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Ao planejar a abertura de um negócio fabril, um empreendedor verificou que não adiantava se preocupar somente com o processo de orçamento de caixa, as contas a pagar, o ciclo do capital de giro e as formas de financiamento do empreendimento. Percebeu que havia outras preocupações igualmente cruciais para o sucesso ou fracasso do negócio, tais como: o controle de estoque, a mensuração da produtividade dos processos de fabricação, o aprimoramento dos métodos voltados para o controle da qualidade e da produtividade, as ferramentas quantitativas de gerenciamento da produção entre outras preocupações. Sendo assim, fica claro que este empreendedor está preocupado com o gerenciamento de duas importantes áreas funcionais da empresa que pretende fundar. Assinale a alternativa correta.
Marketing e também Finanças.
Operações e também Gestão de Pessoas
Marketing e também Gestão de Pessoas
Finanças e Marketing.
Operações e também Finanças.
O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que visa formular estratégias para melhorar a posição competitiva da organização em fase de ambientes instáveis e incertos. Ele exige, além de técnica, intuição, experiência e julgamento. Uma das etapas do planejamento estratégico é a identificação dos fatores-chave de sucesso. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Na etapa de identificação dos fatores-chave de sucesso, os responsáveis por cada ação são determinados. Os fatores-chave de sucesso devem levar em consideração os objetivos.
A identificação dos fatores-chave de sucesso faz parte da sensibilização, da conscientização da necessidade do planejamento estratégico.
Os fatores-chave de sucesso são determinados pelo meio ambiente no qual a organização está inserida e dizem respeito às características necessárias para a organização ter sucesso no ramo em que atua.
É nos fatores-chave de sucesso que a organização deve evitar dispender muitos esforços e recursos, pois eles já devem ser de domínio absoluto da organização.
Quando se faz a identificação dos fatores-chave de sucesso, tem-se a real situação da organização em termos sistêmicos.
A Gerência de Projetos inclui, na sua contextualização, a consideração de variáveis imprescindíveis à condução de todo o processo, a exemplo de:
I - as fases e o ciclo de vida do projeto.
II - os agentes envolvidos no projeto (gerência, contratante, executor, financiador).
III - influências de Ambientes Organizacionais.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Assinale a alternativa que não corresponde à característica do planejamento estratégico.
É baseado na qualidade dos dados.
Requer uma abertura ao questionamento do status quo
É focalizado externamente e sensível ao ambiente externo
Deve ser realizado com regularidade nas organizações e freqüência mensal.
É um processo participativo no qual toda a organização divide sua propriedade.
A Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) visa construir e gerir projetos orientados para resultados, ou seja, transformar intenções em resultados concretos, materializar uma iniciativa singular, mobilizar e articular recursos públicos e privados, além de estar apoiado em um processo intenso de gestão. Assinale alternativa que representa vantagem na utilização da GEOR.
Maior interação com os órgãos de controle externo e governos, fazendo com que eles tornem-se co-participantes e co-responsáveis no resultado auferido.
Conquista de independência organizacional, destacando-se no segmento de atuação com líder do setor
Transformação da estratégia institucional em resultados concretos.
Integração de ações com o objetivo primeiro de estabelecer parâmetros democráticos de gestão e contribuição opinativa de todos os colaboradores da organização
Recepção de informações mais consistentes sobre o desempenho organizacional, com históricos mais adequados e formação de alianças estratégicas internacionais
O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que visa formular estratégias para melhorar a posição competitiva da organização em fase de ambientes instáveis e incertos. Ele exige, além de técnica, intuição, experiência e julgamento. Uma das etapas do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Na etapa de diagnóstico estratégico, os responsáveis por cada ação são determinados, levando-se em consideração os objetivos do planejamento.
A etapa de diagnóstico estratégico confunde-se com a etapa de definição dos objetivos, pois ambas buscam a quantificação e determinação dos prazos para cada ação ligada ao cumprimento da missão.
Quando da realização do diagnóstico estratégico, deve-se fazer a conscientização das pessoas envolvidas e informar qual o papel de cada uma no processo.
A função da etapa de diagnóstico estratégico é avaliar a real situação da organização.
A avaliação da real situação da organização, na etapa de diagnóstico estratégico, deve abordar exclusivamente os aspectos internos da organização.
O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Ele trata de decisões e ações fundamentais, mas ele não tenta tomar decisões futuras. Isto quer dizer que:
com o passar do tempo, a organização deve estar lado a lado às mudanças, para tomar mas melhores decisões em um determinado momento da vida organizacional.
o planejamento estratégico, uma vez estabelecido, deve ser auto-gerenciável e autônomo. Deve-se evitar ingerências e novas decisões na implementação do projeto.
por ser um processo altamente disciplinado, o planejamento estratégico não permite desvios dos planos previamente estabelecidos.
o vai e vem de decisões aparentemente contraditórias, explica a necessidade de liderança e decisões do tipo top-down para a implementação do planejamento estratégico
o planejamento estratégico é incoveniente em pequenas organizações, pois o modelo de liderança autocrático deve prevalecer para condução das atividades.
Alguns aspectos ajudam o desenvolvimento de um projeto em uma organização. Alguns mecanismos podem ser empregados com o intuito de iniciar e dar continuidade ao projeto. Analise as alternativas e identifique qual delas representa instrumento adequado para se trabalhar as incertezas em um projeto.
Decisões centralizadas: todo processo decisório deve ser concentrado em poucas pessoas, inclusive para as ações táticas e operacionais.
Redesenho de atitudes: as atitudes dos atores no processo de criação de um projeto podem ser planejadas e devidamente adequadas à necessidade de obtenção de informações e ações.
Análise climática: serve para definir o ambiente interno da execução do projeto e o clima de envolvimento de todos os participantes.
Produtos distintos em cada fase: consiste na identificação clara e precisa dos resultados que deverão ser obtidos em cada instante importante do projeto e que permitam tomar decisões sobre o futuro do mesmo.
Informalidade no planejamento: o uso de relações informais e planejamento ajuda na criação de um espírito de equipe e na obtenção de informações mais rápidas e precisas.
Todas as habilidades necessárias para desenvolver bem a comunicação verbal, organizar a fala para expor com acerto o conteúdo da mensagem é uma das que mais facilmente podem ser aprendidas. Para uma boa apresentação, é importante que o palestrante não tenha medo e que esteja seguro do trabalho que irá desempenhar. Para melhor controle do tempo, uma apresentação deve ser divida em quatro partes: introdução, preparação, assunto central e conclusão. Assinale a alternativa que corresponde ao tema.
"Assim como ninguém vai para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor." (Professor Reinaldo Polito, em O Globo Online, 16/8/2006). Analise as alternativas a seguir e assinale a que não corresponde à conduta correta em uma apresentação.
Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.
Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.
Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.
A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação.
Evite saber quem são os ouvintes, pois cada público possui características e expectativas próprias, e isto pode gerar dificuldades em uma apresentação.
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