Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O principal propósito da técnica de treinamento de sensibilidade é

  • A.

    apresentar um tema para debate mais aprofundado.

  • B.

    aumentar a produtividade dos trabalhadores na operação das máquinas.

  • C.

    ensinar a dinâmica do comportamento eficaz e ineficaz de grupo.

  • D.

    permitir o treinando decompor conteúdos emocionais em sequências ordenadas.

  • E.

    informar o treinando o comportamento certo e errado que apresenta no desempenho de suas atividades técnicas.

São métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual

  • A.

    tutoria, acompanhamento e mentoring.

  • B.

    simpósios, painéis e tutoria.

  • C.

    rotação de cargos, posições de assessoria e atribuição de comissões.

  • D.

    exercícios de simulação, cursos e seminários.

  • E.

    cursos, seminários e exercícios de simulação.

Os processos que objetivam o desenvolvimento das pessoas e da organização são mais sensíveis à abordagem por competências. Primeiramente, pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional da pessoa como capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis

  • A.

    de alta complexidade.

  • B.

    primários de complexidade.

  • C.

    secundários de complexidade.

  • D.

    crescentes de complexidade.

  • E.

    de baixa complexidade.

A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem

  • A.

    garantir que todos os subordinados opinarão de forma anônima sobre o desempenho profissional do gerente.

  • B.

    assegurar o ajustamento dos funcionários às variadas demandas de seu ambiente de trabalho e parceiros.

  • C.

    proporcionar uma adequada adaptação do funcionário avaliado às expectativas dos dirigentes da organização.

  • D.

    permitir que todos os membros de uma equipe de trabalho avaliem o trabalho dos seus parceiros.

  • E.

    assegurar uma avaliação bem focalizada por parte da comissão designada para tal pela direção.

Exercer a liderança numa organização é

  • A.

    colocar os funcionários para trabalharem.

  • B.

    obter dos funcionários os resultados acordados e esperados.

  • C.

    fazer com que os funcionários façam algo que você está convencido que deva ser feito.

  • D.

    fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito.

  • E.

    manter funcionários que ajam e trabalhem como funcionários.

Cultura organizacional

I. é a maneira tradicional de pensar e fazer compartilhada por todos os membros de uma organização.

II. refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros que distingue a organização das demais organizações.

III. exprime as estratégias das lideranças atuais de uma organização que, pela capacidade de impor determinados valores aos membros, fazem com que esses valores passem a impregnar todas as práticas da organização.

IV. tem como essência a maneira como a organização atua, como trata os clientes e empregados e o grau de autonomia e liberdade que existe nos departamentos ou escritórios.

V. tem seus valores sempre compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e, por basear-se na tradição, toda cultura organizacional é forte.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    III e V.

Numa organização construída sob uma cultura organizacional tradicional predominam os processos motivacionais

  • A.

    preventivos e positivos.

  • B.

    preventivos e negativos.

  • C.

    profiláticos e neutros.

  • D.

    corretivos e negativos.

  • E.

    corretivos e positivos.

Em uma organização, toda atividade ou benefício, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulte na posse de algum bem, é denominada

  • A.

    especialidade.

  • B.

    serviço.

  • C.

    conveniência.

  • D.

    sistema.

  • E.

    processo.

Na fase de iniciação de um projeto, antes de tudo, deve-se

  • A.

    decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vários possíveis.

  • B.

    definir as atividades necessárias para desenvolvimento do produto a ser entregue.

  • C.

    detalhar o escopo e os requisitos básicos do projeto.

  • D.

    elaborar detalhadamente as informações sobre o projeto.

  • E.

    escolher as pessoas certas para a implantação e avaliação do projeto.

O planejamento da alta administração é o

  • A.

    intermediário.

  • B.

    analítico.

  • C.

    estratégico.

  • D.

    operacional.

  • E.

    holístico.

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