Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Uma causa frequente de conflitos nas organizações é

  • A.

    a ambiguidade de papéis.

  • B.

    a existência de objetivos compartilhados.

  • C.

    a limitação de recursos.

  • D.

    a hierarquia de responsabilidades.

  • E.

    o excesso de liberdade.

Com relação às melhores práticas de gestão de projetos, considere as afirmativas abaixo:

I. Para realizar os projetos é necessário concentrar esforços em projetos menores, que tenham entregas alcançáveis e cujos prazos possam ser cumpridos.

II. O gerente de projeto deve se posicionar de forma a que todas as áreas diretamente envolvidas no sucesso do projeto estejam comprometidas e disponíveis na medida da necessidade.

III. Não existe um tamanho ideal para a equipe, mas uma boa regra é ter sempre mais de uma pessoa para cada papel ou mais de um papel para cada pessoa.

IV. O planejamento deve garantir que as pessoas não estejam envolvidas em mais projetos do que seria racional, o que geraria disputa de recursos entre os projetos.

V. Equipes de projeto que já estejam se esforçando para cumprir seus escopos e prazos devem se dedicar às atividades essenciais que agregam valor ao projeto, e a estrutura deve se esforçar para adaptar- se a estas condições.

Estão corretas SOMENTE:

  • A. II e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.
  • E. I, II, III e IV.

Uma causa frequente de conflitos nas organizações é

  • A.

    a ambiguidade de papéis.

  • B.

    a existência de objetivos compartilhados.

  • C.

    a limitação de recursos.

  • D.

    a hierarquia de responsabilidades.

  • E.

    o excesso de liberdade.

O Ciclo PDCA tem como objetivo

  • A. a melhoria contínua de processos de gestão.
  • B. a definição dos objetivos estratégicos da organização.
  • C. o aceleramento da qualificação do quadro funcional.
  • D. o aperfeiçoamento do benchmarking da organização.
  • E. a melhoria do ambiente concorrencial da organização.

Declaradas a Missão, Visão e Valores da instituição, as prioridades e resultados quantitativos e qualitativos que se propõe a alcançar num prazo determinado são os

  • A. Diagnósticos Estratégicos.
  • B. Objetivos Estratégicos.
  • C. Fatores Críticos de Sucesso.
  • D. Princípios Estratégicos.
  • E. Objetivos Institucionais.

O Plano Estratégico da empresa INTERLIGA S/C tem como meta, na perspectiva dos processos internos, buscar excelência na gestão de custos por meio da melhor eficiência operacional, que é

  • A. a quantidade e qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
  • B. o impacto gerado pelos serviços prestados ao cidadão.
  • C. a relação entre os serviços gerados com os insumos utilizados ou aplicados.
  • D. a conformidade transversal a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos.
  • E. a realização dos projetos com recursos acima dos padrões estabelecidos.

O Mapa Estratégico da empresa INTERLIGA S/C está delineado, pela metodologia Balanced Scorecard nas perspectivas da sociedade, dos processos internos, das pessoas e da infraestrutura. As perspectivas dos processos internos e de pessoas tratam da eficiência operacional, atuação institucional e saúde e bem-estar dos seus empregados, os quais são variáveis

  • A. não controláveis e do ambiente externo.
  • B. não controláveis e do ambiente interno.
  • C. controláveis e do ambiente externo.
  • D. controláveis e do ambiente interno.
  • E. transversais e não controláveis do ambiente externo.

O instrumento de monitoramento e avaliação aplicado para medir o grau de cumprimento de um objetivo e/ou meta estratégica é o Indicador

  • A. de Diretriz Operacional.
  • B. de Desempenho.
  • C. do Ciclo PDCA.
  • D. da Matriz RACI.
  • E. de Rastreabilidade.

Instruções:

Para responder às questões de números 56 a 60, considere os conceitos de gerência de projetos baseada no modelo PMBOK.

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos, abrangendo cinco grupos de processos, que são, respectivamente,

  • A. iniciação, planejamento, escopo, custos e encerramento.
  • B. integração, escopo, recursos, comunicações e encerramento.
  • C. planejamento, organização, monitoramento/controle, coordenação e direção.
  • D. iniciação, planejamento, execução, monitoramento/ controle e encerramento.
  • E. integração, escopo, execução, monitoramento e encerramento.

A respeito do balanço patrimonial de uma empresa, as apropriações do lucro feitas para a constituição das reservas são denominadas

  • A.

    ajustes de exercícios anteriores.

  • B.

    demonstrações das mutações do patrimônio bruto.

  • C.

    transferências para reservas.

  • D.

    prejuízos líquidos do exercício.

  • E.

    demonstrações de lucros ou prejuízos acumulados.

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