Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Uma das principais características que envolve o estabelecimento de relacionamentos corporativos por meio de parcerias com fornecedores é o compartilhamento de informações. Enumere a coluna da direita, que contém atividades predominantes dos tipos de parceria com fornecedores, com base nas informações da coluna da esquerda, que contém os tipos de parceria:

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo:

  • A.

    1, 2, 3.

  • B.

    1, 3, 2.

  • C.

    2, 1, 3.

  • D.

    3, 1, 2.

  • E.

    3, 2, 1.

O Método dos Incidentes Críticos, utilizado em Avaliação de Desempenho, tem as seguintes características básicas:

I - a atenção do avaliador se concentra essencialmente nas ocorrências de desempenhos críticos do avaliado, evidenciados por resultados ineficazes, de modo a definir ações de gestão de pessoas especificamente voltadas para solucionar as deficiências críticas identificadas.

II -a atenção do avaliador se concentra nos comportamentos e desempenhos do avaliado que tenham gerado resultados significativamente eficazes ou ineficazes, procurando assim identificar comportamentos/desempenhos desejáveis que possam ser reforçados e/ou multiplicados, bem como aqueles indesejáveis que precisam ser superados/eliminados.

III - a atenção do avaliador se concentra naqueles métodos de trabalho que estão sujeitos a condições críticas, tais como recursos materiais ou financeiros insuficientes, máquinas e equipamentos deficientes, entre outras, de modo a se fazer a devida ponderação dessas condições críticas no momento de ser feita a avaliação do empregado.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • E.

    Nenhuma afirmativa está certa.

Apesar do reconhecimento das vantagens em se estabelecer parceria com fornecedores, há muitos obstáculos e dificuldades a superar a compreender e a superar. Dentre os principais obstáculos ao estabelecimento de parceria com fornecedores podemos citar, exceto:

  • A.

    os compradores focalizam-se no interesse próprio de sua empresa.

  • B.

    alto custo na estrutura de gerenciamento da carteira extensa de fornecedores.

  • C.

    existe um uso inadequado de poder e controle sobre o parceiro fornecedor.

  • D.

    os compradores ressaltam os riscos de uma maior dependência de um pequeno número de fornecedores

  • E.

    o preço passa a ser visto como atributo-chave nas avaliações de fornecedores.

Nas ocasiões em que temos que avaliar pessoas, os seus comportamentos, atitudes, desempenho, além das propensões em que podem incorrer os avaliadores estamos sujeitos, também, a determinadas "simplificações" entre as quais podem ser mencionadas as seguintes:

I - Efeitos de Contraste, em que desempenhos marcantes obtidos pelo avaliado em situações anteriores, quer tenham sido bons ou ruins, se sobrepõem e opacam o desempenho objeto da avaliação que se quer fazer no presente.

II - Projeção, na qual ao avaliarmos podemos projetar, nas pessoas que avaliamos, características que são nossas.

III - Estereotipagem, na qual avaliamos ou julgamos uma pessoa com base nas percepções que temos acerca do grupo do qual ela faz parte.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Quando o número de subordinados é maior do que a amplitude de controle o principal problema que pode ocorrer é:

  • A.

    capacidade ociosa do chefe.

  • B.

    falta de delegação.

  • C.

    motivação.

  • D.

    ineficiência da comunicação.

  • E.

    pouco desenvolvimento dos subordinados.

Genichi Taguchi afirma que "há um custo social" toda vez que uma saída de um processo se desvie (qualquer que seja o desvio) de sua dimensão ideal. As organizações precisam ser administradas de modo que se consiga a produtividade necessária à sua permanência no mercado, bem como o excelente atendimento que vise à obtenção da satisfação do cliente, dos funcionários e demais stakeholders. Pode-se afirmar que esta reflexão aponta para a necessidade de definição de indicadores de desempenho e de formas de acompanhamento e mensuração dos mesmos através de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC), o que nos leva à conclusão de que novos modelos de gestão estão sendo incorporados à administração das organizações. Entre eles, está:

  • A.

    a gestão orientada para resultados.

  • B.

    a gestão burocrática weberiana.

  • C.

    a administração científica taylorista.

  • D.

    o modelo diretivo de administração.

  • E.

    a gestão sistêmica.

São considerados tipos de relacionamentos com fornecedores para a formação de uma cadeia de suprimento, exceto:

  • A.

    arranjos produtivos locais

  • B.

    racionalização da base de suprimentos com definição de fornecedor líder.

  • C.

    redes e associações de fornecedores.

  • D.

    desenvolvimento do fornecedor por meio de processos integrados e produção sincronizada.

  • E.

    parcerias com fornecedores.

Quando falamos em uma forma de Avaliação de Desempenho em que, ao contrário das formas tradicionais, é a equipe de trabalho que avalia o seu gerente, estamos nos referindo a:

  • A.

    avaliação flexível.

  • B.

    avaliação para cima.

  • C.

    avaliação participativa.

  • D.

    avaliação delegada.

  • E.

    nenhuma das alternativas anteriores.

Os tipos de informações necessárias ao processo e controle e avaliação são os mais variados possíveis, abrangendo, entre outros, os seguintes aspectos. Assinale a alternativa incorreta

  • A.

    datas de ocorrência de eventos, como os evidenciados por meio dos relatórios de progresso.

  • B.

    não quantificação temporal das atividades.

  • C.

    interação das atividades.

  • D.

    quantificação da qualidade do trabalho.

  • E.

    quantificação da mão de obra

Stephen P. Robbins cita em seu livro intitulado Administração – mudanças e perspectivas (2005) que estamos na era da "organização em transformação". Nesta obra, o autor apresenta um quadro em que diferencia a velha organização da nova organização. Nas características a seguir, tem-se o que pode ser considerado como a "nova organização", exceto:

  • A.

    desmantele a hierarquia para aumentar a flexibilidade.

  • B.

    o pagamento é estável e relacionado ao tempo de serviço e nível do cargo.

  • C.

    cargos temporários.

  • D.

    o aprimoramento contínuo dos processos e a satisfação do cliente são essenciais.

  • E.

    as fronteiras nacionais são quase insignificantes na definição dos limites de operação de uma organização.

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