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Com relação ao método PDCA, considere as afirmativas abaixo.
I. A primeira etapa do PDCA exige o estabelecimento de metas e procedimentos técnicos aptos a alcançar os resultados propostos.
II. A fase C do ciclo PDCA exige a punição severa dos erros cometidos na fase de execução.
III. A terceira etapa do ciclo PDCA compreende a correção dos processos que não alcançaram os resultados desejados.
IV. A fase de execução do planejado também implica a formação e o treinamento dos funcionários para a correta realização das metas estipuladas.
V. O ciclo PDCA visa a melhoria contínua dos processos e a normalização dos procedimentos mais eficientes.
Está correto o que se afirma APENAS em
Entre as funções administrativas no processo organizacional, o controle compreende a
O método de avaliação de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que são avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traços de personalidade é denominado
listas de verificação.
escolha forçada.
misto.
incidentes críticos.
pesquisa de campo.
O planejamento estratégico em empresas de grande porte deve
integrar os três níveis, corporativo, empresarial e funcional, em um único processo, para aproveitar as sinergias.
definir claramente os níveis corporativo, empresarial e funcional no processo de planejamento.
enfatizar a predominância do nível funcional sobre o nível corporativo no processo de elaboração do planejamento.
desenvolver o planejamento estratégico de marketing e o planejamento operacional de marketing como um único processo.
limitar-se à definição, avaliação e seleção das áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer.
Avaliar o desempenho por meio do método de 360° graus implica a seguinte condição:
todos os envolvidos no processo de avaliação devem apresentar elevado grau de maturidade emocional para que possam de forma efetiva contribuir no processo de feedback para com a população que será alvo deste processo de avaliação.
os responsáveis pela avaliação serão representados por todos aqueles interessados no processo de avaliação de desempenho, tanto agentes internos, quanto externos (stakeholders).
os colaboradores alvo deste processo de avaliação de desempenho devem demonstrar compreensão sobre todos os fatores de desempenho que serão avaliados.
os avaliadores devem passar por um processo de treinamento que os habilitará a compreender como avaliar as competências que serão alvo do processo de avaliação.
a prática do consenso em colegiado entre stakeholders e demais envolvidos, para que possam juntos oferecer feedback ao avaliado com dados e fatos e de maneira justa.
Padrões de trabalho podem ser considerados uma variação do método comparativo de avaliação do desempenho, porque consiste:
na idéia central de que o superior imediato precisa obedecer critérios rígidos de comparação dos desempenhos dos seus colaboradores, evitando a propensão efeito de halo. (Borudreau, 2011)
na definição clara dos comportamentos esperados que cada trabalhador deverá apresentar em suas funções. (Drucker, 1964)
em substituir a administração do desempenho por uma administração participativa e focada em objetivos. (Drucker, 1955)
na ideia central de que todo ser humano prefere comparar-se às outras pessoas no ambiente de trabalho, para que desta forma possam ajustar seu desempenho. (Milkovich, 2000)
no estabelecimento de metas de trabalho e administração para as pessoas da organização, destinadas a melhorar a produtividade. (Oberg, 1997)
A avaliação objetiva de um programa de treinamento é de responsabilidade do
supervisor imediato dos treinandos.
gestor mediato dos treinandos.
instrutor de treinamento.
analista de treinamento.
próprio treinando que observará a melhoria do seu desempenho no trabalho.
O planejamento é o oposto
da improvisação.
da previsão.
da racionalidade.
da redução de riscos.
do equilíbrio.
A característica básica da departamentalização funcional é
Uma gestão adequada do desempenho em uma organização pressupõe que
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