Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre Planejamento Estratégico, considere os seguintes fatores:

I. A participação do Presidente.

II. Um firme comprometimento da alta direção.

III. Um bom sistema de coleta e análise de dados.

IV. Um sólido conhecimento do Gerenciamento da Rotina.

V. Divulgação das metas estabelecidas por toda a Empresa.

O sucesso de um Planejamento Estratégico implica, necessariamente, os requisitos discriminados em

  • A.

    I, II, III, IV e V.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, II, IV e V.

  • D.

    V.

  • E.

    III, IV e V.

Tipo de estrutura organizacional em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém:

  • A.

    gerencial.

  • B.

    funcional.

  • C.

    staff.

  • D.

    linear.

  • E.

    operacional.

Para uma eficiente gestão de estoques, é importante calcular a previsão de consumo para os períodos seguintes. Entre os métodos de previsão de consumo, o método da média móvel tem a DESVANTAGEM de

  • A.

    reduzir a previsão dos valores ocorridos, se a tendência de consumo for crescente.

  • B.

    elevar a previsão dos valores ocorridos, se a tendência de consumo for crescente.

  • C.

    elevar a influência dos valores extremos no resultado final.

  • D.

    reduzir a influência dos valores extremos no resultado final.

  • E.

    apresentar uma reação muito rápida da previsão diante dos valores atuais, se o número de períodos for grande.

Tratando do Planejamento Estratégico orientado a Resultados, ferramenta gerencial que possibilita o estabelecimento da trajetória a ser seguida pela organização, a Diretriz de Gestão para Resultado nº 001 define que as principais fases do processo de planejamento são:

  • A.

    Levantamento de informações, Metas preliminares, Objetivos principais e específicos, Execução, Avaliação de resultados.

  • B.

    Análise preliminar de escopo, Estrutura Operacional, Desenvolvimento, Coordenação e Análise de Resultados.

  • C.

    Informações preliminares, Avaliação de riscos, Metas principais e específicas, Coordenação e Controle.

  • D.

    Diagnóstico estratégico, Definição da Estratégia e Objetivos, Implementação da Estratégia, Monitoramento e Controle.

O mecanismo de análise de ambientes, conhecido como análise SWOT possibilita planejar, a partir de perspectivas positivas e negativas, tanto no ambiente interno quanto externo da organização. O cruzamento de oportunidades e fraquezas no que se refere ao universo organizacional apresenta como resultado

  • A.

    vantagem competitiva.

  • B.

    manutenção do próprio negócio.

  • C.

    bases para modificação no ambiente interno.

  • D.

    modificação do ambiente externo, para torná-lo favorável.

  • E.

    vantagem internamente competitiva.

Para realizar o diagnóstico do fluxo de informações existente entre elementos da cadeia cliente-fornecedor, que alcance a execução das atividades de uma organização, é recomendável preferencialmente utilizar a técnica denominada

  • A.

    SWOT.

  • B.

    brainstorming.

  • C.

    avaliação 360°.

  • D.

    reengenharia.

  • E.

    mapeamento de Processos.

Exercer a liderança numa organização é

  • A.

    colocar os funcionários para trabalharem.

  • B.

    obter dos funcionários os resultados acordados e esperados.

  • C.

    fazer com que os funcionários façam algo que você está convencido que deva ser feito.

  • D.

    fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito.

  • E.

    manter funcionários que ajam e trabalhem como funcionários.

A gestão de processos visa

  • A.

    à definição clara da cadeia hierárquica funcional de uma organização.

  • B.

    à otimização das atividades na utilização dos recursos da organização.

  • C.

    ao aumento da eficácia na tomada de decisões em contextos estratégicos críticos.

  • D.

    à redução dos contenciosos jurídicos que podem afetar a produtividade da organização.

  • E.

    à valorização de um processo organizacional mais centrado nos relacionamentos pessoais humanizados.

Considere as características abaixo.

I. Resulta da estrutura tradicional mais a estrutura por projetos.

II. Contempla dois tipos de autoridade: funcional e hierárquica.

III. A autoridade maior é dividida entre a Presidência (cunho político) e o titular da área de projetos (cunho técnico).

IV. A sensação de “duas chefias” é permanente.

V. Permite maior mobilidade e flexibilidade que as outras, mas é mais difícil de implementar.

VI. Difícil conciliar as duas estruturas.

VII. Podem ocorrer atritos por questões de jurisdição.

No âmbito da organização e métodos, trata-se da estrutura organizacional representada pelo organograma

  • A.

    em barras.

  • B.

    de relacionamento.

  • C.

    clássico.

  • D.

    funcional.

  • E.

    matricial.

  • A.

    Carta de Controle.

  • B.

    Diagrama de Ishikawa.

  • C.

    Gráfico Espinha de Peixe.

  • D.

    Histograma.

  • E.

    Gráfico de Pareto.

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