Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O planejamento é um processo dinâmico e interativo, que pode ser dividido em várias fases. Assim,

  • A.

    o processo de planejamento inicia-se pela elaboração do plano.

  • B.

    o diagnóstico é a última fase do planejamento.

  • C.

    as formas de acompanhamento e controle estão relacionadas à elaboração do diagnóstico.

  • D.

    a definição de metas e prioridades é posterior à elaboração do plano, precedendo o diagnóstico.

  • E.

    a elaboração do plano é precedida pela análise dos dados e informações obtidos.

Na gestão de pessoas do quadro próprio de uma organização, a avaliação de desempenho em 360 graus consiste na

  • A.

    avaliação dos superiores pelos subordinados, objetivando o aumento da produtividade.

  • B.

    construção de indicadores do desempenho de todos os funcionários de um mesmo nível hierárquico dentro de uma organização.

  • C.

    construção de redes sociométricas das relações interpessoais, num determinado setor da organização visando a melhoria do clima organizacional.

  • D.

    comparação da produtividade de todos os funcionários de um mesmo setor, tendo como objetivo a implementação de um processo de benchmarking.

  • E.

    avaliação da organização pelos colaboradores, incluindo os superiores imediatos, os subordinados diretos, clientes, fornecedores, assim como a percepção que cada um tem de si mesmo.

Empreender, realizar ou agir coletivamente, sem um comando explícito, é uma utopia sempre cogitada nos processos gerenciais de obras e projetos. A organização concebida para esse desafio é uma estrutura plana, quase sem hierarquia, multiforme e pouco estável. Cada nó corresponde a um indivíduo ou micro organização, que age sem depender de comando externo. É auto motivada, agregando e desagregando pessoal livremente, necessitando porém ser constantemente emulada para existir. Essa estrutura gerencial denomina-se

  • A.

    feedback.

  • B.

    paradigma.

  • C.

    coordenação orgânica.

  • D.

    reengenharia.

  • E.

    rede.

Para uma eficaz administração de contratos, o gestor ou administrador deve seguir algumas orientações básicas, EXCETO:

  • A.

    O processo de administração contratual começa antes mesmo da entrada em vigor do contrato, pois requer planejamento e consequente levantamento de riscos.

  • B.

    O contrato deve conter o escopo detalhado por meio do memorial descritivo da obra, critérios gerais dos serviços, definições de limites de responsabilidades, projetos e desenhos.

  • C.

    Para a preparação de um contrato, é fundamental atentar para que se tenha uma especificação técnica genérica, de modo a permitir alterações durante a execução do objeto contratual.

  • D.

    Uma boa gestão econômica de um contrato é possível com a utilização de um escopo bem definido, uma planilha de quantidades e preços bem detalhada, critérios de medição claros e uma boa fiscalização de campo.

  • E.

    O gestor do contrato deve inserir no instrumento contratual cláusulas de obrigações, garantias, penalizações, multas, bonificações, sigilo, entrada e saída de bens, recebimento da obra, dentre outras cláusulas específicas.

A necessidade de considerar as mudanças que ocorrem nos cenários, ou a cultura organizacional em um determinado momento, e as características dos liderados está relacionada ao tipo de liderança

  • A.

    Liberal.

  • B.

    Situacional.

  • C.

    Participativa.

  • D.

    Autocrática.

  • E.

    Democrática.

A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem

  • A.

    garantir que todos os subordinados opinarão de forma anônima sobre o desempenho profissional do gerente.

  • B.

    assegurar o ajustamento dos funcionários às variadas demandas de seu ambiente de trabalho e parceiros.

  • C.

    proporcionar uma adequada adaptação do funcionário avaliado às expectativas dos dirigentes da organização.

  • D.

    permitir que todos os membros de uma equipe de trabalho avaliem o trabalho dos seus parceiros.

  • E.

    assegurar uma avaliação bem focalizada por parte da comissão designada para tal pela direção.

Um sistema de gestão estratégica de pessoas por competências, para ser efetivo, deve

  • A.

    enfatizar as competências individuais em relação aos objetivos organizacionais.

  • B.

    compensar financeiramente os colaboradores com competências exclusivamente orientadas para os objetivos da empresa.

  • C.

    compatibilizar a realização das estratégias da empresa com a capacitação e o reconhecimento das pessoas.

  • D.

    privilegiar a criatividade individual em relação às competências técnicas dos colaboradores.

  • E.

    definir democraticamente os objetivos organizacionais e as competências individuais requeridas.

No processo de gestão do marketing de serviços, a técnica de pesquisa de compreensão da satisfação dos clientes, em que a empresa contrata pesquisadores para utilizarem seus serviços, pesquisadores estes que não serão identificados pelos atendentes de marketing, é denominada:

  • A.

    Venda.

  • B.

    Grupos de foco.

  • C.

    Compra direta.

  • D.

    Compra misteriosa.

  • E.

    Painel de clientes.

A criação de diversos cenários no processo de planejamento estratégico é fundamental para que a organização possa

  • A. compensar a falta de cultura cooperativa dos funcionários.
  • B. combater os efeitos sinérgicos derivados de uma visão estratégica crítica.
  • C. eliminar a indefinição quanto a sua missão secundária.
  • D. lidar com a incerteza ambiental que a envolve.
  • E. reduzir o conhecimento tácito necessário ao planejamento estratégico.

Como recurso para a implantação do planejamento estratégico, o Balanced Scorecard

  • A. procura subordinar as missões de cada funcionário aos objetivos estratégicos dos membros da direção da organização.
  • B. foca o equilíbrio entre objetivos estratégicos pessoais e as metas gerais da organização.
  • C. implica a criação de uma série de indicadores de desempenho voltados para a realização dos objetivos estratégicos da organização.
  • D. define os objetivos táticos da organização com base na avaliação mútua de todos os funcionários, os parceiros e os clientes.
  • E. desenvolve o equilíbrio entre as habilidades e os comportamentos dos funcionários necessários a um bom clima organizacional.
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