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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
De acordo com a Tabela de Temporalidade, é correto afirmar que
os órgãos, ao adotar a tabela, devem designar uma Comissão Provisória de Avaliação que terá a responsabilidade de proceder às adaptações, orientar sua aplicação, dirimir possíveis dúvidas, orientar o processo de seleção dos documentos e proceder à revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-fim.
a adoção de recursos tecnológicos para alteração do suporte da informação requer a observância de determinados critérios que levem em consideração os preceitos técnicos da Arquivologia, a legislação em vigor e a relação custo/benefício de sua implantação.
o processo de avaliação deve considerar o suporte no qual foi criado o documento, identificando os valores a ele atribuídos (primário ou secundário), segundo o seu potencial de uso.
a metodologia de elaboração da tabela de temporalidade fundamenta-se na estrutura organizacional dos órgãos públicos.
a aplicação da tabela deverá estar condicionada à aprovação por instituição arquivística pública federal.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca da avaliação de documentos.
A proposta dos portugueses para a avaliação de documentos não trabalha com a teoria dos valores, mas com a pertinência, a frequência e a densidade da informação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2009
Considerando os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público, não é correto afirmar
a eliminação de documentos nos órgãos e entidades do Poder Público ocorrerá após concluído o processo de avaliação, conduzido pelas respectivas Comissões Permanentes de Avaliação, responsáveis pela elaboração de tabelas de temporalidade.
o registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio de Listagem de Eliminação de Documentos e de Termo de Eliminação de Documentos.
a eliminação de documentos públicos será efetuada por meio de incineração manual ou mecânica, com a supervisão de servidor autorizado.
a Listagem de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados.
o Termo de Eliminação de Documentos tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca da avaliação de documentos.
A macroavaliação de documentos de arquivo tem como diferencial a utilização de um instrumental matemático para realizar a seleção dos documentos de guarda permanente.
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Em relação a terceirização de serviços arquivísticos públicos, é correto afirmar
as atividades de avaliação serão reservadas à execução direta por parte órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.
a guarda dos documentos públicos é facultativa aos órgãos e entidades do Poder Público.
poderão ser contratados serviços para a execução de atividades técnicas auxiliares, desde que planejados, supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos ou auditoria externa.
as atividades de avaliação poderão ser reservadas à execução direta ou indireta, mediante terceirização pelos órgãos e entidades do Poder Público por serem atividades essenciais da gestão de documentos.
a guarda dos documentos públicos é reservada aos órgãos e entidades do Poder Executivo.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca da avaliação de documentos.
O principal objetivo da avaliação, independentemente do modelo teórico, é a eliminação dos documentos sem valor.
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Sobre a classificação de documentos arquivísticos, é incorreto afirmar que
o conceito de classificação em Arquivologia começa a aparecer na literatura a partir do século XVII, com o surgimento dos primeiros manuais com normas escritas.
inicialmente, as classificações primavam pela ordenação cronológica dos documentos.
a classificação, até as primeiras décadas do século XIX, era elaborada sem levar em conta a origem administrativa dos documentos.
o conceito de classificação representa a atividade intelectual de construção de instrumentos para organização dos documentos, independentemente da idade à qual eles pertençam.
podem ser utilizados, simultaneamente, quantos princípios de classificação forem necessários.
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Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
A organização dos documentos de arquivo envolve três importantes conceitos: classificação, ordenação e arquivamento. Os dois primeiros são operações intelectuais, enquanto o arquivamento é uma operação física.
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Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
As séries, as subséries, os grupos e os subgrupos são unidades de classificação de um quadro de arranjo de documentos de arquivo.
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A respeito da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.
A autorização para a eliminação de documentos dos órgãos da justiça do trabalho deve ser dada, de acordo com a legislação em vigor, pelo Arquivo Nacional.
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