Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Após o estabelecimento de alguns projetos, foi definido que o Gerente do Projeto de Certificação ISO 14001, será o Gerente de Produção. Qual (ais) das recomendações abaixo deve (m) ser observada (s) para o sucesso do projeto?

  • A.

    Concentrar os esforços nos resultados esperados.

  • B.

    Envolver os níveis hierárquicos superiores visando conseguir apoio necessário à elaboração e implantação do projeto.

  • C.

    Resolver os conflitos inerentes à administração do projeto.

  • D.

    Ter sistema de informação adequado e realista.

  • E.

    Todas as alternativas acima estão corretas.

Assinale a alternativa que contenha apenas aspectos relacionados à gestão do conhecimento nas organizações.

  • A. Foco nos ativos intangíveis, gerenciamento de dados, retenção de conhecimentos tácitos.
  • B. Foco nos ativos tangíveis, catalogação de informações, compartilhamento apenas de conhecimentos explícitos.
  • C. Foco nos ativos intangíveis, gerenciamento de informações, compartilhamento de conhecimentos.
  • D. Foco nos ativos tangíveis, gerenciamento de informações, retenção de conhecimentos explícitos.
  • E. Foco nos ativos intangíveis, compartilhamento de bancos de dados, disseminação apenas de conhecimentos tácitos.

Segundo o Guia PMBOK® 2004, a lista de fornecedores qualificados é uma das saídas do processo

  • A.

    planejar compras e aquisição.

  • B.

    selecionar fornecedores.

  • C.

    solicitar respostas de fornecedores.

  • D.

    planejar contratações.

  • E.

    administração de contratos

Para o Desempenho (concepção-elaboração) do Programa de Treinamento, as seguintes variáveis devem ser consideradas:

I - Quais devem ser os objetivos do Treinamento, quem são os treinandos (clientela) e como devem ser treinados.

II -Qual deve ser o conteúdo do Treinamento e quem deve ministrá-lo.

III - Em que ambiente (onde) deve se dar o Treinamento e em que ocasião.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Com relação aos fatores de produção, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Reservas naturais e a capacidade empresarial.

II. População economicamente mobilizável e unidades de produção.

III. Recursos de Capital e capacidade tecnológica.

IV. Previsão de consumo de bens.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Todas as afirmativas estão erradas.

  • C.

    Apenas 1 afirmativa está certa.

  • D.

    Apenas 2 afirmativas estão certas.

  • E.

    Apenas 3 afirmativas estão certas.

Em relação à questão do papel gerencial nos processos de gestão do conhecimento organizacional é correto afirmar que:

  • A. a média gerência deve atuar como um filtro entre os níveis operacional e estratégico, promovendo a seleção, o tratamento e a armazenagem das informações julgadas relevantes.
  • B. a ausência de gerência no nível operacional é fator chave para que haja a adequada conversão entre conhecimentos tácitos e explícitos.
  • C. à alta gerência cabe o papel exclusivo de padronizar os processos de trabalho da organização, garantindo a retenção de conhecimentos explícitos.
  • D. a média gerência possui um papel estratégico pois está situada na interseção dos fluxos vertical e horizontal de informação da organização.
  • E. a alta gerência deve minimizar os níveis de conhecimento explícito, pois caso contrário há o forte risco de informações estratégicas da organização tornarem-se públicas.

O Guia PMBOK® 2004 prevê a construção de vários documentos como saídas dos processos, dentre eles se destacam como principais o:

  • A.

    termo de abertura do projeto, declaração de escopo do projeto, plano de gerenciamento do projeto.

  • B.

    termo de abertura do projeto, cronograma do projeto, plano de gerenciamento do projeto.

  • C.

    termo de abertura do projeto, declaração de escopo do projeto, cronograma do projeto

  • D.

    termo de abertura do projeto, termo de controle de custo, plano de gerenciamento do projeto

  • E.

    nenhum documento previsto no Guia PMBOK® 2004 se destaca como principal. Todos são igualmente importantes

Em relação as possíveis ações que as organizações podem adotar para promover o Desenvolvimento de Pessoas, no seu ambiente organizacional, quais das afirmativas a seguir são exemplos de métodos que podem atender a essa finalidade:

I -são métodos de Desenvolvimento de Pessoas, no cargo: rotação de cargos; jogos de empresas; coaching.

II - são métodos de Desenvolvimento de Pessoas, fora do cargo: tutoria; aconselhamento de funcionários.

III - desenho de Cargos e Avaliação de Treinamentos.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • E.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

A departamentalização é conceituada por especialistas de Organização e Métodos (O&M), entre eles Antonio Cury, como "o processo de institucionalização de unidades organizacionais por meio da divisão do trabalho geral em suas funções componentes, desde as principais às mais especializadas, e/ou do grupamento de atividades homogêneas". A departamentalização da estrutura formal implica na consideração dos seguintes fatores, exceto:

  • A. importância das atividades.
  • B. custo da estrutura.
  • C. ênfase na especialização.
  • D. processo de controle e coordenação.
  • E. processo decisório relativo às áreas e/ou departamentos centralizado na cúpula administrativa.

O plano de gerenciamento de projeto é um documento formal e aprovado que define como o projeto é executado, monitorado e controlado. Ele pode ser resumido ou detalhado e pode ser formado por um ou mais planos de gerenciamento e outros documentos de planejamento. De acordo com Guia PMBOK® 2004 está contido no plano de gerenciamento de projeto o:

  • A.

    o plano de gerenciamento do escopo, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

  • B.

    o plano de gerenciamento de contexto, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

  • C.

    o plano de gerenciamento do contexto, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de pessoal, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

  • D.

    o plano de gerenciamento de requisitos, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de métricas, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

  • E.

    o plano de gerenciamento do escopo, o plano de gerenciamento do cronograma, o plano de gerenciamento de custos, o plano de gerenciamento da qualidade, o plano de gerenciamento de pessoal, o plano de gerenciamento das comunicações, o plano de gerenciamento de riscos e o plano de gerenciamento de aquisições.

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