Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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José Karisma, gestor de projetos da instituição pública ELEGE e sua equipe, traçou, em seu plano de gestão estratégica para o período 2011-2013, o projeto Gestão de Processos com o objetivo de estruturar o Escritório de Processos da instituição. Nessa fase de gestão do projeto, definiu que está incluso no projeto a definição de metodologia de gestão de processos, capacitação da equipe e a contratação de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantação das etapas de mapeamento e melhorias, identificação dos itens e medidas de controle e padronização dos seus principais processos de trabalho. Pela metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), esta fase trata do Gerenciamento

  • A. do Escopo do projeto.
  • B. da Integração do projeto.
  • C. da Qualidade do projeto.
  • D. dos Riscos do projeto.
  • E. das Aquisições do projeto.

A representação gráfica que se segue, demonstra o processo de gestão policial da segurança pública, dentro do sistema integrado de gestão da PMMG.

Analisando a figura acima, com base na Diretriz de Gestão para Resultado nº 001, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    A figura sintetiza e propõe uma visão sistêmica de funcionamento da PMMG, no sentido de demonstrar que a efetividade institucional do órgão policial é aferida pela especificidade e setorização de suas atividades.

  • B.

    O modelo de gestão corresponde à abordagem geral de atuação da PMMG e é constituído pelos diversos instrumentos administrativos (eixos articuladores) e pelo estilo de administração dos nossos gestores.

  • C.

    Os eixos estruturadores, apesar de interligados, são independentes entre si, tendo por objetivo maior agregar valor aos resultados da Organização como um todo.

  • D.

    De forma integrada, o processo reproduz a lógica de produção extrínseca com foco nas atividades desenvolvidas pelo público interno e orientada para a busca por cidades seguras e cidadãos satisfeitos.

A satisfação dos funcionários e as práticas das empresas são classificadas em quatro categorias principais: organizacional, social, psicológica e biológica. Cada categoria divide-se em diferentes indicadores específicos. Os indicadores da categoria organizacional são:

  • A.

    resultado em pesquisas de clima organizacional; investimento em educação formal e benefícios familiares.

  • B.

    atividades culturais; atividades esportivas e benefícios familiares.

  • C.

    ginástica laboral; controle de doenças e controle do estresse.

  • D.

    valorização do funcionário; apoio psicológico e desafio no trabalho.

  • E.

    tratamento ético dos funcionários; planos de carreira igualitários e clareza das políticas e procedimentos.

Conforme descrito na Diretriz de Gestão para Resultado nº 001, para atuar como instrumentos de avaliação de desempenho, devem ser criados indicadores de desempenho e de qualidade que buscam medir a eficiência, a eficácia e a efetividade. Os indicadores são instrumentos de medição do desempenho da meta, e é preciso, antes de qualquer coisa, determinar o que medir e, para isso, deve-se considerar a complexidade dos processos a serem avaliados, além da importância das informações para verificar o alcance dos objetivos e metas. Ainda de acordo com a Diretriz, de acordo com dados das Normas Internacionais ISO 11620:1998, um indicador deve buscar relacionar determinadas características.

  • A.

    4, 3, 2, 5, 1

  • B.

    2, 1, 3, 5, 4

  • C.

    3, 1, 2, 5, 4

  • D.

    1, 3, 4, 5, 2

Um processo de mudança e inovação organizacional pode ser baseado nos seguintes modelos: processo evolutivo, adaptação ou aprendizagem, processo terapêutico, processo revolucionário e processo da mudança administrada. Reengenharia organizacional, turnaround management e o poder de decidir como meios preponderantes para promover a mudança, são características do modelo

  • A.

    administrado.

  • B.

    evolutivo.

  • C.

    adaptação.

  • D.

    terapêutico.

  • E.

    revolucionário.

Um processo de coaching pode apresentar 4 etapas: estabelecendo uma relação sólida entre o coach e seu orientando; montando o futuro do orientando; revisando a bagagem de mão e traçando o plano de ação. Na etapa bagagem de mão, que representa valores, atitudes, padrões de comportamento, experiência serão revistos

  • A.

    a fim de se alcançar o futuro planejado, de forma, a saber, o que é imprescindível e o que deve ser deixado de lado.

  • B.

    para que objetivos de curto prazo sejam estabelecidos como metas alvo a serem atingidos no processo de coaching.

  • C.

    a fim de levar o orientando a vivenciar novas situações em sua vida pessoal e profissional, para que possa desenvolver novas competências.

  • D.

    para que se abra espaço para o desenvolvimento de novos repertórios de comportamentos e atitudes.

  • E.

    para uma avaliação clara do nível de interesse do orientando em desenvolver novas competências.

A Teoria Comportamental enfatiza a

  • A.

    organização lógica das tarefas e a racionalização do espaço de trabalho.

  • B.

    satisfação do trabalhador como base intrínseca da eficiência produtiva.

  • C.

    influência das pressões estruturais, tecnológicas e comportamentais sobre as atividades de uma organização.

  • D.

    influência do contexto organizacional sobre a capacidade de cooperação e aprendizado dos indivíduos.

  • E.

    importância das interrelações entre as partes de uma organização.

Como ferramenta na gestão da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito é adequado para

  • A.

    analisar processos cujas causas são suficientemente conhecidas.

  • B.

    solucionar problemas causados por brainstormings.

  • C.

    analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas.

  • D.

    ordenar as frequências das ocorrências dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

  • E.

    documentar os passos necessários para a execução de um processo qualquer.

Com relação à gestão de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.

I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo.

II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.

III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio.

IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.

V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.

Estão corretas SOMENTE

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II, III e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I, II e IV.

W. C. Schutz afirma que os grupos humanos têm três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, controle e afeição. A necessidade de controle é marcada

  • A.

    pela busca da posição de cada participante no grupo.

  • B.

    por trocas afetivas permanentes.

  • C.

    por sutis jogos de poder.

  • D.

    pela manifestação de carinho e hostilidade.

  • E.

    pelo reconhecimento das diferenças individuais.

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