Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O estado de ânimo coletivo que os colaboradores de uma organização demonstram em dado momento é denominado

  • A.

    brainstorming.

  • B.

    cultura organizacional.

  • C.

    ciclos temporais.

  • D.

    clima interno.

  • E.

    benchmarking.

Trata-se de técnica de treinamento que é empregada em círculos de controle de qualidade (CCQ). O coordenador do grupo apresenta um determinado problema e o objetivo é fazer com que o grupo participe e que isso leve a uma coesão grupal para solução. A motivação do grupo é a própria participação para a solução de casos. Esta técnica de treinamento é denominada

  • A.

    painel.

  • B.

    psicodrama.

  • C.

    estudo de caso.

  • D.

    seminário.

  • E.

    brainstorming.

Bion diz que quando um grupo se reúne constitui simultaneamente dois grupos simbólicos: grupo

  • A.

    de trabalho ou refinado e grupo primitivo.

  • B.

    informal e grupo formal.

  • C.

    social e grupo formal.

  • D.

    ocasional e grupo social.

  • E.

    social ou interpessoal e grupo ocasional.

Trata-se de

  • A.

    uma carta de controle.

  • B.

    um gráfico de dispersão.

  • C.

    uma carta de tendências.

  • D.

    um gráfico de Ishikawa.

  • E.

    um gráfico de Pareto.

Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, deve-se

  • A.

    decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vários possíveis.

  • B.

    definir as atividades necessárias para desenvolvimento do produto a ser entregue.

  • C.

    detalhar o escopo e os requisitos básicos do projeto.

  • D.

    elaborar detalhadamente as informações sobre o projeto.

  • E.

    escolher as pessoas certas para a implantação e avaliação do projeto.

Na captação de pessoas, a abordagem por competências realiza a análise

  • A.

    da adequação da pessoa ao cargo por meio de entrevistas que utilizam somente perguntas fechadas e instigativas.

  • B.

    da trajetória profissional para avaliar a maturidade profissional e o ritmo de desenvolvimento.

  • C.

    e observação direta da aplicação das competências técnicas do candidato para o cargo.

  • D.

    da adequação das pessoas às condições dos contratos de vínculos emocionais propostas pela empresa.

  • E.

    do nível de energia emocional e maturidade profissional do candidato para estabelecer para si objetivos arrojados.

A entrevista não-diretiva caracteriza-se por ser uma entrevista

  • A.

    que apresenta um roteiro no qual o entrevistador faz perguntas abertas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas.

  • B.

    cuja sequência e orientação fica a critério de cada entrevistador, que caminha dentro da linha de menor resistência ou da extensão de assuntos, sem se preocupar com sequência ou roteiro, mas com nível e profundidade que a entrevista pode alcançar.

  • C.

    que busca conhecer certos conceitos pessoais dos candidatos e que demandam certa liberdade para que o entrevistador possa captá-los adequadamente.

  • D.

    com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem respostas abertas, ou seja, resposta livre por parte do candidato.

  • E.

    que obtém somente respostas fechadas por parte dos candidatos.

Analise:

I. A missão é uma orientação atemporal, a razão de ser, o motivo da existência de uma organização.

II. A missão é uma orientação temporal, a razão ser de uma organização.

III. A missão é uma orientação temporal, determinando onde a organização deseja chegar.

Considerando as etapas do Planejamento Estratégico, está correto o que consta APENAS em

  • A.

    II e III.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I.

No método de gestão por processos, as atividades correspondem a

  • A.

    trabalhos executados tipicamente por um departamento ou pessoa.

  • B.

    conjuntos de tarefas que iniciam e terminam com o cliente externo.

  • C.

    grupos de tarefas da empresa que envolvem um ou mais departamentos.

  • D.

    conjuntos de processos críticos para o andamento do negócio e a satisfação do cliente.

  • E.

    interfaces entre os processos de um mesmo nível na organização.

A gestão de desempenho tem como proposta

  • A.

    a definição de metas e objetivos; recursos necessários e indicadores de desempenho; o acompanhamento das atividades e a avaliação dos resultados.

  • B.

    um processo contínuo de mútua avaliação entre os níveis hierárquicos e, mesmo, entre membros da organização e seus clientes.

  • C.

    a análise integrada dos pontos fortes e fracos da organização, das oportunidades e das ameaças externas, resultando na elaboração de um cenário dentro do qual é avaliado o desempenho da organização.

  • D.

    a definição de tetos de gastos, a responsabilização individualizada dos funcionários e a cobrança anual de resultados.

  • E.

    avaliar o desempenho da organização em relação a quatro fatores: o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.

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