Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao

  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resultados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

Considere as afirmativas abaixo acerca da gestão por competências. I. Grupo focal é um dos instrumentos utilizados para identificação das competências necessárias a uma organização e consiste em uma entrevista coletiva. II. A primeira etapa da gestão por competências corresponde à definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização. III. O mapeamento das competências corresponde ao critério de alocação dos colaboradores da organização na sua estrutura. Esta correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I e II.
  • E. I.

Considere as definições seguintes:

I. Serviço feito pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios.

II. Toda transferência de domínio de bens a terceiros.

III. Toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.

IV. Toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.

V. Serviço que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob regimes de empreitada por preço global, de empreitada por preço unitário e de empreitada integral.

De acordo com a Lei nº 8.666/1993, elas referem-se a:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada para a formulação de estratégias, permitindo-se identificar os objetivos da em presa. São características desta análise:

  • A.

    Planejar, Dirigir, Controlar e Organizar.

  • B.

    Preço, Propaganda e Praça.

  • C.

    Fornecedores, Clientes e Colaboradores.

  • D.

    Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

  • E.

    Entrada, Processamento e Saídas de Informações.

Para os sistemas de gestão organizacional, um dos principais benefícios da adoção da Gestão de Processos consiste em

  • A.

    constituir-se em instrumento eficaz na busca da satisfação dos clientes e do aperfeiçoamento contínuo da gestão da qualidade.

  • B.

    permitir a maximização da lucratividade da empresa a partir do gerenciamento da aquisição, movimentação, armazenagem de materiais e produtos acabados.

  • C.

    desenvolver condições organizacionais de satisfação do pessoal, alcançando os objetivos individuais.

  • D.

    fazer com que as informações cheguem, de forma rápida e eficiente, às pessoas que necessitam delas para a tomada de decisão.

  • E.

    propiciar a maximização de resultados, econômicos e financeiros, decorrentes das atividades operacionais.

  • A.

    Administrativa ou Sindical, em função da melhoria dos acordos coletivos com o sindicato da categoria e a melhoria dos processos.

  • B.

    Estratégica, em função do desenvolvimento dos colaboradores resultarem na possibilidade de crescimento profissional, na melhoria dos processos internos e no entendimento do negócio da organização.

  • C.

    Legal, em função da possibilidade do estabelecimento de políticas disciplinares mais rígidas, incluindo punições mais expressivas, possibilitando um controle maior da disciplina dos colaboradores.

  • D.

    Contábil, em função da possibilidade de terceirização da contabilidade e a administração de pessoal, agilizando assim o processo de Folha de Pagamento para garantir o ganho de produtividade.

  • E.

    Tecnicista, em função do início da avaliação de desempenho e implantação de cargos e salários, possibilitando o trabalho em grupo.

A evolução da área de Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases, sendo que a última delas iniciou-se em 1985 e permanece até hoje. É justamente nesta fase que se registraram as primeiras preocupações de longo prazo das organizações com seus trabalhadores. Trata-se da fase

  • A.

    legal.

  • B.

    social.

  • C.

    tecnicista.

  • D.

    estratégica.

  • E.

    administrativa.

O planejamento estratégico força o gerente a sentar e refletir sobre os problemas e alternativas até chegar a uma situação e prever alternativas para direcionar as decisões e superar os problemas. São níveis de planejamento estratégico existentes:

  • A.

    Operacional, Tático e Estratégico.

  • B.

    Pessoal, de Crescimento e de Desenvolvimento.

  • C.

    Técnico e Administrativo.

  • D.

    Empresarial e de Treinamento.

  • E.

    Pessoal e Estratégico.

A estratégia para a administração dos conflitos na empresa, que pode ser adotada por cada uma das partes litigantes, e se caracteriza pela recusa em assumir um papel ativo nos procedimentos de resolução das divergências, é denominada

  • A.

    Competição.

  • B.

    Acomodação.

  • C.

    Abstenção.

  • D.

    Transigência.

  • E.

    Colaboração.

A deliberação de um Conselho é exemplo de ato administrativo

  • A.

    complexo.

  • B.

    simples.

  • C.

    composto.

  • D.

    negocial.

  • E.

    enunciativo.

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