Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Um dos problemas levantados na pesquisa-diagnóstico na Silva & Silva, diz respeito a problemas de comunicação, havendo "ruídos" nessa comunicação entre o Sócio-Proprietário e gerências de baixo nível. Examine as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.

I. A ordem dada pelo Administrador sem a solicitação de uma resposta imediata é reconhecida como "comunicação de mão única".

II. O memorando, para a comunicação das propostas de mudanças, constitui-se no melhor instrumento para evitar as ocasionais resistências

III. O estabelecimento da "comunicação de baixo para cima" poderá minimizar os problemas de comunicação apontados, pois permite o fluxo de informações que parte dos níveis mais altos da hierarquia da organização para os níveis mais baixos.

IV. A comunicação horizontal permite a integração e empatia entre os vários setores da empresa, podendo ser utilizada para transferência de recursos técnicos, pessoas, idéias e financeiros.

V. A "comunicação de mão dupla" enseja o prosseguimento de assuntos transmitidos das chefias para os subordinados, com a desvantagem de não proporcionar um ciclo de "feedbacks" necessários..

  • A.

    Apenas a afirmativa I está certa.

  • B.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

  • C.

    Apenas as afirmativas III e IV estão certas.

  • D.

    Apenas as afirmativas IV e V estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e IV estão certas.

Entre as alternativas a seguir assinale aquela que se refere a características da teoria de Herzberg sobre a motivação humana.

  • A.

    As necessidades humanas têm origem biológica e estão dispostas em uma hierarquia.

  • B.

    As necessidades têm origem biológica, mas não estão na perspectiva de uma hierarquia. Estas necessidades são de três tipos: poder, afiliação e realização.

  • C.

    A motivação humana é explicada por dois conjuntos de fatores independentes, englobando, por um lado, elementos externos (que variam da insatisfação à não-insatisfação) e, por outro, elementos internos (que oscilam da condição de satisfação à não-satisfação).

  • D.

    A motivação é uma força de natureza emocional e consciente, a qual é ativada no momento em que a pessoa é levada a tomar alguma decisão.

  • E.

    A atribuição do controle do desempenho individual no trabalho a fatores da própria pessoa ou a fatores externos, influência na avaliação que cada um faz de sua motivação.

Tendo discutido com a organização uma série de objetivos organizacionais, escolha dentre as alternativas abaixo, a que melhor se encaixe como o Objetivo Geral (ou principal) da Silva & Silva, dentro das oportunidades que se apresentam à empresa.

  • A.

    Obter a certificação ISO 14001, visando garantir participação no comércio internacional, além de consolidar sua posição local, regional e nacional.

  • B.

    Conquistar a hegemonia do mercado nacional com mobiliário de qualidade, não só de madeira, mas também móveis tubulares em aço.

  • C.

    Cadastrar fornecedores que sejam certificados pelo IBAMA e tenham programas de reflorestamento registrados.

  • D.

    Contratar novos funcionários para atender a demanda de novas encomendas para o exterior.

  • E.

    Todas as alternativas listadas são objetivos específicos, ou seja, objetivos que contribuem para o alcance do objetivo geral (ou principal).

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

Entre os principais objetivos da Avaliação de Desempenho podem ser destacados os seguintes:

I - Identificar necessidades de aperfeiçoamento e definir ações para desempenhos insatisfatórios.

II - Posicionar os empregados em relação aos seus pontos fortes e fracos e favorecer a adequação dos indivíduos aos cargos que ocupam.

III - Permitir à organização conhecer melhor os colaboradores que compõem o seu quadro de pessoal e subsidiar os processos de tomada de decisão em Gestão de Pessoas.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

São Métodos Tradicionais de Avaliação de Desempenho:

  • A.

    Escolha Forçada; Pesquisa de Campo; Listas de Verificação; Incidentes Críticos; Avaliação de trezentos e sessenta graus.

  • B.

    Escolha Forçada; Pesquisa de Campo; Listas de Verificação; Incidentes Críticos; Escalas Gráficas.

  • C.

    Escolha Forçada; Pesquisa de Campo; Listas de Verificação; Escalas Gráficas; Avaliação de trezentos e sessenta graus.

  • D.

    Escolha Forçada; Avaliação para cima.

  • E.

    Escolha Forçada; Escalas Gráficas; Avaliação de trezentos e sessenta graus.

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

É um método que inclui quatro etapas e se coaduna com o princípio da responsabilidade de linha e da função de staff, postos que envolvem gerentes e especialistas em Avaliação de Desempenho com o objetivo de avaliarem o desempenho dos empregados considerados. Essas são algumas das características do seguinte Método de Avaliação de Desempenho.

  • A.

    Escolha Forçada.

  • B.

    Pesquisa de Campo.

  • C.

    Listas de Verificação.

  • D.

    Escalas Gráficas.

  • E.

    Incidentes Críticos.

O Balanced Scorecard é um importante sistema gerencial que traduz missão e estratégia em objetivos e medidas. Assinale a alternativa correta que organiza as quatro perspectivas do Balanced Scorecard.

  • A. Financeira; do cliente; dos processos internos; do aprendizado e crescimento.
  • B. Financeira; do cliente; da inovação; dos processos internos.
  • C. Do cliente; da inovação; dos processos internos; do aprendizado e do conhecimento.
  • D. Dos funcionários; do cliente; dos processos internos; da comunidade.
  • E. Financeira; do mercado; da inovação; da comunidade.

São Paulo Chamber of Commerce é um órgão da Associação Comercial de São Paulo, entidade sem fins lucrativos que, desde sua fundação em 1894, mantém um forte vínculo com o comércio exterior e cuja sua principal função é:

  • A. auxiliar as empresas paulistas, especialmente as pequenas e médias que pretendem iniciar ou que já estão envolvidas em operações comerciais de importação, exportação e de serviços que suportam estas atividades.
  • B. conseguir investimentos para as empresas de São Paulo.
  • C. preparar feiras e eventos internacionais no Mercosul.
  • D. interagir com os bancos nacionais e internacionais, em benefício de financiamentos para as pequenas empresas paulistas.
  • E. preparar o setor produtivo, através de seminários e visitas de técnicos especializados em cada setor.

Quando as empresas resolvem aumentar seus investimentos certamente atentarão para a política de taxa de juros praticada no contexto macroeconômico do país em questão. O nível de investimento em uma economia:

  • A.

    está inversamente relacionado com a taxa de juros (quando um aumenta o outro reduz, e vice –versa).

  • B.

    está diretamente relacionado com a taxa de juros (quando um aumenta o outro também aumenta, e vice –versa).

  • C.

    independe da taxa de juros.

  • D.

    depende exclusivamente de decisões do governo em efetuar gastos.

  • E.

    tanto depende das decisões do governo como está diretamente relacionado a taxa de juros (quando um aumenta o outro também aumenta, e vice –versa).

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

As políticas, diretrizes e os métodos de Avaliação de Desempenho variam de uma organização para outra, em conformidade com o ambiente organizacional de cada contexto considerado. Entre as muitas variações que podem ser observadas, algumas delas se referem a quem deve ter a responsabilidade de fazer a avaliação, ou seja, quem deve assumir o papel de avaliador. A esse respeito, os exemplos mais conhecidos de possíveis avaliadores são:

I - o gerente; o próprio avaliado (auto avaliação); o próprio avaliado e o gerente, em conjunto.

II - a equipe de trabalho; órgão de Gestão de Pessoas (Recursos Humanos); uma Comissão de Avaliação.

III - os agentes envolvidos na Avaliação de trezentos e sessenta graus; os subordinados envolvidos na Avaliação para Cima.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • E.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

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