Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Ao nível de planejamento estratégico, as ações de vendas estão voltadas, para fins de execução, ao consumidor final. Com vistas ao planejamento de vendas em si,

  • A. as vendas estão relacionadas ao planejamento es tratégico de longo prazo.
  • B. as vendas estão relacionadas com os níveis estra tégico, tático e operacional.
  • C. cabe ao planejamento estratégico contratar uma assessoria para implantar programas de metas de retenção de clientes.
  • D. cabe aos subsistemas de planejamento a integração das diversas partes.
  • E. cabe aos sistemas de informação a definição do nível a ser aplicado aos recursos humanos.

A promoção de vendas é uma das ferramentas de comunicação integrada de marketing mais eficazes e vem ganhando cada vez mais importância dentro do composto de marketing. Sua utilização é feita, principalmente, para completar as demais ferramentas, e é nesse sentido que con siste a sua força.

Dessa forma, as promoções de vendas são direcionadas

  • A. aos produtos em relação aos serviços ofertados ao consumidor final.
  • B. à divulgação de um novo produto em aberto, internamente na empresa, buscando o aproveitamento das sugestões dos empregados para o seu desen volvimento.
  • C. à avaliação de novos clientes e produtos em busca da comunicação integrada.
  • D. à relação entre custos e benefícios no perfil dese jado da venda.
  • E. aos intermediários, atacadistas e varejistas e aos clientes e consumidores finais.

Forças dinâmicas e inter-relacionadas, externas ao processo de planejamento estratégico, apresentam ameaças e oportunidades, devendo ser consideradas ao reunir os mercados alvo aos compostos de marketing. (Sandhusen; 2007)

Em uma análise do ambiente do mercado, enquadram-se dentre as variáveis ambientais que influem no planejamen to estratégico as de

  • A. planejamento tático e interferências no planejamento do plano de negócios.
  • B. política de regras e políticas disciplinares, em rela ção ao ambiente externo.
  • C. nível macroambiental e microambiental que favore cem a análise ambiental.
  • D. política de regras e políticas disciplinares, em rela ção ao ambiente interno.
  • E. planejamento estratégico empresarial e o plano de negócios que possibilita a análise e o trabalho em grupo.

A diretoria do Banco ABC tem tentado ampliar suas atividades de “linha de frente” (front office), aumentando o contato dos clientes com suas atividades bancárias. Uma vantagem para o Banco, dentre outras, advinda dessa decisão, é

  • A. a proposta de relacionamento menos próximo.
  • B. a liberação de tempo do front office para um relacionamento de melhor qualidade.
  • C. o menor conhecimento técnico exigido dos colaboradores.
  • D. a imagem de serviço personalizado e customizado.
  • E. a menor possibilidade de venda cruzada.

Acerca da gestão de serviços, é correto afirmar:

  • A.

    Serviços em geral são mais simples e fáceis de entender, já que não dependem de aspectos físicos complexos.

  • B.

    A oferta do serviço é intangível, isso quer dizer que em serviços não há importância para a parte material da oferta.

  • C.

    Serviços só podem ser usados no momento em que são oferecidos. Isso implica em uma grande importância da gestão da demanda.

  • D.

    Em serviços oferecidos por pessoas, é fundamental que os processos sejam rígidos, para que as pessoas possam ser facilmente substituíveis.

  • E.

    Em serviços, o grau de abstração e personalização da oferta não permite que sejam implementados controles quantitativos de desempenho.

Sobre Estrutura Organizacional, considere os conceitos a seguir:

I. de Staff: é planejada e formalmente representada em organogramas.

II. Informal: deriva da interação social, reconhecida oficialmente na organização, é também denominada Personograma.

III. de Linha ou Linear: baseia-se nas operações e tem como característica a especialidade das funções.

IV. de Comissão: segundo Cury (2000), baseia-se na chefia colegiada para a tomada de decisões políticas e estratégicas da empresa.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.

O processo de Planejamento Estratégico torna-se uma prática essencial na Administração, seja ela pública ou privada, devido

  • A. a obrigatoriedade intrínseca de fixação de metas e prazos para orientação e prevenção dos meios para alcançá-los.
  • B. ao benefício que este processo traz às organizações, dentre eles destaca-se a elevação da eficiência, eficácia e efetividade da organização.
  • C. ao fato do Planejamento Estratégico reforçar o modelo de Gestão Burocrático.
  • D. ao fato de ser um instrumento de ação pública e reconhecido como uma imposição constitucional.
  • E. ao estímulo que ele representa no desenvolvimento econômico, tendo como preocupação o bem comum.

Considere:

I. É o planejamento de curto prazo e refere-se geralmente à operação específica.

II. Trata de objetivos globais e definidos no longo prazo.

III. Traz, geralmente, objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas da organização.

Referem-se respectivamente aos planejamentos Tático e Estratégico, o que consta em

  • A. III e I.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. III e II.

Característica que NÃO faz parte de um processo de negociação:

  • A.

    Existir, pelo menos, duas partes envolvidas.

  • B.

    As partes envolvidas apresentam conflito de interesses a respeito de um ou mais tópicos.

  • C.

    Uma negociação pode apresentar duas abordagens: distributiva e integradora.

  • D.

    Uma das habilidades de negociação é a utilização de critérios subjetivos para a negociação.

  • E.

    Toda busca de acordo e de consenso requer alguma forma de negociação.

A Gestão por Processos otimiza os resultados das organizações públicas, uma vez que desmistifica a burocracia enraizada, melhorando os processos de atendimento e aumentando a eficácia. A gestão por processo exige das organizações

  • A. a definição da cadeia de valor.
  • B. a redução de custos e de erros na execução das atividades.
  • C. o auxilio para implementação da estratégia organizacional.
  • D. a permissão para que as atividades sejam feitas de forma integrada, avaliadas e sempre com foco no resultado final.
  • E. o investimento em TI, pessoas e agregação de valor aos clientes.
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