Questões de Arquivologia do ano 2012

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Atos, medidas e diligências que devem ser executados e cumpridos para o andamento de um processo constituem a chamada

  • A.

    ordenação cronológica.

  • B.

    codificação.

  • C.

    burocracia.

  • D.

    sucessão arquivística.

  • E.

    tramitação.

Segundo as regras de ordenação alfabética,

  • A.

    João da Cunha Faria precede João da Cunha.

  • B.

    Antônio de Moraes Sobrinho precede Antônio de Morais.

  • C.

    Vicenta Cortés Alonso precede Heloísa Liberalli Bellotto.

  • D.

    Camilo Castelo Branco precede Ignácio de Loyola Brandão.

  • E.

    Supremo Tribunal Federal precede Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Ao discorrer sobre a avaliação, Schellenberg faz referência aos documentos que constituem testemunho da existência e das atividades do órgão que os acumulou. Os valores inerentes a tais documentos são por ele chamados de

  • A.

    informativos.

  • B.

    probatórios.

  • C.

    históricos.

  • D.

    legais.

  • E.

    legais.

O princípio norteador da fixação de fundos de arquivos, segundo Heloísa Bellotto, é

  • A.

    temático.

  • B.

    numérico cronológico.

  • C.

    orgânico estrutural.

  • D.

    enciclopédico.

  • E.

    dígito-terminal.

Para dispor os documentos de arquivo de acordo com a estrutura organizacional da entidade produtora, utiliza-se

  • A.

    a relação de equivalência ou tabela de controle.

  • B.

    o esquema de ordenação ou plano de arquivamento.

  • C.

    o plano de destinação ou organograma.

  • D.

    o inventário topográfico ou plano de armazenamento.

  • E.

    o quadro de arranjo ou plano de classificação.

No Diagnóstico dos arquivos da Justiça do Trabalho (Brasília, 2009), levado a efeito pelo Grupo de Trabalho de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, foram recomendadas, entre outras, as seguintes providências:

I. Estruturar unidade organizacional, diretamente subordinada à Direção do Tribunal, com competência para a gestão de documentos administrativos e judiciais nas fases de guarda intermediária e permanente, em conformidade com a legislação brasileira e com os princípios da Arquivologia.

II. Tornar obrigatório que parte da dotação orçamentária anual dos Tribunais seja direcionada para ações de gestão documental e de processamento técnico do arquivo permanente, conforme planejamento estratégico, através de rubrica própria.

III. Solicitar estudos de viabilidade da centralização dos arquivos intermediários das unidades administrativas e judiciárias, incluindo as Varas localizadas na sede e fora da sede, bem como da implantação de arquivos setoriais de acordo com macrorregiões, estipulando-se cronograma para retirada e entrega dos documentos arquivados.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, somente.

  • B.

    I e II, somente.

  • C.

    I e III, somente.

  • D.

    II e III, somente.

  • E.

    I, II e III.

O arquivo corrente distingue-se dos arquivos das demais fases por

  • A.

    contar com maiores recursos de automação.

  • B.

    ser essencial ao funcionamento cotidiano da instituição.

  • C.

    ficar sob o controle da alta cúpula administrativa.

  • D.

    dispor de documentos em melhor estado de conservação.

  • E.

    desfrutar de maior prestígio na hierarquia institucional.

O instrumento que, uma vez aprovado pela autoridade competente, determina prazos para transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suportes de documentos de arquivo é

  • A.

    o plano de destinação.

  • B.

    a tabela de temporalidade.

  • C.

    o plano de classificação.

  • D.

    a planilha de avaliação.

  • E.

    a lista de eliminação.

De acordo com Janice Gonçalves, nenhum documento de arquivo pode ser plenamente compreendido quando isolado e fora dos quadros gerais de sua produção, isto é, sem o estabelecimento de seus vínculos orgânicos. Nessa medida é que, tanto da perspectiva de quem os organiza quanto da de quem os consulta, os documentos de arquivo devem ser incondicionalmente submetidos ao processo de

  • A.

    ordenação.

  • B.

    indexação.

  • C.

    referenciação.

  • D.

    destinação.

  • E.

    classificação.

Para indicar os lugares ocupados por documentos temporariamente removidos faz-se uso de

  • A.

    entradas.

  • B.

    guias-fora

  • C.

    fichas-guia.

  • D.

    sinaléticas.

  • E.

    jaquetas.

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