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Em relação ao que se quer alcançar com as ações de treinamentos e os seus respectivos conteúdos programáticos, é possível afirmar que os propósitos almejados podem incluir:
I - o desenvolvimento de habilidades de linguagem; habilidades técnicas; habilidades interpessoais; habilidades para a solução de problemas.
II - desenvolver: o conhecimento das pessoas; habilidades e destrezas; atitudes e comportamentos; idéias e conceitos.
III - promover o desenvolvimento profissional dos empregados, melhor aproveitando as suas aptidões, desenvolvendo suas potencialidades, bem como melhorar processos e métodos de trabalho, produtos e serviços, pela ação de pessoas mais qualificadas e melhor preparadas para o exercício das suas atribuições.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas I e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Considerando as quatro principais áreas funcionais de uma organização - Marketing, Operações (e/ou Logística), Gestão de Pessoas (ou RH) e Finanças, é possível afirmar que as atividades de: gestão e controle dos níveis de estoque de água e aço, da gestão da tecnologia empregada, da manutenção e reparo de instalações, equipamentos e ferramentas, além dos serviços de atendimento ao cliente e do controle de pedidos de uma montadora de veículos são tarefas ligadas às seguintes funções organizacionais:
De acordo com o Guia PMBOK® 2004 a linha de base do escopo é uma das saídas do processo:
definição do escopo.
definição da atividade
verificação do escopo
controle do escopo
criar EAP.
Para garantir conformidade e bons resultados na realização de um Levantamento de Necessidades de Treinamento, além das referências essenciais que devem ser consideradas - tais como análise do ambiente organizacional, dos cargos e dos recursos humanos -, os "meios" utilizados para a realização do Levantamento são igualmente importantes. Entre os possíveis "meios" podem ser indicados os seguintes:
I - os resultados observados nas avaliações de desempenho.
II - entrevistas com gerentes e supervisores.
III - manifestações de necessidades firmadas por gerentes e supervisores, em relação aos seus subordinados.
Todas as afirmativas estão certas.
Só as afirmativas I e III estão certas.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Em um plano de negócios um fundador ficou em dúvida quanto à decisão relativa ao prédio e seu layout: alugar ou comprar o prédio? Ele ponderou que embora a propriedade confira maior liberdade na modificação e no uso do prédio, as vantagens de alugar normalmente superam essas considerações, porque se evita um grande desembolso de caixa e o risco é reduzido evitando-se investimento substancial, sendo adiados os compromissos de construção. Este é um caso típico de processo decisório em duas importantes áreas funcionais da administração de empresas:
O&M e Finanças.
Marketing e O&M.
Operações e O&M.
Marketing e Operações.
Operações e Gestão de Pessoas.
Assinale a alternativa correta de acordo com o Guia PMBOK® 2004
Para se obter a avaliação de desempenho da equipe há somente o envolvimento do processo: desenvolver a equipe do projeto.
Para se obter a avaliação de desempenho da equipe há somente o envolvimento dos processos: desenvolver a equipe do projeto e planejamento de recursos humanos.
Para se obter a avaliação de desempenho da equipe há pelo menos o envolvimento dos processos: desenvolver a equipe do projeto, planejamento de recursos humanos, controlar ou mobilizar a equipe do projeto.
Para se obter a avaliação de desempenho da equipe há pelo menos o envolvimento dos processos: distribuir informações e realizar a garantia da qualidade.
Para se obter a avaliação de desempenho da equipe há somente o envolvimento do processo: planejamento de recursos humanos
Entre os Mercados de Trabalho e de Recursos Humanos há uma relação dinâmica que caracteriza condições de oferta e de procura. Assim é que quando se diz que "O Mercado de Trabalho está em Oferta", pode-se admitir que, nessa situação, em relação às práticas destinadas à contratação de empregados, nas empresas se façam presentes condições como:
mais flexibilidade nos requisitos de seleção de pessoas, melhores benefícios sociais e valores mais atrativos para os salários a serem oferecidos.
aproveitamento dos investimentos em treinamento e desenvolvimento feitos por outras empresas e menos investimentos em ações de recrutamento e seleção de pessoas.
maior rigor nos critérios de recrutamento e seleção de pessoas, bem como oferta de benefícios sociais e valores salariais menos atrativos.
as empresas dão prioridade absoluta, ou mesmo exclusividade, ao recrutamento externo, em razão da abundância de candidatos para os empregos que tenham a oferecer.
o excesso de candidatos, aos empregos oferecidos, leva as empresas a processos de recrutamento e seleção mais complexos, lentos e onerosos.
Os indicadores de necessidades de treinamento são compostos por indicadores "a posteriori" e indicadores "a priori". São exemplos de indicadores "a priori":
baixa produtividade; excesso de desperdícios.
baixa produtividade; novos processos de trabalho.
aquisição de novos equipamentos; substituição de processos e métodos de trabalho.
baixa produtividade; excessivos danos de equipamentos.
substituição de empregados.
Complete o trecho abaixo tornando-o verdadeiro de acordo com a alternativa correta. Considere os conceitos do Guia PMBOK® 2004. O processo __________ é realizado desde o início do projeto até o seu término. O _____________ é necessário porque raramente a execução dos projetos segue com exatidão o plano de gerenciamento do projeto.
controle integrado de qualidade / controle de mudanças
controle integrado de mudanças / plano de requisitos do projeto.
controle integrado de qualidade / plano de requisitos do projeto.
controle integrado de mudanças / controle de mudanças.
controle integrado de mudanças / plano de restrições do projeto.
Já em relação ao mercado de Recursos Humanos, pode-se dizer que quando ele "está em procura", as situações vigentes podem levar a condições como:
maior número de candidatos a empregos e mais facilidades para as empresas escolherem e contratarem pessoas.
os candidatos a empregos se submetem a condições de competitividade mais acirradas e se submetem a exigências mais acentuadas por parte das empresas.
há mais oportunidades de trabalho, as ofertas de salários, benefícios sociais e condições de trabalho se apresentam melhores, mais atrativas e vantajosas.
quando o "Mercado de Recursos Humanos está em procura", diz-se que, em relação ao Mercado de Trabalho, há uma situação de "equilíbrio dinâmico" que dá uma conformidade harmoniosa entre eles
O Mercado de Trabalho comporta o Mercado de Recursos Humanos na sua totalidade e, por isso, as oportunidades de trabalho oferecidas se referem, na grande maioria dos casos, à mera reposição de mão-de-obra.
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