Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Padrões são

  • A.

    um meio para determinar em que grau os objetivos institucionais são cumpridos, os serviços executados e os materiais colocados à disposição dos clientes.

  • B.

    processos que visam atribuir números para descrever ou representar algum objeto ou fenômeno de modo padronizado.

  • C.

    convenções técnicas estabelecidas com a cooperação e o consenso de todas as partes envolvidas, visando à racionalização, à uniformização e à simplificação de serviços e processos.

  • D.

    variáveis, características ou atributos capazes de sintetizar, representar ou dar maior significado ao que se quer avaliar.

  • E.

    dados sobre serviços ou atividades utilizados como fatores de avaliação, definidos a partir das necessidades institucionais e contextualizados à realidade do mercado.

Os pressupostos de uma gestão participativa fundamentam-se em valores inquestionáveis subjacentes a todos os desdobramentos da gestão. É um desses pressupostos:

  • A.

    A realidade e o conhecimento são construídos individualmente conforme as habilidades de cada membro do grupo.

  • B.

    O reconhecimento de que os grupos sociais são pluralistas, e que eles constituem sistemas de pessoas e grupos heterogêneos.

  • C.

    O poder de influência de um indivíduo é vinculado apenas ao papel que ele desempenha na gestão escolar.

  • D.

    O condicionamento de todos a uma participação em atividades promovidas pelos gestores da unidade escolar.

Tratando-se do gerenciamento do tempo nas organizações:

I. Discricionário é o tempo em que se pode fazer o que se deseja.

II. É consumido por três tipos básicos de tarefas: impostas pelo superior, impostas pela organização e autoimpostas.

III. Há três categorias a serem administradas: do executivo delegando responsabilidades; da supervisão designando tarefas; do funcionário fazendo suas tarefas.

IV. É singular porque sua oferta é totalmente inelástica, insubstituível, está sempre em escassez e não pode ser comprado ou alugado.

É correto o que consta em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Em contraste com as abordagens comparativas de avaliação de desempenho, as abordagens absolutas especificam padrões exatos de medição. Das abordagens absolutas, o método que se utiliza de frases qualitativas e não de informações quantitativas, dificultando assim sua aplicação em decisões de avaliação, denomina-se

  • A.

    comparação em pares.

  • B.

    incidentes críticos.

  • C.

    classificação ancorada no comportamento.

  • D.

    escala gráfica.

  • E.

    administração por objetiva.

Quando o indivíduo está em conflito com outra pessoa, na empresa ou em outro contexto, cujos interesses não compartilham e são manifestos antagonismos pessoais ou diferenças de personalidade decorrentes de relações de interdependência entre esses indivíduos no trabalho, é correto afirmar que há

  • A.

    conflito organizacional.

  • B.

    conflito intrapessoal.

  • C.

    dissonância cognitiva.

  • D.

    conflito interpessoal.

  • E.

    conflito social.

Regimentos e regulamentos são, respectivamente, atos administrativos

  • A.

    normativos e enunciativos.

  • B.

    normativos e ordinatórios.

  • C.

    ordinatórios e normativos.

  • D.

    normativos e normativos.

  • E.

    enunciativos e ordinatórios.

Na concepção contemporânea da gestão de pessoas em organizações de excelência, o exercício da liderança implica

  • A.

    na capacidade de controlar o comportamento dos funcionários através de sistemas de vigilância digital.

  • B.

    na disposição para ceder aos pedidos individuais de benefícios dos funcionários mais leais.

  • C.

    no recrutamento de pessoas com a formação técnica adequada ao cumprimento dos objetivos estabelecidos previamente pelos dirigentes.

  • D.

    em mobilizar e comprometer os funcionários com as metas acordadas por todos para a organização.

  • E.

    no treinamento intensivo dos funcionários para que realizem suas rotinas de trabalho.

Para atender às mudanças das sociedades contemporâneas o sistema de gestão Balanced Scorecard

  • A.

    procura dar atenção essencialmente aos aspectos financeiros, para compensar os impactos negativos dos problemas sociais, ambientais e culturais que permeiam uma organização.

  • B.

    considera a organização de forma sistêmica, valorizando o relacionamento com todos os públicos envolvidos no negócio.

  • C.

    considera que o planeta, as comunidades locais, o meio ambiente e a sobrevivência dos negócios, estão todos relacionados, exigindo transparência da organização.

  • D.

    baseia-se, primordialmente, em indicadores financeiros e contábeis, associados a aspectos tangíveis, como máquinas, equipamentos e números.

  • E.

    pensa em implantar novas estratégias e mudanças organizacionais através de ativos tangíveis, como a capacidade de inovar, o valor da marca e o capital intelectual.

Entende-se por política ambiental o conjunto de decisões e ações estratégicas que visam promover o uso adequado dos recursos naturais disponíveis e a qualidade de vida da população. Quanto a ela afirma-se que:

I. É um tema transversal já que se relaciona com outras áreas. Tem interface direta com as demais políticas de uso dos recursos: desenvolvimento econômico e políticas sociais.

II. Deve adotar em suas propostas os princípios do desenvolvimento sustentável: suprindo as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

III. Deve incentivar a produção agropecuária extensiva a fim de aumentar a produção de alimentos para as populações mais necessitadas permitindo inclusive o desmatamento de áreas de floresta se necessário for.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Na técnica de fluxograma vertical, o triângulo representa

  • A.

    uma operação.

  • B.

    uma inspeção, verificação ou controle.

  • C.

    uma parada quase definitiva ou muito demorada.

  • D.

    um atraso ou demora no fluxo.

  • E.

    o transporte de algum material, documento ou informação.

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