Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere as asserções abaixo.

A noção de cultura organizacional refere-se ao modo como os componentes de uma organização devem se relacionar entre si e com o ambiente externo;

PORQUE

a cultura organizacional compõe um conjunto de normas externamente impostas, que é utilizado pelos diversos atores empresariais como norteador de seus modos de perceber, pensar e agir dentro da empresa e em suas interações com o mundo externo.

É correto afirmar que

  • A.

    a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

  • B.

    as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • D.

    a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas são falsas.

Ana Mara é diretora de Recursos Humanos da empresa XZY com filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Como em toda empresa, na XZY também existem problemas: alta rotatividade de funcionários, muitas reclamações sobre os estilos de gerenciamento das pessoas, falta de oportunidade de crescimento profissional, não valorização da criatividade e muitos outros. Mediante esse quadro, Ana Mara optou por investir, de imediato, na formação de líderes. Adotou um curso de desenvolvimento gerencial composto de cinco módulos e, nestes, foram utilizadas várias estratégias lúdicas (jogos, simulações, RPG, Psicodrama, estudos de caso, danças circulares entre outras). Ana Mara sabe que é necessário continuar com o processo de desenvolvimento gerencial além de investir também no desenvolvimento de colaboradores de outros níveis. Para tanto, a empresa deverá promover ações de treinamento e desenvolvimento voltadas à melhoria das competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores, com vistas a melhorar sua atuação nos novos mercados. Para garantir a eficiência e eficácia deste processo, a área de treinamento deverá

  • A.

    elaborar, implementar e avaliar programas de treinamento, apoiados em estratégias lúdicas adequadas, que contemplem os objetivos estrategicamente defi nidos pela organização.

  • B.

    efetuar o levantamento das necessidades de treinamento considerando somente os objetivos organiza cionais e pessoais dos colaboradores.

  • C.

    efetuar o levantamento das necessidades de treinamento considerando os objetivos organizacionais e definindo as competências a serem adquiridas pelo colaborador para sua vida profissional e principal mente pessoal.

  • D.

    elaborar um programa de treinamento que contenha o momento da crise mercadológica e a análise dos lucros escolhendo como estratégia a ser utilizada o psicodrama.

  • E.

    realizar uma avaliação do treinamento aplicando danças circulares e RPG para mensurar as competências técnicas e comportamentais dos treinados.

O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Muitas dessas informações devem ser cuidadosamente agrupadas sistematicamente, enquanto outras estão disponíveis às mãos de certos administradores de linha. Com isso, a determinação das necessidades de treinamento fica sob a responsabilidade de linha e uma função de staff. Desta forma, cabe

  • A.

    à assessoria e ou consultoria contratada investigar todo plano de treinamento para aprovação do treina mento aplicado.

  • B.

    ao administrador de linha a responsabilidade pela percepção dos problemas e todas as decisões sobre o treinamento aplicado.

  • C.

    aos colaboradores, assessoria e ou consultoria contratada decidir sobre os problemas de diagnóstico.

  • D.

    aos subsistemas de recursos humanos possibilitar que os diversos setores do treinamento se integrem.

  • E.

    aos sistemas de informação de recursos humanos que integrem a dependência do treinamento aplicado.

Idalberto Chiavenato (2010) define a gestão de pessoas como um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, composto por seis processos básicos, entre eles os processos de aplicar pessoas, que são aqueles utilizados para

  • A. capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas.
  • B. incentivar as pessoas, identificar e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
  • C. criar condições ambientais, psicológicas e grupais para as atividades das pessoas.
  • D. acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.
  • E. desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.

O planejamento estratégico de gestão de pessoas define antecipadamente

  • A. qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura e idealmente precisa ser formulado juntamente com o planejamento estratégico da empresa como se ambos fossem uma coisa só.
  • B. quais variáveis devem ser consideradas para a implantação de um estilo de gestão eficaz e idealmente precisa ser aprovado por toda a empresa, por meio de um processo de participação por comitês.
  • C. as ações que deverão ser implantadas para elevar a qualidade e produtividade da organização e idealmente precisa ser formulado de forma independente sem interferência da estratégia da organização.
  • D. quais processos deverão ser adotados para posicionar a empresa frente à realidade de mercado atual e idealmente deve funcionar como um plano de ação para se estabelecer a estrutura funcional da organização.
  • E. quais dilemas organizacionais devem ser solucionados na busca de maior participação de mercado e idealmente deve considerar as práticas utilizadas pelos concorrentes na implantação de suas estratégias.

Dois funcionários discutem em uma sala. Um deles quer a janela aberta e o outro a quer fechada. E ficam ambos discutindo o quanto abri-la: uma fresta, metade ou trêsquartos. Nenhuma solução satisfaz aos dois. Um terceiro funcionário entra e pergunta a um dos funcionários por que ele quer que a janela fique aberta: “Para que entre ar fresco”. Pergunta então, ao outro por que a quer fechada. “Para evitar corrente de ar”. Depois de pensar um minuto, o terceiro funcionário abre inteiramente a janela de uma sala ao lado, deixando entrar ar fresco sem correnteza.

Esse é um exemplo de uma solução de negociação baseada em

  • A. emoções.
  • B. posições.
  • C. interesses.
  • D. estratégias.
  • E. aparências.

De acordo com Fela Moscovici (1998), o autoconhecimento só pode ser obtido com a ajuda dos outros, por meio de feedback, o qual precisa ser elaborado para

  • A. autoaceitação de componentes do eu cego.
  • B. possibilitar reflexão racional.
  • C. incentivar a relação com o outro.
  • D. flexibilizar o eu inconsciente.
  • E. ajustar o eu percebido pelo outro.

Por meio de um programa de Avaliação de Desempenho, uma organização visualiza normalmente a possibilidade de administrar a mensuração de três campos organizacionais, que são os campos

  • A. da vontade, do fazer e teórico.
  • B. das atitudes, tático e das possibilidades.
  • C. da estratégia, experimental e operacional.
  • D. dos resultados, do conhecimento e do comportamento.
  • E. da técnica, da motivação e da excelência.

A universidade corporativa pode ser definida como um sistema de formação de pessoas que visa

  • A. dar vazão às demandas de treinamento feitas pelo mercado de trabalho, considerando a diferença entre as habilidades do funcionário e aquelas exigidas para o cargo.
  • B. desenvolver competências críticas para a realização das estratégias de uma organização, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e permanente.
  • C. possibilitar espaço educacional fora da sala de aula para que os funcionários possam adquirir experiência para se candidatarem a novas funções em novos negócios da empresa.
  • D. desenvolver novos hábitos de influência tanto na vida pessoal como profissional, treinando todos os funcionários para ocuparem cargos de liderança na empresa.
  • E. colocar em prática ações pontuais de ensinoaprendizagem com foco em instrumentos de educação à distância.

Os que defendem a tese da liderança situacional advogam que

  • A. o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente e com o grau de maturidade dos liderados.
  • B. a liderança é uma habilidade inata que envolve autocontrole e habilidade social diante das situações.
  • C. os líderes são os indivíduos que se encontram no ponto mais alto da curva de maturidade da organização.
  • D. a liderança somente pode ser desenvolvida em um ambiente de completa maturidade da organização.
  • E. o ambiente é o que determina o comportamento do líder, que deve ser substituído conforme as situações apresentadas.
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