Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao planejar a abertura de um negócio fabril, um empreendedor verificou que não adiantava se preocupar somente com o processo de orçamento de caixa, as contas a pagar, o ciclo do capital de giro e as formas de financiamento do empreendimento. Percebeu que havia outras preocupações igualmente cruciais para o sucesso ou fracasso do negócio, tais como: o controle de estoque, a mensuração da produtividade dos processos de fabricação, o aprimoramento dos métodos voltados para o controle da qualidade e da produtividade, as ferramentas quantitativas de gerenciamento da produção entre outras preocupações. Sendo assim, fica claro que este empreendedor está preocupado com o gerenciamento de duas importantes áreas funcionais da empresa que pretende fundar. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Marketing e também Finanças.

  • B.

    Operações e também Gestão de Pessoas

  • C.

    Marketing e também Gestão de Pessoas

  • D.

    Finanças e Marketing.

  • E.

    Operações e também Finanças.

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que visa formular estratégias para melhorar a posição competitiva da organização em fase de ambientes instáveis e incertos. Ele exige, além de técnica, intuição, experiência e julgamento. Uma das etapas do planejamento estratégico é a identificação dos fatores-chave de sucesso. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    Na etapa de identificação dos fatores-chave de sucesso, os responsáveis por cada ação são determinados. Os fatores-chave de sucesso devem levar em consideração os objetivos.

  • B.

    A identificação dos fatores-chave de sucesso faz parte da sensibilização, da conscientização da necessidade do planejamento estratégico.

  • C.

    Os fatores-chave de sucesso são determinados pelo meio ambiente no qual a organização está inserida e dizem respeito às características necessárias para a organização ter sucesso no ramo em que atua.

  • D.

    É nos fatores-chave de sucesso que a organização deve evitar dispender muitos esforços e recursos, pois eles já devem ser de domínio absoluto da organização.

  • E.

    Quando se faz a identificação dos fatores-chave de sucesso, tem-se a real situação da organização em termos sistêmicos.

A Gerência de Projetos inclui, na sua contextualização, a consideração de variáveis imprescindíveis à condução de todo o processo, a exemplo de:

I - as fases e o ciclo de vida do projeto.

II - os agentes envolvidos no projeto (gerência, contratante, executor, financiador).

III - influências de Ambientes Organizacionais.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Assinale a alternativa que não corresponde à característica do planejamento estratégico.

  • A.

    É baseado na qualidade dos dados.

  • B.

    Requer uma abertura ao questionamento do status quo

  • C.

    É focalizado externamente e sensível ao ambiente externo

  • D.

    Deve ser realizado com regularidade nas organizações e freqüência mensal.

  • E.

    É um processo participativo no qual toda a organização divide sua propriedade.

A Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) visa construir e gerir projetos orientados para resultados, ou seja, transformar intenções em resultados concretos, materializar uma iniciativa singular, mobilizar e articular recursos públicos e privados, além de estar apoiado em um processo intenso de gestão. Assinale alternativa que representa vantagem na utilização da GEOR.

  • A.

    Maior interação com os órgãos de controle externo e governos, fazendo com que eles tornem-se co-participantes e co-responsáveis no resultado auferido.

  • B.

    Conquista de independência organizacional, destacando-se no segmento de atuação com líder do setor

  • C.

    Transformação da estratégia institucional em resultados concretos.

  • D.

    Integração de ações com o objetivo primeiro de estabelecer parâmetros democráticos de gestão e contribuição opinativa de todos os colaboradores da organização

  • E.

    Recepção de informações mais consistentes sobre o desempenho organizacional, com históricos mais adequados e formação de alianças estratégicas internacionais

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que visa formular estratégias para melhorar a posição competitiva da organização em fase de ambientes instáveis e incertos. Ele exige, além de técnica, intuição, experiência e julgamento. Uma das etapas do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    Na etapa de diagnóstico estratégico, os responsáveis por cada ação são determinados, levando-se em consideração os objetivos do planejamento.

  • B.

