Questões de Arquivologia do ano 2012

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A gestão de documentos deve ser vista como um macroprocesso que visa a uma série de medidas administrativas para a racionalização e a obtenção de economia e eficiência nos procedimentos de gerenciamento de arquivos organizacionais. As três fases básicas da gestão de documentos são:

  • A.

    classificação, ordenação e destinação.

  • B.

    avaliação, tratamento e difusão.

  • C.

    análise, controle e disseminação.

  • D.

    produção, utilização e destinação.

  • E.

    seleção, descrição e divulgação.

O prazo aproximado de guarda de documentos nos arquivos intermediários é de:

  • A.

    5 a 10 anos.

  • B.

    até 15 anos.

  • C.

    25 a 30 anos.

  • D.

    20 anos.

  • E.

    até 4 anos.

Em relação à expedição e à tramitação dos documentos sigilosos, analise as afirmativas abaixo.

I. No envelope externo, constará a indicação do destinatário, do grau de sigilo, do teor do documento e das informações referentes ao mensageiro oficialmente designado.

II. O envelope interno será fechado, lacrado e expedido mediante recibo, que indicará, necessariamente, remetente, destinatário e número ou outro indicativo que identifique o documento.

III. Sempre que o assunto for considerado de interesse exclusivo do destinatário, será inscrita a palavra pessoal no envelope contendo o documento sigiloso.

IV. No envelope interno, não deverá constar qualquer indicativo do destinatário e nem de informações relacionadas com o assunto e com o grau de sigilo do documento.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa I é verdadeira.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

  • E.

    Somente a afirmativa IV é verdadeira.

O ato pelo qual a autoridade competente libera à consulta, documentos anteriormente caracterizados como sigilosos, chama-se:

  • A.

    apensação

  • B.

    flexibilização.

  • C.

    desclassificação

  • D.

    autuação

  • E.

    destinação.

Um documento deverá ser arquivado após ter sido classificado e tramitado. O exame do documento exige que se verifique se ele deve realmente ser arquivado, se possui anexo(s) e se a classificação a ele atribuída será mantida ou alterada. Esses procedimentos fazem parte da operação de

  • A.

    inspeção

  • B.

    codificação

  • C.

    ordenação

  • D.

    orientação

  • E.

    estudo

A fim de auxiliar os docentes na preparação das aulas, uma escola pretende organizar fichário com referências bibliográficas e sugestões de material didático. Em sua organização, decide agrupar as fichas pelos títulos mais gerais (GEOGRAFIA, HISTÓRIA e LITERATURA, por exemplo), dispostos alfabeticamente, colocando dentro de cada um deles, na mesma ordem, os títulos específicos correlatos (Geografia do Brasil e Geografia de Minas Gerais, dentro de GEOGRAFIA; História do Brasil e História de Minas Gerais, dentro de HISTÓRIA; Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, dentro de LITERATURA). Este método de ordenação das fichas é conhecido como

  • A.

    dicionário.

  • B.

    numérico.

  • C.

    enciclopédico.

  • D.

    alfanumérico.

No arquivo de um estabelecimento de ensino, as atas de resultados finais e o histórico escolar dos alunos são considerados documentos de caráter

  • A.

    financeiro.

  • B.

    probatório.

  • C.

    temporário.

  • D.

    fiscal.

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.

Os documentos de arquivo produzidos devem obrigatoriamente ser registrados nos sistemas de protocolo; esse procedimento, contudo, não se aplica aos documentos recebidos, que, conforme a origem, podem não estar sujeitos a registro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.

O recebimento e a classificação incluem-se entre as rotinas do protocolo, atividade exercida no âmbito dos arquivos correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.

A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária.

  • C. Certo
  • E. Errado
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