Questões de Arquivologia

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Um técnico de arquivo inicia, em uma determinada empresa, operações com vários conjuntos de documentos; dentre elas, a principal é a passagem do arquivo intermediário para o arquivo permanente. Essa última atividade está arquivisticamente relacionada:

  • A.

    à fragmentação;

  • B.

    à transferência;

  • C.

    ao recolhimento;

  • D.

    à substituição;

  • E.

    à recuperação.

Com base no que a legislação brasileira define acerca do acesso a documentos e informações, julgue os itens a seguir.

A legislação estabelece alguns conceitos e definições relativos à atribuição de graus de sigilo a documentos e informações, a começar pelo próprio conceito de sigilo, que é definido como proteção contra revelação não-autorizada. Alguns outros conceitos são: classificação, que é a atribuição de grau de sigilo pela autoridade competente; grau de sigilo corresponde à gradação atribuída em decorrência da natureza ou conteúdo de documentos ou informações; desclassificação, que é o cancelamento da classificação, seja por determinação da autoridade competente, seja pelo fim do prazo estabelecido para manutenção do sigilo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens abaixo correspondem a áreas estabelecidas pela Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (g), a serem contempladas no trabalho de descrição, exceto,

  • A.

    Área de Identificação.

  • B.

    Área de Relacionamento.

  • C.

    Área de Contexto de Produção.

  • D.

    Área de Fontes Relacionadas.

  • E.

    Área de Acesso e Uso.

A passagem de um conjunto documental do arquivo intermediário para o arquivo permanente denomina-se:

  • A. recolhimento.
  • B. expedição.
  • C. transferência.
  • D. recebimento.
  • E. remanejamento.

Ao examinar um livro de atas, o técnico de arquivos observou que este, ao ser elaborado, apresentava uma falha quanto a sua paginação. O verso de suas folhas não estava sendo considerado, comprometendo portanto, sua fidedignidade. O arquivista, ao ser alertado pelo técnico de arquivo, pediu-lhe então que preparasse um termo para numeração também do anverso das folhas daquele livro de atas. O técnico de arquivo procedeu à/ao:

  • A.

    reprodução;

  • B.

    edição;

  • C.

    arranjo;

  • D.

    descrição;

  • E.

    foliação.

Com base no que a legislação brasileira define acerca do acesso a documentos e informações, julgue os itens a seguir.

Em órgãos e entidades públicos, os agentes responsáveis pela custódia de documentos e materiais e pela segurança de áreas, instalações ou sistemas de informação de natureza sigilosa, estão sujeitos a sanções penais em caso de comprometimento de sigilo de documentos resultante de falha humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Bellotto (2004) afirma que o documento avulso nunca se apresenta totalmente solto, nem no arquivo corrente, nem no intermediário, nem no permanente, pois se fosse assim, seria posta em dúvida a especificidade dos documentos de arquivo, que é a:

  • A.

    temporalidade;

  • B.

    informacionalidade;

  • C.

    organicidade;

  • D.

    individualidade;

  • E.

    acessibilidade.

Considerando a situação descrita, julgue os itens de 71 a 100.

Os documentos da administração pública produzidos em meios eletrônicos ou que tramitem em tais meios estão sujeitos à legislação e à regulamentação da política nacional de arquivos, tal como ocorre com os demais documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A proliferação dos documentos levou, pois, os arquivistas a encarregarem-se dos "arquivos vivos", a aplicarem-lhes a sua competência e a desenvolverem sobre eles novas capacidades. (...) E mesmo quando um arquivista pratica apenas a sua profissão em arquivos históricos, ele já não pode ignorar uma ou outra componente de sua missão. (...) O arquivista moderno pode contar com vários dados adquiridos. Assim, a utilidade da sua função é incontestável, quer seja como colaborador da administração, como responsável dos arquivos a conservar ou como apoio à investigação. As tarefas ligadas a essas funções modificaram-se consideravelmente. O arquivista é doravante considerado especialista no que se refere ao conjunto das suas responsabilidades, e isso quaisquer que sejam os termos pelos quais é designada a sua função.

(Rousseau, J. e Couture, C. Os Fundamentos da Disciplina Arquivística)
Levando em consideração o texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Colaborar na administração tornou-se a principal competência do arquivista moderno.
II. No atual contexto, as atribuições do arquivista ampliaram-se, transformando-o em gestor de documentos e da informação.
III. A multiplicidade de funções adquiridas pelo arquivista na atualidade irá direcioná-lo para sua especialização na investigação histórica.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

O arquivista é chamado a opinar acerca do estabelecimento de um novo esquema das várias áreas de depósito de um arquivo. Ele terá que indicar a disposição das várias estanterias e a nova distribuição de equipamentos. O arquivista, então, terá que estabelecer o plano de:

  • A.

    indexação;

  • B.

    classificação;

  • C.

    armazenamento;

  • D.

    emergência;

  • E.

    destinação.

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