Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O clima organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organização. O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral e é desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades. O clima organizacional está intimamente relacionado com:

  • A.

    o processo de seleção dos integrantes do grupo pertencente à organização.

  • B.

    o grau de motivação dos participantes da organização.

  • C. as características extrínsecas à organização.
  • D.

    o treinamento dos integrantes do grupo pertencente à organização.

  • E.

    a cultura existente na organização que, em geral, compõe um bom clima organizacional.

Assinale a única afirmativa que não expressa o pensamento estruturalista.

  • A.

    Os movimentos locacionais e a estrutura do espaço estão submetidos à lógica e à dinâmica do capital.

  • B.

    A mobilidade do trabalhador aparece como manifestação da necessidade do capital e sua mobilidade está submetida a ele.

  • C.

    A mobilidade dos trabalhadores resulta de ações racionais orientadas pelo mercado que dispõe de seu capital humano no livre jogo da oferta e da procura.

  • D.

    A mobilidade do trabalhador e o seu desenraizamento são sinais de que ele é totalmente despossuído dos meios de produção e subsistência, e, portanto, subordinado ao movimento do capital.

  • E.

    Os movimentos dos trabalhadores e os deslocamentos das populações são apenas movimentos reflexos do movimento do capital, que é o verdadeiro protagonista do espaço estrutural.

Partindo do pressuposto de que numa empresa já existam uma vontade política e uma decisão da alta administração superior de fazer um planejamento estratégico de comunicação organizacional, Margarida Kunsch (2002) identifica três etapas fundamentais a serem cumpridas:

1. pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização;

2. planejamento estratégico da comunicação organizacional;

3. gestão estratégica da comunicação organizacional.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A primeira etapa compreende a identificação da missão, visão e valores da organização e a determinação de objetivos, metas e orçamento do plano.

II. A segunda etapa compreende a análise dos ambientes externo e interno, o diagnóstico e a implementação do plano de comunicação.

III. A terceira etapa compreende a divulgação do plano, bem como o controle das ações e a avaliação de resultados.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • C.

    se apenas a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Segundo a abordagem gerencial da administração pública, os setores existentes em um Estado são:

  • A.

    o setor público e o setor privado.

  • B.

    o setor público, o setor privado e o comércio internacional.

  • C.

    o núcleo estratégico, as atividades exclusivas do Estado, os serviços não-exclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado.

  • D.

    o núcleo estratégico, as atividades exclusivas do Estado e os serviços não-exclusivos.

  • E.

    as atividades exclusivas do Estado, os serviços nãoexclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado.

O “dirigente como professor” não trata de “ensinar” as pessoas a atingirem seus objetivos, mas de promover a aprendizagem, ajudando as pessoas a desenvolver conhecimentos sistêmicos. A aceitação dessa responsabilidade é o antídoto para um dos males mais comuns que podem atingir um dirigente talentoso. Segundo Peter M. Senge, esse mal seria a perda de compromisso com:

  • A.

    a gestão.

  • B.

    a verdade.

  • C.

    os interesses do cliente.

  • D.

    os corretos meios para se chegar aos fins.

  • E.

    os acionistas.

No final da década de 1990, as organizações aderiram ao sistema de terceirização de certos serviços, sob o argumento de que, nessas condições, há um menor custo e uma maior especialização nos serviços executados.

Terceirização é o ato de repassar a execução de uma ou mais tarefas a um profissional ou empresa sem vínculo empregatício com a tomadora desse serviço, estabelecendose condições contratuais de custo, prazo e resultados esperados, entre outras.

Especificamente na ARH (Administração de Recursos Humanos) algumas áreas são mais comumente terceirizadas do que outras. Uma atividade que costuma ser menos terceirizada é:

  • A.

    restaurante.

  • B.

    limpeza.

  • C.

    segurança e medicina do trabalho.

  • D.

    treinamento.

  • E.

    avaliação de desempenho.

O primeiro passo na administração bem-sucedida da complexidade é sondar o leque de talento disponível. É um erro grave permitir desequilíbrios históricos na nacionalidade ou no background funcional do grupo administrativo para restringir a contratação ou a promoção subseqüente. No atual mercado global, o recrutamento voltado para o mercado doméstico limita a habilidade de uma empresa em capitalizar o pool mundial de habilidades gerenciais e influencia negativamente os processos de tomada de decisões. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. As empresas precisam não apenas ampliar o pool de pessoas disponíveis para posições-chave, como precisam também desenvolver novos critérios para escolher os que têm maiores possibilidades de sucesso.

II. Em virtude de o sucesso passado não ser mais uma qualificação para tarefas cada vez mais sutis, sensíveis e imprevisíveis em nível superior de gerenciamento, a direção precisa envolver-se em um processo de seleção mais discriminatório.

III. As empresas necessitam reduzir o grupamento de pessoas disponíveis para posições-chave e preservar antigos critérios para escolher pessoas com chances maiores de sucesso.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

Os atores que têm papel especial na organização, que freqüentemente devem manter contato com diferentes stakeholders (pessoas ou organizações que têm algum interesse negocial com uma dada empresa) e, ainda, devem garantir o equilíbrio de exigências conflitantes são:

  • A.

    os acionistas da empresa.

  • B.

    a direção da empresa.

  • C.

    os empregados da empresa.

  • D.

    os clientes da empresa.

  • E.

    as comunidades locais.

No processo de tomada de decisões, os administradores devem pesar alternativas, muitas das quais envolvem acontecimentos futuros difíceis de serem previstos. Por isso, as situações de tomada de decisão são freqüentemente classificadas em um continuum que vai da certeza (altamente previsível) à turbulência (altamente imprevisível). Conforme sugerido por James A. Stoner e Edward R. Freeman (1992), o risco refere-se à condição para tomada de decisão:

  • A.

    na qual os administradores enfrentam situações externas imprevisíveis ou não têm as informações necessárias para estabelecer a probabilidade de determinados eventos.

  • B.

    em que os administradores têm informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre os resultados das várias alternativas que estão sendo consideradas.

  • C.

    em que os administradores conhecem a probabilidade de que uma determinada alternativa leve a um objetivo ou resultado desejado.

  • D.

    que ocorre quando as metas não são claras ou quando o meio ambiente muda muito rapidamente.

  • E.

    na qual os administradores têm informações insuficientes, porém confiáveis, sobre os resultados daquilo que está sendo levado em consideração no momento da tomada de decisões.

Como forma de mudança organizacional, a reengenharia de processos se caracteriza pela drástica mudança em muitas estruturas e sistemas. Segundo Thomas Davenport (1994), a mudança baseada na reengenharia de processos deve ser compreendida em termos de certas características, dentre as quais não se destaca:

  • A.

    magnitude geral da mudança necessária.

  • B.

    nível de incerteza quanto aos resultados da mudança.

  • C.

    amplitude da mudança nas e entre organizações.

  • D.

    nível de penetração necessária das atitudes e comportamentos individuais.

  • E.

    irrelevância do processo de mudança.

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