    A etapa de diagnóstico estratégico confunde-se com a etapa de definição dos objetivos, pois ambas buscam a quantificação e determinação dos prazos para cada ação ligada ao cumprimento da missão.

  • C.

    Quando da realização do diagnóstico estratégico, deve-se fazer a conscientização das pessoas envolvidas e informar qual o papel de cada uma no processo.

  • D.

    A função da etapa de diagnóstico estratégico é avaliar a real situação da organização.

  • E.

    A avaliação da real situação da organização, na etapa de diagnóstico estratégico, deve abordar exclusivamente os aspectos internos da organização.

O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Ele trata de decisões e ações fundamentais, mas ele não tenta tomar decisões futuras. Isto quer dizer que:

  • A.

    com o passar do tempo, a organização deve estar lado a lado às mudanças, para tomar mas melhores decisões em um determinado momento da vida organizacional.

  • B.

    o planejamento estratégico, uma vez estabelecido, deve ser auto-gerenciável e autônomo. Deve-se evitar ingerências e novas decisões na implementação do projeto.

  • C.

    por ser um processo altamente disciplinado, o planejamento estratégico não permite desvios dos planos previamente estabelecidos.

  • D.

    o vai e vem de decisões aparentemente contraditórias, explica a necessidade de liderança e decisões do tipo top-down para a implementação do planejamento estratégico

  • E.

    o planejamento estratégico é incoveniente em pequenas organizações, pois o modelo de liderança autocrático deve prevalecer para condução das atividades.

Alguns aspectos ajudam o desenvolvimento de um projeto em uma organização. Alguns mecanismos podem ser empregados com o intuito de iniciar e dar continuidade ao projeto. Analise as alternativas e identifique qual delas representa instrumento adequado para se trabalhar as incertezas em um projeto.

  • A.

    Decisões centralizadas: todo processo decisório deve ser concentrado em poucas pessoas, inclusive para as ações táticas e operacionais.

  • B.

    Redesenho de atitudes: as atitudes dos atores no processo de criação de um projeto podem ser planejadas e devidamente adequadas à necessidade de obtenção de informações e ações.

  • C.

    Análise climática: serve para definir o ambiente interno da execução do projeto e o clima de envolvimento de todos os participantes.

  • D.

    Produtos distintos em cada fase: consiste na identificação clara e precisa dos resultados que deverão ser obtidos em cada instante importante do projeto e que permitam tomar decisões sobre o futuro do mesmo.

  • E.

    Informalidade no planejamento: o uso de relações informais e planejamento ajuda na criação de um espírito de equipe e na obtenção de informações mais rápidas e precisas.

Todas as habilidades necessárias para desenvolver bem a comunicação verbal, organizar a fala para expor com acerto o conteúdo da mensagem é uma das que mais facilmente podem ser aprendidas. Para uma boa apresentação, é importante que o palestrante não tenha medo e que esteja seguro do trabalho que irá desempenhar. Para melhor controle do tempo, uma apresentação deve ser divida em quatro partes: introdução, preparação, assunto central e conclusão. Assinale a alternativa que corresponde ao tema.

  • A. Introdução: público observa e respeita sua conduta.
  • B. Preparação: fechar o assunto, sendo claro e objetivo.
  • C. Preparação: detalhar o que se pretende durante a apresentação com exemplos reais.
  • D. Assunto central: mostrar para o público o valor da palestra, falar do tempo, conteúdo e metodologia da palestra.
  • E. Conclusão: público observa e respeita sua conduta.

"Assim como ninguém vai para a guerra municiado apenas com balas suficientes para acertar o número exato de inimigos entrincheirados, também para falar não deverá se abastecer com conteúdo que atenda apenas ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que irá expor." (Professor Reinaldo Polito, em O Globo Online, 16/8/2006). Analise as alternativas a seguir e assinale a que não corresponde à conduta correta em uma apresentação.

  • A.

    Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina.

  • B.

    Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.

  • C.

    Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.

  • D.

    A naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação.

  • E.

    Evite saber quem são os ouvintes, pois cada público possui características e expectativas próprias, e isto pode gerar dificuldades em uma apresentação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...