Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Segundo notícia publicada no site www.g1.globo.com (em 26/10/2011), a ONU estima que a população da Terra já chegou na marca de 7 bilhões de habitantes, vivendo em grande parte nas cidades. No Brasil, segundo o Censo 2010, a população urbana já atinge 84%. Apesar de oferecer maiores oportunidades de educação e emprego, as cidades têm crescido de forma acelerada e desordenada em países em desenvolvimento, como o Brasil.

As consequências desse rápido crescimento é:

  • A.

    oferta do serviço de saúde para a totalidade da população que vive em centros urbanos.

  • B.

    destinação adequada dos resíduos sólidos, realizando também a coleta seletiva.

  • C.

    melhoria da qualidade de vida da população local, criando novas cidades sustentáveis.

  • D.

    aumento e estruturação da oferta de serviços públicos como transporte e educação.

  • E.

    comprometimento da qualidade de vida das populações devido à insuficiência de serviços públicos como saneamento e transporte de massa.

Segundo a Teoria Geral da Administração, as organizações linha-staff

  • A.

    pressupõem a separação entre órgãos de execução e de consultoria.

  • B.

    são o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional.

  • C.

    favorecem a redução dos conflitos entre os órgãos de linha e de staff.

  • D.

    dificultam a integração dos trabalhadores na realização do trabalho.

  • E.

    tornam desnecessário manter o princípio da hierarquia na organização.

Na organização linear

  • A.

    há uma dependência total do subordinado em relação ao chefe.

  • B.

    os subordinados mais pontuais são promovidos para cargos de chefia.

  • C.

    a comunicação é predominantemente horizontal e informal.

  • D.

    as decisões são centralizadas no nível intermediário.

  • E.

    tende a ocorrer um inchaço nos níveis superiores da hierarquia funcional.

Nos processos organizacionais a comunicação é de grande importância. Na aplicação dos conceitos, as organizações adotam tradicionalmente metáforas em que consideram a comunicação como figura e a organização como fundo. A metáfora que iguala a comunicação ao processo de filtragem, busca, recuperação e encaminhamento da informação é a

  • A.

    do conduíte.

  • B.

    do discurso.

  • C.

    da lente.

  • D.

    da performance.

  • E.

    dos símbolos.

Processo empresarial é o conjunto de atividades relacionadas entre si com uma ou mais espécies de inputs e que cria valor para o cliente (outputs). Sua representação gráfica é feita pelo

  • A.

    Diagrama de Ishikawa.

  • B.

    Fluxograma.

  • C.

    Organograma.

  • D.

    Diagrama matriz GUT.

  • E.

    Diagrama de gestão 5W2H.

A qualidade percebida pelo público no momento de um atendimento pode conter duas dimensões: uma dimensão técnica, relacionada ao resultado do atendimento, e uma dimensão funcional, relacionada ao

  • A.

    procedimento computacional.

  • B.

    processo organizacional.

  • C.

    resultado ambiental.

  • D.

    processo emocional.

  • E.

    resultado econômico.

Liderança

I. é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de objetivo em determinada situação.

II. autocrática é aquela na qual o líder exerce sua liderança e não nega a participação aos demais liderados na escolha e/ou implementação de suas decisões.

III. democrática é aquela na qual o líder aceita e estimula a participação dos liderados na escolha de suas decisões, mas não permite a participação na implementação de suas decisões.

IV. Laissez-faire é aquela na qual o líder se afasta e deixa que os liderados ajam como bem o desejarem, decidindo por eles próprios o que devem fazer.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I e II.

A Gestão pela Qualidade Total significa

  • A.

    reestruturar de forma radical os processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho quanto ao custo dos serviços e produtos.

  • B.

    um processo contínuo de medir produtos, serviços ou processos com relação aos concorrentes mais fortes ou a líderes internacionais do setor.

  • C.

    uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível.

  • D.

    delegar poder aos funcionários para que estes possam desenvolver cada vez melhor o seu trabalho, consagrando aqueles que têm capacidade de manter e adquirir poder.

  • E.

    um processo de enxugamento de pessoal, no qual é delegada maior responsabilidade a gerentes e funcionários de níveis mais baixos, com o objetivo de diminuir a burocracia e os custos da organização.

Quando constatamos resistências generalizadas a mudanças estruturais numa organização de tipo tradicional, um dos obstáculos fundamentais é

  • A.

    o egoísmo dos indivíduos.

  • B.

    a cultura organizacional conservadora.

  • C.

    a incerteza do ambiente geral.

  • D.

    a fluidez da estrutura hierárquica.

  • E.

    a lentidão das mudanças tecnológicas.

A imagem é um grupo de representações mentais tanto afetivas quanto racionais, que um indivíduo ou um grupo de pessoas associa a uma organização, como resultado de

  • A.

    seus sucessos anteriores, de suas pretensões futuras e dos recursos disponíveis.

  • B.

    seus objetivos claramente identificados, da estrutura de suporte e das tecnologias disponibilizadas.

  • C.

    suas experiências, crenças, atitudes, sentimentos e informações.

  • D.

    suas formações, seus desejos e, principalmente, suas motivações grupais.

  • E.

    suas características de ação e da conduta interna na organização.

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