Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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A fase conceitual é a primeira de um projeto. É a fase que marca a germinação da idéia do projeto, do seu nascimento até a aprovação da proposta para sua execução. Assinale a alternativa que não representa atividade típica desta fase.

  • A. Identificação das necessidades e/ou oportunidades.
  • B. Equacionamento e definição do problema.
  • C. Análise do ambiente do problema.
  • D. Definição do gerente do projeto.
  • E. Estimativa dos recursos necessários.

A utilização de Sistemas Informatizados é uma realidade cada vez mais presente nas organizações, em razão das muitas funcionalidades que podem oferecer tais como agilidade, capacidade de processamento, segurança e confiabilidade, entre outras. Em Gestão de Pessoas, por exemplo, as vantagens desses sistemas podem incluir:

I. a organização, numa configuração relacional, de bancos de dados contendo cadastros que contemplam bases indispensáveis para a execução de processos e rotinas de trabalho.

II. esses bancos de dados podem incluir cadastros que podem ser empregados nas diversas atividades da Gestão de Pessoas e nos processos de tomada de decisão dessa área.

III. favorece a comunicação e o intercâmbio de informações entre as pessoas.

  • A.

    Somente a afirmativa I está certa.

  • B.

    Somente a afirmativa II está certa.

  • C.

    Somente a afirmativa III está certa.

  • D.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão erradas.

Antonio Cury afirma que: " o órgão com funções de estudos, pesquisas, planejamento e coordenação etc., criado com a finalidade de prestar assessoramento, deve ser colocado lateralmente no organograma da organização". O autor está falando da estrutura do tipo:

  • A. linear.
  • B. colegiada.
  • C. divisional.
  • D. staff.
  • E. muldivisional.

Quando os administradores concentram a autoridade e as decisões no topo da pirâmide organizacional, pode-se afirmar que esse processo se chama:

  • A. organização.
  • B. controle.
  • C. burocratização.
  • D. centralização.
  • E. coordenação.

O principal objetivo do Guia PMBOK® é identificar o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa verdadeira considerando o PMBOK® 2004.

I - Os conhecimentos amplamente reconhecidos incluem práticas tradicionais comprovadas, além de práticas inovadoras que estão surgindo na profissão, pois estão em constante evolução.

II - As práticas recomendadas pelo Guia PMBOK são resultados de vários estudos e experiências, sendo sempre indicada a sua aplicação em todos os projetos.

III - Para facilitar a elaboração progressiva, controle e gerenciamento de projetos esses são divididos em fases (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento). As fases descrevem o que se precisa fazer no projeto.

IV - Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A singularidade é uma característica importante das entregas do produto, serviço ou resultado. Portanto, construções de prédios de escritório não são consideradas produtos exclusivos, por terem a presença de elementos repetitivos.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Todas as afirmativas estão erradas.

  • C.

    Somente 1 afirmativa está certa.

  • D.

    Somente 2 afirmativas estão certas

  • E.

    Somente 3 afirmativas estão certas

A técnica do valor agregado em suas várias formas é um método de medição de desempenho comumente usado. O gráfico abaixo (retirado do Guia PMBOK®) usa curva S para exibir os dados de VA cumulativos de um projeto, observe-o e assinale a alternativa correta.

  • A.

    O gráfico indica que a variação de custo do projeto deve ser positiva, ou seja, o projeto gastou mais que planejou.

  • B.

    O gráfico não demonstra indicações de prazos, somente de custos. Para indicações de prazos aplica-se à técnica do PERT.

  • C.

    O gráfico indica que a variação de prazos do projeto deve ser positiva, ou seja, o projeto executou mais que planejou.

  • D.

    O gráfico indica que a variação de prazos do projeto deve ser negativa, ou seja, o projeto executou menos que planejou.

  • E.

    O gráfico não demonstra medidas relacionadas a prazos, mas indica que o projeto está gastando mais que o planejado.

Não são aspectos básicos do sistema de autoridade:

  • A.

    delegação.

  • B.

    centralização e descentralização.

  • C.

    níveis hierárquicos.

  • D.

    amplitude de controle.

  • E.

    nenhuma das alternativas.

Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar do Projeto no Guia PMBOK® 2004 é um processo de gerenciamento que está ligado à área de conhecimento de:

  • A. Gerenciamento de integração.
  • B.

    Gerenciamento de escopo.

  • C.

    Gerenciamento de tempo.

  • D.

    Gerenciamento de custo

  • E.

    Gerenciamento de contexto

Em atividades diferentes, os administradores exibem estilos diferentes de administração. Assim sendo, existem os Administradores Estratégicos, os Administradores Táticos e os Administradores Operacionais. Identifique nas alternativas abaixo, as responsabilidades inerentes ao Administrador Tático.

  • A.

    Supervisão de operações da organização.

  • B.

    Implementar os planos específicos.

  • C.

    Desenvolver os objetivos e planos da empresa.

  • D.

    Traduzir os objetivos gerais e planos desenvolvidos em objetivos e atividades específicas, em nível intermediário.

  • E.

    Ter visão panorâmica do segmento de mercado.

De acordo com o PMBOK® 2004 o Gerenciamento do Escopo do Projeto envolve processos que:

  • A.

    interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo envolve o esforço de grupos de pessoas, não devendo ser trabalhado por uma única pessoa, a fim de não prejudicar o repasse de conhecimento. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.

  • B.

    interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos, mas não ocorre novamente nas fases do projeto.

  • C.

    interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez nos projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.

  • D.

    interagem entre si e também com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo envolve o esforço de grupos de pessoas, não devendo ser trabalhado por uma única pessoa, a fim de não prejudicar o repasse de conhecimento. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos, mas não ocorre novamente nas fases do projeto.

  • E.

    interagem entre si, mas não com processos de outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou de grupos de pessoas. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também pode ocorrer em uma ou mais fases do projeto.

Provas e Concursos

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