Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Com relação ao método PDCA, considere as afirmativas abaixo.

I. A primeira etapa do PDCA exige o estabelecimento de metas e procedimentos técnicos aptos a alcançar os resultados propostos.

II. A fase C do ciclo PDCA exige a punição severa dos erros cometidos na fase de execução.

III. A terceira etapa do ciclo PDCA compreende a correção dos processos que não alcançaram os resultados desejados.

IV. A fase de execução do planejado também implica a formação e o treinamento dos funcionários para a correta realização das metas estipuladas.

V. O ciclo PDCA visa a melhoria contínua dos processos e a normalização dos procedimentos mais eficientes.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. I e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, III, IV e V.

Entre as funções administrativas no processo organizacional, o controle compreende a

  • A. emissão de ordens, instruções, comunicação, motivação, liderança e coordenação.
  • B. definição de objetivos, o diagnóstico da situação e um prognóstico a partir das informações diagnosticadas.
  • C. definição de missão, visão, metas estratégicas e cenários prospectivos.
  • D. definição de padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva.
  • E. definição de metas, controle de processos, correção de procedimentos e feedback do processo.

O método de avaliação de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que são avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traços de personalidade é denominado

  • A.

    listas de verificação.

  • B.

    escolha forçada.

  • C.

    misto.

  • D.

    incidentes críticos.

  • E.

    pesquisa de campo.

O planejamento estratégico em empresas de grande porte deve

  • A.

    integrar os três níveis, corporativo, empresarial e funcional, em um único processo, para aproveitar as sinergias.

  • B.

    definir claramente os níveis corporativo, empresarial e funcional no processo de planejamento.

  • C.

    enfatizar a predominância do nível funcional sobre o nível corporativo no processo de elaboração do planejamento.

  • D.

    desenvolver o planejamento estratégico de marketing e o planejamento operacional de marketing como um único processo.

  • E.

    limitar-se à definição, avaliação e seleção das áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer.

Avaliar o desempenho por meio do método de 360° graus implica a seguinte condição:

  • A.

    todos os envolvidos no processo de avaliação devem apresentar elevado grau de maturidade emocional para que possam de forma efetiva contribuir no processo de feedback para com a população que será alvo deste processo de avaliação.

  • B.

    os responsáveis pela avaliação serão representados por todos aqueles interessados no processo de avaliação de desempenho, tanto agentes internos, quanto externos (stakeholders).

  • C.

    os colaboradores alvo deste processo de avaliação de desempenho devem demonstrar compreensão sobre todos os fatores de desempenho que serão avaliados.

  • D.

    os avaliadores devem passar por um processo de treinamento que os habilitará a compreender como avaliar as competências que serão alvo do processo de avaliação.

  • E.

    a prática do consenso em colegiado entre stakeholders e demais envolvidos, para que possam juntos oferecer feedback ao avaliado com dados e fatos e de maneira justa.

Padrões de trabalho podem ser considerados uma variação do método comparativo de avaliação do desempenho, porque consiste:

  • A.

    na idéia central de que o superior imediato precisa obedecer critérios rígidos de comparação dos desempenhos dos seus colaboradores, evitando a propensão efeito de halo. (Borudreau, 2011)

  • B.

    na definição clara dos comportamentos esperados que cada trabalhador deverá apresentar em suas funções. (Drucker, 1964)

  • C.

    em substituir a administração do desempenho por uma administração participativa e focada em objetivos. (Drucker, 1955)

  • D.

    na ideia central de que todo ser humano prefere comparar-se às outras pessoas no ambiente de trabalho, para que desta forma possam ajustar seu desempenho. (Milkovich, 2000)

  • E.

    no estabelecimento de metas de trabalho e administração para as pessoas da organização, destinadas a melhorar a produtividade. (Oberg, 1997)

A avaliação objetiva de um programa de treinamento é de responsabilidade do

  • A.

    supervisor imediato dos treinandos.

  • B.

    gestor mediato dos treinandos.

  • C.

    instrutor de treinamento.

  • D.

    analista de treinamento.

  • E.

    próprio treinando que observará a melhoria do seu desempenho no trabalho.

O planejamento é o oposto

  • A.

    da improvisação.

  • B.

    da previsão.

  • C.

    da racionalidade.

  • D.

    da redução de riscos.

  • E.

    do equilíbrio.

A característica básica da departamentalização funcional é

  • A. o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa.
  • B. a diferenciação lógica de acordo com as funções, seguindo o princípio da especialização ocupacional.
  • C. a estabilização de organizações que requerem desempenho constante e repetitivo de tarefas rotineiras.
  • D. o desenvolvimento do foco nas variáveis do ambiente externo.
  • E. a maior formalização da estrutura administrativa levando a uma hierarquia de autoridade com maior número de níveis.

Uma gestão adequada do desempenho em uma organização pressupõe que

  • A. os funcionários aceitem punições de acordo com o desempenho de cada um, caso necessário.
  • B. os funcionários já tenham as competências correspondentes aos desafios que lhes serão propostos.
  • C. o gestor deixe clara a razão da sua implantação e determine quais são os resultados esperados.
  • D. todos os que estão envolvidos no processo estejam bem treinados para alcançar as metas propostas.
  • E. a organização estabeleça previamente remunerações adequadas ao melhor desempenho esperado.
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