Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A técnica de programação de materiais e patrimônio denominada just-in-time apresenta muitas vantagens para empresas com foco no cliente. Uma característica deste método que pode se tornar uma desvantagem é que

  • A.

    os baixos estoques de segurança expõem a empresa a falhas na entrega dos produtos.

  • B.

    a necessidade de prever com precisão o nível de estoque necessário exige técnicas sofisticadas de planejamento.

  • C.

    a empresa se torna independente de seus diversos fornecedores.

  • D.

    os altos níveis de exigência de eficiência na gestão dos estoques impõem custos altos de treinamento dos colaboradores.

  • E.

    a pressa em realizar as entregas pode resultar em baixa qualidade dos produtos.

As empresas insistem em manter o planejamento operacional, deixando o planejamento estratégico apenas na teoria. Faz parte de um plano estratégico de RH

  • A.

    ter a duração de curto ou médio prazo.

  • B.

    ser elaborado pelas gerências médias.

  • C.

    visar à otimização dos recursos usados.

  • D.

    abranger tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo.

  • E.

    não causar fortes impactos na empresa.

O planejamento de segurança deve buscar constantemente a eficiência, eficácia e efetividade, nas quais, respectivamente, temos a inferência dos seguintes pressupostos ligados a esta busca:

  • A. administração do uso dos meios sem análise de custo, consecução de objetivos com depauperação de resultados e resultados globais instantâneos.
  • B. busca contínua pela diminuição de custos, consecução de objetivos com otimização de resultados e resultados globais instantâneos.
  • C. perfeita administração dos meios com minimização de custos, consecução de objetivos com otimização de resultados e resultados globais duradouros.
  • D. administração dos meios sem a maximização de custos, consecução de objetivos com degeneração de resultados e resultados efêmeros.
  • E. administrar com economia nas contratações; sempre otimizar resultados independentes da consecução de objetivos e procura constante pelos resultados fugazes.

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao

  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resul tados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados esta belecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

A respeito do Planejamento Estratégico Empresarial, considere:

I. Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva.

II. É voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo.

III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantação de um processo de administração estratégica, é a análise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitações e competências essenciais.

IV. É uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em Segurança do Sistema, a necessidade básica de compartimentação

  • A. delimita os conhecimentos a que se tem acesso sem especificar o nível de profundidade.
  • B. define os conhecimentos aos quais cada recurso humano pode ter acesso de acordo com sua necessidade funcional.
  • C. define os tipos de compromissos a serem firmados para garantir a manutenção do sigilo de dados e informações.
  • D. inviabiliza a possibilidade de que se estabeleçam ações diferentes ou privilégios.
  • E. admite a fragmentação dos conhecimentos de forma que cada acesso possa ser limitado até determinadas partes.

NÃO é um indicador de possível tendenciosidade da Administração, com relação a estimativas contábeis:

  • A. mudanças em estimativa contábil ou no método de elaboração da demonstração contábil, quando a Administração fez uma avaliação subjetiva de que houve mudança nas circunstâncias.
  • B. utilização das premissas da própria entidade para estimativas contábeis do valor justo, quando eles são inconsistentes com premissas do mercado observáveis.
  • C. seleção ou elaboração de premissas significativas que produzem uma estimativa pontual favorável para os objetivos da Administração.
  • D. dimensionamento da provisão para contingências tributárias fundamentada na posição de probabilidade de sucesso dos processos apresentada pelos advo gados da empresa.
  • E. seleção de estimativa pontual, que pode indicar um padrão de otimismo ou pessimismo.

Os controles de acesso propriamente ditos utilizam-se de recursos humanos e de meios materiais diversos. Neste contexto, pode-se classificá-los em:

  • A. Mistos, aqueles que se utilizam exclusivamente, de meios materiais diversos para exercer as restrições a que se destinam.
  • B. Pessoais, aqueles que empregam especificamente recursos materiais como meio de controle.
  • C. Instrumentais, aqueles que se utilizam da combinação dos controles pessoais e de recursos materiais para exercer as restrições a que se destinam.
  • D. Mistos, aqueles que se utilizam da combinação dos controles pessoais e instrumentais para exercer as restrições a que se destinam.
  • E. Mistos, aqueles que se utilizam, preponderantemente, de recursos humanos para exercer as restrições a que se destinam.

As técnicas de vendas podem ampliar a penetração de mercado de determinados produtos financeiros. Sabe-se que caminham, em paralelo com o processo de marketing de relacionamento, o planejamento e a fidelização. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

  • A. o especialista em vendas tem a função de apresentar o produto, preocupando-se com a imagem e a credibilidade da instituição perante os clientes finais.
  • B. o especialista em vendas se preocupa com a burocracia dos serviços para fidelização dos clientes.
  • C. as vendas visam prioritariamente ao crescimento da instituição, sem preocupação com os clientes.
  • D. as instituições não focam apenas os aspectos humanos e nem sempre se preocupam com sua imagem.
  • E. as instituições focam a impessoalidade através do sistema hierarquizado.

O marketing de relacionamento favorece o vendedor, em nível proativo, de forma que ele vende os serviços e faz consultas posteriores ao consumidor para obter o feedback quanto ao nível de satisfação e auxiliá-lo na utilização do produto. O processo de feedback, nesta ação e reação de relacionamento e comunicação, favorece

  • A. um sistema de relacionamento ineficaz.
  • B. um sistema de comunicação e relacionamento que movem a retroalimentação das informações.
  • C. uma comunicação variada em que existem várias maneiras de administrar.
  • D. uma comunicação limitada por normas escritas.
  • E. a comunicação em massa através da linha de vendas.
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