Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Os arquivos correntes são

  • A.

    formados por documentos com valor secundário.

  • B.

    armazenados em depósitos centralizados, localizados distantes dos setores de trabalho onde foram acumulados.

  • C.

    transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final.

  • D.

    formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.

  • E.

    alocados perto dos seus usuários diretos, devido à grande possibilidade de uso que apresentam, e são conhecidos também como arquivos ativos.

A respeito dos arquivos intermediários, assinale a opção correta.

  • A.

    O acesso aos documentos no arquivo intermediário é aberto ao público.

  • B.

    As características provisórias do arquivamento intermediário impedem a aplicação da tabela de temporalidade.

  • C.

    Os arquivos intermediários são constituídos, fundamentalmente, por documentos com valor informativo.

  • D.

    Os documentos do arquivo intermediário são mantidos por conta dos prazos prescricionais e precaucionais e aguardam a destinação final: eliminação ou guarda permanente.

  • E.

    Os arquivos intermediários são formados por documentos que perderam a vigência administrativa, mas são providos de valor histórico-cultural.

Durante a Revolução Francesa, os documentos foram considerados básicos para a manutenção de uma antiga sociedade e para o estabelecimento de uma nova. Os documentos da sociedade antiga e os da sociedade nova foram, respectivamente, preservados, principalmente, para

  • A.

    usos de ordem prática e cultural.

  • B.

    usos administrativos e proteção de direitos individuais.

  • C.

    usos culturais e proteção de direitos públicos.

  • D.

    interesses governamentais e práticos.

  • E. usos públicos e culturais.

Há três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos:

I. a ação a que os documentos se referem.

II. a função a que os documentos se referem.

III. os assuntos de que tratam os documentos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I e III.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I.

Os arquivos públicos apresentam dois tipos de valor: primário e secundário. Diversas observações podem ser feitas sobre o papel dos profissionais envolvidos na apreciação desses valores. O arquivista do Arquivo Corrente

I. pode contribuir substancialmente para a apreciação dos valores secundários de seus documentos.

II. é responsável pelo julgamento do valor primário dos documentos.

III. é responsável pelo julgamento dos valores secundários dos documentos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E. I

Há dois tipos básicos de transferência de documentos. Uma delas é a remoção de documentos em intervalos determinados, transferência

  • A.

    permanente.

  • B.

    determinada.

  • C.

    planejada.

  • D.

    coordenada.

  • E.

    periódica.

Os documentos oficiais podem ser descritos em relação a dois aspectos distintos. Um deles é o seu conteúdo substantivo, o outro é a sua estrutura ou apresentação física. Os documentos podem ser descritos quanto à substância em relação

 I. às unidades de organização da entidade criadora.

II. às funções, atividades e atos ou operações.

III. aos assuntos de que tratam.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I

  • E.

    I, II e III.

Acerca do gerenciamento da informação e das três idades documentais, assinale a opção correta.

  • A.

    O arquivo corrente é constituído de documentos com grande possibilidade de uso e com valor primário.

  • B.

    Os documentos de idade intermediária são os que são consultados frequentemente e aos quais se tem livre acesso.

  • C.

    O arquivo permanente é formado por documentos de valor administrativo, legal ou fiscal.

  • D.

    O arquivo intermediário, conhecido também como arquivo inativo, é resultante da transferência de documentos do arquivo corrente.

  • E.

    O recolhimento de documentos no arquivo intermediário deve ser feito após o encerramento do valor probatório desses documentos.

A política arquivística brasileira reconhece a gestão de documentos como um dos principais instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. A respeito da gestão de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    A criação, o arquivamento e a eliminação de documentos são as três fases básicas da gestão de documentos.

  • B.

    A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

  • C.

    A elaboração dos documentos decorrente das atividades de um órgão ou setor, apesar da sua relevância, não se inclui entre as atribuições da gestão de documentos.

  • D.

    Na avaliação dos documentos, aplica-se o código de classificação de documentos de arquivo.

  • E.

    Com a gestão eficaz de documentos, impede-se que os documentos com valor secundário sejam conservados permanentemente.

Assinale a opção que apresenta exemplo de ordenação de pastas de funcionários de um órgão realizada de acordo com as regras de alfabetação.

  • A.

    Bezerra, Alberto Luiz

    Moreira, Maria Madalena Santos

    Cruz, Antônio

  • B.

    Torres, Alisson

    Torres, A.

    Torres, Beatriz

  • C.

    Barbosa Filho, Élson

    Vianna Neto, Milton

    Vianna Sobrinho, Marlene

  • D.

    D'Almeida, Paulo

    D'Andrade, Roberto

    D'Carmo, Anísio

  • E.

    José, Rogério São

    Paulo, Carlos São

    Rita, Simone Santa

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