Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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As atividades dos arquivos correntes são divididas em cinco setores distintos. Um desses setores é a

  • A.

    destinação.

  • B.

    higienização.

  • C.

    reformatação.

  • D.

    difusão.

As rotinas do protocolo são fundamentais para garantir o fluxo adequado do documento dentro de uma empresa ou órgão público. As rotinas do protocolo incluem a

  • A.

    A preparação da listagem de eliminação de documentos.

  • B.

    elaboração do plano de destinação de documentos de arquivo.

  • C.

    elaboração do registro dos documentos de arquivo.

  • D.

    definição dos elementos de descrição dos documentos de arquivo.

A atividade de classificação de documentos de arquivo exige, por parte do classificador, conhecimentos não só da empresa ou do órgão público, mas da natureza dos documentos a serem classificados. Acerca da classificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta.

  • A.

    Os métodos de arquivamento do sistema direto são aqueles que exigem a consulta de um índice ou de um código.

  • B.

    O método numérico cronológico leva em consideração a ordem numérica e a procedência do documento.

  • C.

    Uma representação correta do método numérico simples é 22-93-17.

  • D.

    O método decimal é um método numérico ideográfico.

A guarda de documentos é a colocação do documento na respectiva pasta, caixa ou móvel. Uma rotina de guarda de documentos é

  • A.

    verificar a classificação atribuída no ato do recebimento.

  • B.

    apor carimbo de protocolo.

  • C.

    elaborar o resumo do assunto.

  • D.

    separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.

O método de arquivamento alfabético exige a aplicação das regras de alfabetação. Em cada uma das opções a seguir é apresentado um nome e um suposto resultado da aplicação das regras de alfabetação. Quanto ao correto emprego das regras de alfabetação nos nomes apresentados, assinale a opção correta.

  • A.

    Roberto Castelo Branco - Branco, Roberto Castelo.

  • B.

    Michel São Paulo - Paulo, Michel S.

  • C.

    Paulo de Almeida - Almeida, Paulo de

  • D.

    Juliano de Lourenço Neto - Neto, Juliano de Lourenço

No processo de avaliação, entende-se por transferência a passagem dos documentos para o

  • A.

    arquivo corrente.

  • B.

    arquivo permanente.

  • C.

    arquivo intermediário.

  • D.

    serviço de protocolo.

  • E.

    setor de descarte.

Entre outras atribuições relacionadas com os documentos de uma instituição, ao serviço de protocolo cabem

  • A.

    o registro e a movimentação.

  • B.

    o recolhimento e o arquivamento.

  • C.

    a emissão de pareceres e a classificação.

  • D.

    a eliminação e a reprografia.

  • E.

    a destinação e a transferência.

Qualquer proposta de intervenção nos arquivos governamentais supõe a realização de um diagnóstico. Embora não haja modelos formalmente instituídos para cumprir essa tarefa, seu ponto de partida é o levantamento de informações sobre

  • A.

    o nível de escolaridade e o salário dos servidores.

  • B.

    a estrutura organizacional, as funções e as atividades do órgão.

  • C.

    o acondicionamento dos documentos audiovisuais e iconográficos.

  • D.

    o método de ordenação dos documentos textuais.

  • E.

    o sistema de segurança do edifício.

Para que a avaliação seja coerente com os princípios arquivísticos, é preciso que os documentos se submetam, primeiramente, a um

  • A.

    processo de microfilmagem.

  • B.

    registro topográfico.

  • C.

    processo de digitalização.

  • D.

    plano de classificação.

  • E.

    quadro de equivalência.

A passagem de documentos para o arquivo permanente ocorre mediante

  • A.

    transferência.

  • B.

    recolhimento.

  • C.

    encaminhamento.

  • D.

    influxo.

  • E.

    remoção.

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