Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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É possível que fatores comportamentais, culturais e educacionais contribuam para eventuais falhas em projetos e processos, em uma organização. Uma forma mais radical de reestruturar e/ou corrigir falhas em processos organizacionais é chamada de:

  • A. Benchmarking.
  • B. Inovação incremental.
  • C. Reengenharia.
  • D. Terceirização.
  • E. Gestão pela qualidade total.

Em 2003, a APEX-Brasil viabilizou a presença de 8.196 empresas brasileiras - a maioria delas de pequeno porte - em 410 feiras internacionais, gerando negócios da ordem de US$ 2 bilhões. Este número cresceu para mais de 15 mil empresas, em 2005. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    Esse crescimento só foi possível graças a programas específicos criados para dotar as empresas que integram os Arranjos Produtivos Locais (APLs) das condições propícias para se firmar no mercado internacional.

  • B.

    O fortalecimento do MERCOSUL, e consequente queda das barreiras alfandegárias, foi o grande responsável pelo aumento das exportações brasileiras de produtos feitos pelas micro e pequenas empresas.

  • C.

    Em ação conjunta com a SOFTEX, a APEX-Brasil viabilizou a certificação de CMM Nível 4 para mais de 2.000 empresas de informática no país.

  • D.

    A ação isolada de pequenos grupos empresariais, em especial os dos setores de calçados e de bebidas, motivou o crescimento das exportações brasileiras.

  • E.

    O crescimento nas exportações das micro e pequenas empresas foi motivado pelo crescimento do turismo interno e da participação positiva do Brasil em eventos esportivos internacionais.

Assinale a alternativa que indica a agência criada para auxiliar o Banco Mundial quanto a conceder empréstimos favorecidos às nações menos desenvolvidas economicamente, só podendo fazer parte dela os países que forem membros do BIRD.

  • A.

    CIF – Corporação Financeira Internacional.

  • B.

    BAD – Banco Africano de Desenvolvimento.

  • C.

    BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

  • D.

    CAF – Corporação Andina de Fomento.

  • E.

    AID – Associação Internacional de Desenvolvimento.

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

Na condução dos processos de Avaliação de Desempenho é comum observar a incidência de problemas que podem afetar a sua realização desde a sua concepção até a sua implementação. Entre esses problemas os mais comumentes relatados são:

I - definição inadequada dos objetivos da Avaliação de Desempenho.

II - pouco envolvimento da alta administração e pouca participação das chefias e dos empregados.

III - pouco preparo dos avaliadores.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

A implementação de ajustes em processos organizacionais pode ocorrer de várias formas. Se fosse possível apresentar um continnum de ações, considerando desde aquelas menos radicais até as mais radicais, poderíamos assinalar, seguramente, a seguinte seqüência:

  • A. reengenharia, downsizing e melhoria contínua.
  • B. kaizen, downsizing e reengenharia.
  • C. downsizing, reengenharia, kaizen.
  • D. kaizen, reengenharia e downsizing.
  • E. downsizing, kaizen e reengenharia.

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

Em relação à preparação à conduta dos avaliadores, frente ao processo de Avaliação de Desempenho, observa-se que podem estar sujeitos a algumas propensões, entre elas as seguintes:

I - Efeito de Halo.

II - Erro de Tendência Central.

III - Complacência e Rigor.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão c

O movimento ao redor de padrões de projeto ganhou popularidade com o livro "Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software" publicado em 1995. Os autores desse livro são conhecidos como a "Gangue dos Quatro" (Gang of Four) ou simplesmente "GoF". Os padrões "GoF" são organizados em famílias de padrões. A que família de padrões pertence os que tratam das associações entre classes e objetos, bem como os que tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos, respectivamente?

  • A.

    Criação e comportamentais

  • B.

    Comportamentais e classe.

  • C.

    Estruturais e classe

  • D.

    Comportamentais e estruturais

  • E.

    Estruturais e comportamentais

A análise do relacionamento com o cliente, a seleção de estratégias de segmentação de mercado, as ações de planejamento para a escolha dos canais de distribuição e as preocupações com uma boa gestão da marca, são algumas das preocupações dos gerentes que atuam na seguinte área funcional:

  • A. Operações e/ou Logística.
  • B. Finanças.
  • C. Marketing.
  • D. Gestão de Pessoas.
  • E. Organização & Métodos (O&M).

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

Quando, por falta de preparo adequado ou temor, o avaliador de desempenho propositadamente evita atribuir notas muito altas e notas muito baixas aos seus avaliados, negligenciando em relação ao valor real do desempenho dos avaliados, ele está incorrendo no seguinte tipo de erro:

  • A.

    complacência.

  • B.

    rigor.

  • C.

    tendência central.

  • D.

    complacência e rigor.

  • E.

    preconceito pessoal.

Stephen P. Robbins assinala que a lógica por trás da reengenharia é que as organizações, em seus primeiros anos de funcionamento, desenvolvem processos e depois se algemam a eles apesar das mudanças nas condições. Pode-se dizer que todos os objetivos apresentados a seguir são relacionados à reengenharia de processos, exceto:

  • A.

    o objetivo de repensar fundamental e radicalmente a reestruturação dos processos.

  • B.

    a promoção do desenvolvimento de um processo de melhoria contínua.

  • C.

    a orientação para a melhoria drástica em indicadores de desempenho, desconsiderando a estrutura organizacional vigente.

  • D.

    a reorganização da estrutura e de seus processos como se tudo fosse começar do zero.

  • E.

    o objetivo de achar soluções rápidas e com uma abordagem válida para empresas em grandes apuros.

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