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O planejamento é um processo dinâmico e interativo, que pode ser dividido em várias fases. Assim,
o processo de planejamento inicia-se pela elaboração do plano.
o diagnóstico é a última fase do planejamento.
as formas de acompanhamento e controle estão relacionadas à elaboração do diagnóstico.
a definição de metas e prioridades é posterior à elaboração do plano, precedendo o diagnóstico.
a elaboração do plano é precedida pela análise dos dados e informações obtidos.
Na gestão de pessoas do quadro próprio de uma organização, a avaliação de desempenho em 360 graus consiste na
avaliação dos superiores pelos subordinados, objetivando o aumento da produtividade.
construção de indicadores do desempenho de todos os funcionários de um mesmo nível hierárquico dentro de uma organização.
construção de redes sociométricas das relações interpessoais, num determinado setor da organização visando a melhoria do clima organizacional.
comparação da produtividade de todos os funcionários de um mesmo setor, tendo como objetivo a implementação de um processo de benchmarking.
avaliação da organização pelos colaboradores, incluindo os superiores imediatos, os subordinados diretos, clientes, fornecedores, assim como a percepção que cada um tem de si mesmo.
Empreender, realizar ou agir coletivamente, sem um comando explícito, é uma utopia sempre cogitada nos processos gerenciais de obras e projetos. A organização concebida para esse desafio é uma estrutura plana, quase sem hierarquia, multiforme e pouco estável. Cada nó corresponde a um indivíduo ou micro organização, que age sem depender de comando externo. É auto motivada, agregando e desagregando pessoal livremente, necessitando porém ser constantemente emulada para existir. Essa estrutura gerencial denomina-se
feedback.
paradigma.
coordenação orgânica.
reengenharia.
rede.
Para uma eficaz administração de contratos, o gestor ou administrador deve seguir algumas orientações básicas, EXCETO:
O processo de administração contratual começa antes mesmo da entrada em vigor do contrato, pois requer planejamento e consequente levantamento de riscos.
O contrato deve conter o escopo detalhado por meio do memorial descritivo da obra, critérios gerais dos serviços, definições de limites de responsabilidades, projetos e desenhos.
Para a preparação de um contrato, é fundamental atentar para que se tenha uma especificação técnica genérica, de modo a permitir alterações durante a execução do objeto contratual.
Uma boa gestão econômica de um contrato é possível com a utilização de um escopo bem definido, uma planilha de quantidades e preços bem detalhada, critérios de medição claros e uma boa fiscalização de campo.
O gestor do contrato deve inserir no instrumento contratual cláusulas de obrigações, garantias, penalizações, multas, bonificações, sigilo, entrada e saída de bens, recebimento da obra, dentre outras cláusulas específicas.
A necessidade de considerar as mudanças que ocorrem nos cenários, ou a cultura organizacional em um determinado momento, e as características dos liderados está relacionada ao tipo de liderança
Liberal.
Situacional.
Participativa.
Autocrática.
Democrática.
A avaliação de desempenho 360° tem como principal vantagem
garantir que todos os subordinados opinarão de forma anônima sobre o desempenho profissional do gerente.
assegurar o ajustamento dos funcionários às variadas demandas de seu ambiente de trabalho e parceiros.
proporcionar uma adequada adaptação do funcionário avaliado às expectativas dos dirigentes da organização.
permitir que todos os membros de uma equipe de trabalho avaliem o trabalho dos seus parceiros.
assegurar uma avaliação bem focalizada por parte da comissão designada para tal pela direção.
Um sistema de gestão estratégica de pessoas por competências, para ser efetivo, deve
enfatizar as competências individuais em relação aos objetivos organizacionais.
compensar financeiramente os colaboradores com competências exclusivamente orientadas para os objetivos da empresa.
compatibilizar a realização das estratégias da empresa com a capacitação e o reconhecimento das pessoas.
privilegiar a criatividade individual em relação às competências técnicas dos colaboradores.
definir democraticamente os objetivos organizacionais e as competências individuais requeridas.
No processo de gestão do marketing de serviços, a técnica de pesquisa de compreensão da satisfação dos clientes, em que a empresa contrata pesquisadores para utilizarem seus serviços, pesquisadores estes que não serão identificados pelos atendentes de marketing, é denominada:
Venda.
Grupos de foco.
Compra direta.
Compra misteriosa.
Painel de clientes.
A criação de diversos cenários no processo de planejamento estratégico é fundamental para que a organização possa
Como recurso para a implantação do planejamento estratégico, o Balanced Scorecard
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