da atividade.
  • D. à descentralização das atividades, com delegação de atribuições e maior autonomia aos colaboradores da organização.
  • E. a um conceito superado de divisão de atribuições dentro de uma organização, fortemente ligado ao modelo burocrático.

Uma das conhecidas teorias sobre liderança, desenvolvida por Robert House, é a Teoria Caminho-meta ou Caminhoobjetivo. A principal ideia dessa teoria é de que o líder será aceito pelos liderados quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. House destacou quatro comportamentos de liderança, entre os quais NÃO se inclui:

  • A. Líder diretivo: deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas.
  • B. Líder apoiador: é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.
  • C. Lider participativo: antes de tomar decisões, consulta os liderados.
  • D. Líder orientado para a conquista ou líder voltado para a realização: estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.
  • E. Líder carismático: comunica expectativas e expressa confiança nos liderados de que vão conseguir alcançá-las.

Acerca da avaliação de desempenho no âmbito da Gestão de Resultados na produção de serviços públicos, considere:

I. Contempla os níveis institucional, gerencial e operacional, cabendo ao primeiro a aferição dos indicadores e aos demais a aferição de metas.

II. Proporciona maior transparência às ações de governo e permite a comparação entre unidades, departamentos e organizações.

III. É realizada com diversas finalidades, entre as quais avaliar a eficiência, eficácia e economicidade de ações administrativas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    III.

O PMI − Project Management Institute é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo difundir a gestão de projetos em todo o mundo, com vistas a ampliar o conhecimento sobre o tema. Uma de suas principais publicações, o PMBOK, descreve nove áreas de conhecimento, entre as quais se inclui:

  • A. Gerenciamento do tempo: tem o objetivo de assegurar que o projeto seja conduzido dentro do prazo estabelecido.
  • B. Pesquisa: direcionada a técnicas e práticas atuais e/ou necessidades futuras da gestão de projetos.
  • C. Certificação: programa destinado a validar o conhecimento de profissionais sobre a gestão de projetos.
  • D. Gerenciamento de padrões: compreende as metodologias e práticas desenvolvidas para a gestão/gerenciamento de projetos.
  • E. Gerenciamento de conteúdo: treinamento em gestão de projetos mediante programa específico.
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