Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por

  • A.

    privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.

  • B.

    enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papéis sistêmicos.

  • C.

    propor um modelo de gestão que compatibilize os objetivos pessoais e organizacionais.

  • D.

    focalizar os fatores emocionais sobre os técnicos e físicos como motivadores do trabalho eficiente.

  • E.

    valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfação pessoal como fator de produtividade no trabalho.

A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por

  • A.

    privilegiar a relação da empresa com o ambiente em relação às técnicas administrativas.

  • B.

    enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papéis sistêmicos.

  • C.

    propor um modelo de gestão que compatibilize os objetivos pessoais e organizacionais.

  • D.

    focalizar os fatores emocionais sobre os técnicos e físicos como motivadores do trabalho eficiente.

  • E.

    valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfação pessoal como fator de produtividade no trabalho.

Na gestão estratégica, é importante uma avaliação das competências das pessoas, pois estas impulsionam as organizações e, quando reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores, são denominadas

  • A.

    distintivas.

  • B.

    essenciais.

  • C.

    de suporte.

  • D.

    dinâmicas.

  • E.

    de unidades de negócio.

Uma característica essencial do planejamento estratégico é

  • A.

    focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.

  • B.

    potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.

  • C.

    ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.

  • D.

    evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.

  • E.

    centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.

Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:

  • A.

    análise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.

  • B.

    análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.

  • C.

    determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.

  • D.

    formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.

  • E.

    determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.

Uma característica essencial do planejamento estratégico é

  • A.

    focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo.

  • B.

    potencializar o efeito sinérgico das competências organizacionais.

  • C.

    ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organização.

  • D.

    evitar as incertezas ambientais por meio de estratégias detalhadas de ações táticas.

  • E.

    centralizar o planejamento nos níveis gerenciais, evitando a descentralização de ações.

Gestão estratégica por competências implica

  • A.

    mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.

  • B.

    focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.

  • C.

    integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.

  • D.

    adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.

  • E.

    incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.

Na elaboração do planejamento estratégico as três etapas iniciais são, sequencialmente:

  • A.

    análise ambiental externa, formulação de alternativas e determinação dos objetivos.

  • B.

    análise organizacional interna, análise ambiental externa e determinação dos objetivos.

  • C.

    determinação dos objetivos, formulação de alternativas e avaliação dos resultados.

  • D.

    formulação de alternativas, elaboração do planejamento e avaliação dos resultados.

  • E.

    determinação dos objetivos, análise ambiental externa e análise organizacional interna.

Gestão estratégica por competências implica

  • A.

    mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.

  • B.

    focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.

  • C.

    integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.

  • D.

    adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.

  • E.

    incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.

O levantamento de necessidades de treinamento representa

  • A.

    a maneira de mensurar se o desempenho dos colaboradores está dentro daquilo que foi definido nas descrições de cargo, assim como da possibilidade de se alinhar o desejo dos colaboradores às possibilidades de desenvolvimento que a empresa possa oferecer.

  • B.

    uma avaliação das condições das estruturas organizacionais e dos recursos presentes na empresa, que podem impactar o desempenho das pessoas, bem como do ambiente de trabalho.

  • C.

    uma avaliação das condições emocionais de cada colaborador, dos recursos de trabalho oferecidos pelo mercado e do clima organizacional.

  • D.

    uma avaliação das condições de produção e de produtividade da empresa, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.

  • E.

    a etapa primordial para o estabelecimento dos objetivos de aprendizagem a serem alcançados com a implantação dos processos de avaliação de desempenho.

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