Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Várias são as definições que procuram distinguir o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Uma definição desse gerenciamento é:

  • A.

    Um conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos fornecedores, dos fabricantes, dos centros de distribuição e de estocagem, de tal forma que a comercialização possa ocorrer na quantidade, no local e nos momentos certos.

  • B.

    Um conjunto de atividades utilizadas de forma a tornar eficiente a integração dos clientes, dos acionistas e dos terceiros que representam as empresas de logística, de tal forma que a comercialização possa ocorrer na quantidade, no local e nos momentos certos.

  • C.

    A posição top down de comando hierárquico de uma empresa que atua na atividade-fim de suprir a demanda de produtos de seus clientes e de todos os seus representantes e franqueados.

  • D.

    A posição hierárquica que dá suporte à área de marketing na previsão de demanda dos estoques e das vendas dentro de uma empresa industrial, de tal forma que a comercialização ocorra, ou seja, na quantidade, no local e nos momentos certos.

  • E.

    A atribuição estratégica da alta direção de uma organização, com o objetivo de minimizar os custos e possibilitar a maior satisfação dos seus fornecedores e clientes gerando retorno puramente financeiro no curto prazo.

O projeto é a unidade elementar do planejamento, constituindo- se em um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios. Nesse sentido, pode-se dizer que, em última análise, ele visa

  • A.

    descobrir macro-soluções para questões organizacionais.

  • B.

    possibilitar uma mudança organizacional.

  • C.

    possibilitar momentos de reflexão sobre a realidade.

  • D.

    monitorar os programas operacionais prioritários à organização.

  • E.

    complementar o planejamento estratégico desenvolvido pela cúpula organizacional.

Ao examinar uma cadeia de suprimentos é possível distinguir três fluxos principais: o de materiais, o

  • A.

    dos contratos e o de informações.

  • B.

    dos serviços e o de pessoas.

  • C.

    financeiro e o de pessoas.

  • D.

    de informações e o financeiro.

  • E.

    de informações e o de pessoas.

Considere as seguintes assertivas referentes à cultura organizacional:

I. Negociar e fixar junto aos grupos componentes da estrutura organizacional os valores e crenças compartilhados que deverão sustentar o programa de cultura da organização.

II. Desenvolver as lideranças como referenciais de fixação dos elementos culturais e multiplicadores internos.

III. Acompanhar e avaliar, quando possível, o processo através de instrumentos de pesquisa de clima e de cultura organizacional, recebendo o feedback e os subsídios necessários para a introdução de eventuais ajustes.

IV. Identificar os elementos que compõem o conjunto cultural da organização, de forma a cruzar o real e o desejado.

V. Analisar e diagnosticar o perfil cultural da empresa.

São elementos essenciais para a gestão de cultura em uma organização pública:

  • A.

    I, III e V, apenas.

  • B.

    I, II, III e V, apenas.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    I, II e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

O setor de suprimentos é o responsável direto pela relação comercial entre fornecedores e consumidores. Essa relação envolve diversos agentes, tornando-se bastante complexa. Por esse motivo, merece atenção especial por parte das empresas, pois o agente fornecedor é que subsidiará − no prazo, custo e qualidade esperados − os insumos que serão utilizados nos produtos. Se esse setor não estiver atuando com regularidade, surgirão os seguintes problemas:

  • A.

    diminuição da motivação do funcionário, sistemas de controle deficitários e indefinição de especificações logísticas.

  • B.

    queda da produtividade, esforço na definição das especificações financeiras e custo vantajoso do produto final.

  • C.

    queda de produtividade, diminuição da motivação do funcionário e baixa qualidade do produto.

  • D.

    baixa qualidade do produto, alta rotatividade na manutenção dos transportes e sistemas de controle da produção superestimados.

  • E.

    especificações técnicas superadas, alta produtividade no processo e contratos com terceiros bem-sucedidos.

A principal vantagem do método de remuneração variável em comparação com a remuneração fixa como fator motivacional do trabalho em uma era de crescente competitividade é que ele

  • A.

    homogeneíza e padroniza os salários dentro da organização.

  • B.

    facilita a administração dos salários e o seu controle centralizado.

  • C.

    incentiva o espírito empreendedor e a aceitação de riscos e responsabilidades.

  • D.

    funciona como elemento de conservação da rotina e do status quo.

  • E.

    focaliza os resultados e o alcance de objetivos.

Considere as afirmações abaixo:

I. O processo de escolha de indicadores se inicia pela definição dos aspectos que se deseja avaliar ou pelas perguntas avaliativas.

II. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

III. Como ferramenta, a avaliação auxilia marginalmente a eficácia e eficiência organizacionais.

IV. A revisão de objetivos e metas em pouco se beneficia da avaliação.

V. A avaliação ocorre em paralelo às atividades de planejamento e tomada de decisões.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

  • A.

    8.900 e 8.800.

  • B.

    9.000 e 8.900.

  • C.

    9.100 e 9.200.

  • D.

    9.300 e 9.200.

  • E.

    9.200 e 9.100.

Analise as afirmações abaixo, relativas à administração de recursos humanos.

I. As unidades de informação não estão incluídas no contexto da prestação de serviços, o que leva à conclusão de que a gestão de pessoas nelas tem impacto menos decisivo do que em outras áreas.

II. Em uma economia cada vez mais baseada em serviços, a gestão de pessoas torna-se um aspecto essencial à bem sucedida concretização dos objetivos e metas da instituição.

III. A gestão de pessoas é decisiva como instrumento de controle organizacional, contribuindo para o aumento da competitividade e o engajamento dos funcionários.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    II.

  • E.

    I.

Em atividades de Organização e Métodos, há instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. O instrumento que pode alcançar um universo muito maior e com um grau de estímulo aplicado a todos os respondentes é

  • A.

    a entrevista.

  • B.

    a observação.

  • C.

    o questionário.

  • D.

    a simulação.

  • E.

    o imaginário.

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