Lista completa de Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
José Karisma, gestor de projetos da instituição pública ELEGE e sua equipe, traçou, em seu plano de gestão estratégica para o período 2011-2013, o projeto Gestão de Processos com o objetivo de estruturar o Escritório de Processos da instituição. Nessa fase de gestão do projeto, definiu que está incluso no projeto a definição de metodologia de gestão de processos, capacitação da equipe e a contratação de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantação das etapas de mapeamento e melhorias, identificação dos itens e medidas de controle e padronização dos seus principais processos de trabalho. Pela metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), esta fase trata do Gerenciamento
A representação gráfica que se segue, demonstra o processo de gestão policial da segurança pública, dentro do sistema integrado de gestão da PMMG.
Analisando a figura acima, com base na Diretriz de Gestão para Resultado nº 001, é CORRETO afirmar que:
A figura sintetiza e propõe uma visão sistêmica de funcionamento da PMMG, no sentido de demonstrar que a efetividade institucional do órgão policial é aferida pela especificidade e setorização de suas atividades.
O modelo de gestão corresponde à abordagem geral de atuação da PMMG e é constituído pelos diversos instrumentos administrativos (eixos articuladores) e pelo estilo de administração dos nossos gestores.
Os eixos estruturadores, apesar de interligados, são independentes entre si, tendo por objetivo maior agregar valor aos resultados da Organização como um todo.
De forma integrada, o processo reproduz a lógica de produção extrínseca com foco nas atividades desenvolvidas pelo público interno e orientada para a busca por cidades seguras e cidadãos satisfeitos.
A satisfação dos funcionários e as práticas das empresas são classificadas em quatro categorias principais: organizacional, social, psicológica e biológica. Cada categoria divide-se em diferentes indicadores específicos. Os indicadores da categoria organizacional são:
resultado em pesquisas de clima organizacional; investimento em educação formal e benefícios familiares.
atividades culturais; atividades esportivas e benefícios familiares.
ginástica laboral; controle de doenças e controle do estresse.
valorização do funcionário; apoio psicológico e desafio no trabalho.
tratamento ético dos funcionários; planos de carreira igualitários e clareza das políticas e procedimentos.
Conforme descrito na Diretriz de Gestão para Resultado nº 001, para atuar como instrumentos de avaliação de desempenho, devem ser criados indicadores de desempenho e de qualidade que buscam medir a eficiência, a eficácia e a efetividade. Os indicadores são instrumentos de medição do desempenho da meta, e é preciso, antes de qualquer coisa, determinar o que medir e, para isso, deve-se considerar a complexidade dos processos a serem avaliados, além da importância das informações para verificar o alcance dos objetivos e metas. Ainda de acordo com a Diretriz, de acordo com dados das Normas Internacionais ISO 11620:1998, um indicador deve buscar relacionar determinadas características.
4, 3, 2, 5, 1
2, 1, 3, 5, 4
3, 1, 2, 5, 4
1, 3, 4, 5, 2
Um processo de mudança e inovação organizacional pode ser baseado nos seguintes modelos: processo evolutivo, adaptação ou aprendizagem, processo terapêutico, processo revolucionário e processo da mudança administrada. Reengenharia organizacional, turnaround management e o poder de decidir como meios preponderantes para promover a mudança, são características do modelo
administrado.
evolutivo.
adaptação.
terapêutico.
revolucionário.
Um processo de coaching pode apresentar 4 etapas: estabelecendo uma relação sólida entre o coach e seu orientando; montando o futuro do orientando; revisando a bagagem de mão e traçando o plano de ação. Na etapa bagagem de mão, que representa valores, atitudes, padrões de comportamento, experiência serão revistos
a fim de se alcançar o futuro planejado, de forma, a saber, o que é imprescindível e o que deve ser deixado de lado.
para que objetivos de curto prazo sejam estabelecidos como metas alvo a serem atingidos no processo de coaching.
a fim de levar o orientando a vivenciar novas situações em sua vida pessoal e profissional, para que possa desenvolver novas competências.
para que se abra espaço para o desenvolvimento de novos repertórios de comportamentos e atitudes.
para uma avaliação clara do nível de interesse do orientando em desenvolver novas competências.
A Teoria Comportamental enfatiza a
organização lógica das tarefas e a racionalização do espaço de trabalho.
satisfação do trabalhador como base intrínseca da eficiência produtiva.
influência das pressões estruturais, tecnológicas e comportamentais sobre as atividades de uma organização.
influência do contexto organizacional sobre a capacidade de cooperação e aprendizado dos indivíduos.
importância das interrelações entre as partes de uma organização.
Como ferramenta na gestão da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito é adequado para
analisar processos cujas causas são suficientemente conhecidas.
solucionar problemas causados por brainstormings.
analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas.
ordenar as frequências das ocorrências dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
documentar os passos necessários para a execução de um processo qualquer.
Com relação à gestão de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.
I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo.
II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.
III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio.
IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.
V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.
Estão corretas SOMENTE
II, III e IV.
I, II, III e V.
I, IV e V.
II e III.
I, II e IV.
W. C. Schutz afirma que os grupos humanos têm três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, controle e afeição. A necessidade de controle é marcada
pela busca da posição de cada participante no grupo.
por trocas afetivas permanentes.
por sutis jogos de poder.
pela manifestação de carinho e hostilidade.
pelo reconhecimento das diferenças individuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...