Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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O Mapeamento e a Avaliação de Competências podem ser feitos considerando-as agrupadas por segmentos que representam níveis hierárquicos e naturezas específicas de atribuições a exemplo de:

I - o nível de direção.

II - o nível de gerências.

III - o nível de operação/execução.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

No Mapeamento de Competências, elas são classificadas em campos/dimensões a exemplo de:

I - competências organizacionais.

II - competências comportamentais.

III - competências de gestão.

IV - competências Críticas Básicas.

  • A.

    Só as afirmativas I é II estão certas.

  • B.

    Só as afirmativas III e IV estão certas.

  • C.

    Só as afirmativas I, II e III estão certas.

  • D.

    Só as afirmativas II, III e IV estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Nos Sistemas Tradicionais de Avaliação de Cargos são observados dois grupos distintos: os sistemas não quantitativos e os sistemas quantitativos, em relação aos quais podem ser indicados os seguintes exemplos:

  • A.

    não quantitativos: Escalonamento; Avaliação por Pontos.

  • B.

    quantitativos: Escalonamento; Avaliação por pontos.

  • C.

    quantitativos: Graus pré-determinados; Avaliação por Pontos.

  • D.

    não quantitativos: Escalonamento; Graus pré-determinados.

  • E.

    quantitativos: Graus pré-determinados; Escalonamento.

Entre as muitas e possíveis aplicações dos resultados obtidos nos processos de Avaliação de Desempenho, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I - identificar necessidades de remanejamento de pessoas ou até mesmo de desligamento de empregados do quadro da empresa.

II - subsidiar os processos de Levantamento de Necessidades de Treinamento.

III - oferecer elementos para os sistemas de punições/ sanções e de recompensas praticados pelas empresas.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

São técnicas para falar em público, exceto:

  • A.

    Postura.

  • B.

    Titubeio.

  • C.

    Dicção.

  • D.

    Entonação.

  • E.

    Naturalidade.

Analise as afirmativas em relação à Gestão do Desempenho Humano no Trabalho, as novas práticas e tendências que têm sido observadas como modernas e inovadoras, entre outros aspectos, incluem:

I - indicadores sistêmicos de desempenho e foco em resultados.

II - a aplicação dos métodos de Listas de Verificação e de Escolha Forçada.

III - avaliação conduzida pela direção as gerências e órgãos superiores de assessoramento e coordenação da empresa. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Os profissionais de marketing que fazem pesquisas para as empresas globais em outros países encontram, geralmente, o seguinte quadro. Assinale a alternativa correta

  • A.

    Conseguem facilmente detectar dados primários nos mercados pesquisados; otimizam os custos fazendo comparações e projeções de informações já obtidas; facilidade na obtenção de amostragem e análise de dados.

  • B.

    Quando não há dados disponíveis em estudos publicados, procuram na Internet; utilizam o grupo de "foco" para aprofundar as informações disponíveis; analisam os mercados incipientes; utilizam as informações de demanda latente.

  • C.

    Muitos mercados, mas poucos dados disponíveis; é difícil identificar o objetivo da pesquisa; a utilização de percepção sensorial direta é fundamental para qualquer tipo de pesquisa.

  • D.

    Devem analisar muitos mercados; é difícil procurar dados confiáveis; tem custos altos para obter informações; os dados podem estar inflacionados ou deflacionados por falta de atenção ou conveniência política.

  • E.

    A certeza de que um relatório de dados secundários é cem por cento confiável e resolve a pesquisa em noventa por cento dos casos; alguns profissionais sofrem da síndrome do "se eu vejo, é verdade" e não se aprofundam na busca de mais dados.

Um administrador poderá ter a sua gestão avaliada como eficaz se for capaz de apresentar um elevado desempenho (performance):

  • A. na realização das tarefas.
  • B. na utilização dos recursos.
  • C. no estabelecimento de meios.
  • D. na obtenção de resultados.
  • E. no aperfeiçoamento dos processos de trabalho.

O modelo dos hiatos de qualidade, desenvolvido por Zeithmail, Berry e Parasuraman, serve como um mapeamento dos hiatos de qualidade – interrupções ou falhas da produção de qualidade – que ocorrem no processo de entrega do serviço. Foram mapeados 5 hiatos. O primeiro deles refere-se à percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    O excesso de informações em pesquisas focadas na qualidade do serviço podem causar o 1º hiato, descrito no enunciado

  • B.

    O foco no relacionamento contribui para uma percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade

  • C.

    Problemas de comunicação, apesar de serem comuns nas organizações, não afetam a qualidade do serviço.

  • D.

    O foco em novos consumidores, em vez do foco nos consumidores atuais, é ferramenta positiva de percepção de necessidades de melhoria de qualidade na execução do serviço.

  • E.

    A percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade pode ter sido gerada por pesquisa de marketing insuficiente.

As alternativas listadas a seguir representam fatores que intervém na relação entre a motivação e o desempenho no trabalho, exceto:

  • A.

    o significado do trabalho.

  • B.

    a estratégia organizacional.

  • C.

    o sistema de recompensas e punições da organização.

  • D.

    o estilo gerencial e o ambiente psicossocial de trabalho.

  • E.

    a convergência entre valores pessoais e organizacionais.

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