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O modelo de gestão de pessoas é a maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, sendo composto por processos e práticas, que são classificados quanto a sua natureza, objetivos e parâmetros em três categorias: movimentação, desenvolvimento e valorização. As práticas de capacitação, carreira e desempenho das pessoas estão vinculadas
à categoria movimentação.
à categoria desenvolvimento.
à categoria valorização.
às categorias movimentação e valorização.
às categorias desenvolvimento e valorização.
A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que
o foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva.
as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.
as mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade.
se baseia em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional.
a cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.
Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo.
I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança.
II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização.
III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados.
IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas.
V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança.
Estão corretas SOMENTE
I e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I, II, III e V.
III e IV.
Com relação ao conceito de cultura organizacional é correto afirmar que ela
é o resultado de um acordo entre líderes e colaboradores que se expressa em normas formais que todos os membros da organização devem cumprir.
expressa-se através de rituais, mitos, hábitos e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização.
resulta de um longo processo de adaptação às influências ambientais. As mudanças na cultura da organização dependem de mudanças nos fatores externos.
expressa os valores e o estilo de ação dos seus líderes e são necessariamente incorporados pelos subordinados.
refere-se ao conjunto de competências, atribuições e tarefas que se expres-sam em normas e regulamentos, e definem o tipo de visão, missão e estratégias de uma organização.
Com relação à cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo:
I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa.
II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam.
III. Premissas básicas são como os membros se comportam, interagem e trabalham no cotidiano da organização.
IV. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização.
V. O poder numa organização depende apenas do controle das estruturas formais da organização.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I e IV.
II e III.
I, II, III e V.
I, II e IV.
III, IV e V.
O desenho departamental, ou departamentalização, apresenta uma variedade de tipos, dentre eles o
linear.
staff.
funcional.
programático.
empresarial.
Como ferramenta na gestão da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito é adequado para
analisar processos cujas causas são suficientemente conhecidas.
solucionar problemas causados por brainstormings.
analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas.
ordenar as frequências das ocorrências dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
documentar os passos necessários para a execução de um processo qualquer.
Com relação à cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo:
I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa.
II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam.
III. Premissas básicas são como os membros se comportam, interagem e trabalham no cotidiano da organização.
IV. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização.
V. O poder numa organização depende apenas do controle das estruturas formais da organização.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
I e IV.
II e III.
I, II, III e V.
I, II e IV.
III, IV e V.
Em relação à administração de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais, analise as afirmativas abaixo.
I. A gestão de pessoas depende de vários aspectos da organização, como cultura, estrutura, ambiente, tipo de negócio, tecnologia utilizada, entre outros.
II. Os estilos gerenciais não influem diretamente na gestão das pessoas, pois os funcionários têm suas reações moldadas pela cultura organizacional sob a qual atuam.
III. A gestão de pessoas é um instrumento de controle e deve basear-se na visão estruturalista do ser humano, compreendendo-o como um recurso organizacional necessário ao cumprimento dos objetivos estipulados para a empresa.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
A equipe de gestores da instituição pública ELEGE definiu que sua missão é garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia. Seus objetivos estratégicos são organizados sob quatro níveis de perspectivas: a sociedade, processos internos, pessoas e infraestrutura. No entanto, é preciso analisar o ambiente em que a instituição atua de modo que o Mapa Estratégico e suas ações estejam alinhados com o cenário. Nesse contexto, analise:
I. Oportunidades são aspectos externos, atuais ou futuros que, se aproveitados pela organização, podem influenciá-la positivamente.
II. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não equacionadas, minimizadas ou evitadas pela instituição, podem afetá-la negativamente.
III. Forças são características internas da instituição, materiais ou não, que podem ser aproveitadas para otimizar seu desempenho.
IV. Fraquezas são características internas da organização que devem ser reduzidas ou eliminadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
É correto o que consta em
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