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Segundo notícia publicada no site www.g1.globo.com (em 26/10/2011), a ONU estima que a população da Terra já chegou na marca de 7 bilhões de habitantes, vivendo em grande parte nas cidades. No Brasil, segundo o Censo 2010, a população urbana já atinge 84%. Apesar de oferecer maiores oportunidades de educação e emprego, as cidades têm crescido de forma acelerada e desordenada em países em desenvolvimento, como o Brasil.
As consequências desse rápido crescimento é:oferta do serviço de saúde para a totalidade da população que vive em centros urbanos.
destinação adequada dos resíduos sólidos, realizando também a coleta seletiva.
melhoria da qualidade de vida da população local, criando novas cidades sustentáveis.
aumento e estruturação da oferta de serviços públicos como transporte e educação.
comprometimento da qualidade de vida das populações devido à insuficiência de serviços públicos como saneamento e transporte de massa.
Segundo a Teoria Geral da Administração, as organizações linha-staff
pressupõem a separação entre órgãos de execução e de consultoria.
são o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional.
favorecem a redução dos conflitos entre os órgãos de linha e de staff.
dificultam a integração dos trabalhadores na realização do trabalho.
tornam desnecessário manter o princípio da hierarquia na organização.
Na organização linear
há uma dependência total do subordinado em relação ao chefe.
os subordinados mais pontuais são promovidos para cargos de chefia.
a comunicação é predominantemente horizontal e informal.
as decisões são centralizadas no nível intermediário.
tende a ocorrer um inchaço nos níveis superiores da hierarquia funcional.
Nos processos organizacionais a comunicação é de grande importância. Na aplicação dos conceitos, as organizações adotam tradicionalmente metáforas em que consideram a comunicação como figura e a organização como fundo. A metáfora que iguala a comunicação ao processo de filtragem, busca, recuperação e encaminhamento da informação é a
do conduíte.
do discurso.
da lente.
da performance.
dos símbolos.
Processo empresarial é o conjunto de atividades relacionadas entre si com uma ou mais espécies de inputs e que cria valor para o cliente (outputs). Sua representação gráfica é feita pelo
Diagrama de Ishikawa.
Fluxograma.
Organograma.
Diagrama matriz GUT.
Diagrama de gestão 5W2H.
A qualidade percebida pelo público no momento de um atendimento pode conter duas dimensões: uma dimensão técnica, relacionada ao resultado do atendimento, e uma dimensão funcional, relacionada ao
procedimento computacional.
processo organizacional.
resultado ambiental.
processo emocional.
resultado econômico.
Liderança
I. é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de objetivo em determinada situação.
II. autocrática é aquela na qual o líder exerce sua liderança e não nega a participação aos demais liderados na escolha e/ou implementação de suas decisões.
III. democrática é aquela na qual o líder aceita e estimula a participação dos liderados na escolha de suas decisões, mas não permite a participação na implementação de suas decisões.
IV. Laissez-faire é aquela na qual o líder se afasta e deixa que os liderados ajam como bem o desejarem, decidindo por eles próprios o que devem fazer.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
II, III e IV.
III e IV.
I, II e III.
I e II.
A Gestão pela Qualidade Total significa
reestruturar de forma radical os processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho quanto ao custo dos serviços e produtos.
um processo contínuo de medir produtos, serviços ou processos com relação aos concorrentes mais fortes ou a líderes internacionais do setor.
uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível.
delegar poder aos funcionários para que estes possam desenvolver cada vez melhor o seu trabalho, consagrando aqueles que têm capacidade de manter e adquirir poder.
um processo de enxugamento de pessoal, no qual é delegada maior responsabilidade a gerentes e funcionários de níveis mais baixos, com o objetivo de diminuir a burocracia e os custos da organização.
Quando constatamos resistências generalizadas a mudanças estruturais numa organização de tipo tradicional, um dos obstáculos fundamentais é
o egoísmo dos indivíduos.
a cultura organizacional conservadora.
a incerteza do ambiente geral.
a fluidez da estrutura hierárquica.
a lentidão das mudanças tecnológicas.
A imagem é um grupo de representações mentais tanto afetivas quanto racionais, que um indivíduo ou um grupo de pessoas associa a uma organização, como resultado de
seus sucessos anteriores, de suas pretensões futuras e dos recursos disponíveis.
seus objetivos claramente identificados, da estrutura de suporte e das tecnologias disponibilizadas.
suas experiências, crenças, atitudes, sentimentos e informações.
suas formações, seus desejos e, principalmente, suas motivações grupais.
suas características de ação e da conduta interna na organização.
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