Lista completa de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os arquivos correntes são
formados por documentos com valor secundário.
armazenados em depósitos centralizados, localizados distantes dos setores de trabalho onde foram acumulados.
transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final.
formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.
alocados perto dos seus usuários diretos, devido à grande possibilidade de uso que apresentam, e são conhecidos também como arquivos ativos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito dos arquivos intermediários, assinale a opção correta.
O acesso aos documentos no arquivo intermediário é aberto ao público.
As características provisórias do arquivamento intermediário impedem a aplicação da tabela de temporalidade.
Os arquivos intermediários são constituídos, fundamentalmente, por documentos com valor informativo.
Os documentos do arquivo intermediário são mantidos por conta dos prazos prescricionais e precaucionais e aguardam a destinação final: eliminação ou guarda permanente.
Os arquivos intermediários são formados por documentos que perderam a vigência administrativa, mas são providos de valor histórico-cultural.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Durante a Revolução Francesa, os documentos foram considerados básicos para a manutenção de uma antiga sociedade e para o estabelecimento de uma nova. Os documentos da sociedade antiga e os da sociedade nova foram, respectivamente, preservados, principalmente, para
usos de ordem prática e cultural.
usos administrativos e proteção de direitos individuais.
usos culturais e proteção de direitos públicos.
interesses governamentais e práticos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Há três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos:
I. a ação a que os documentos se referem.
II. a função a que os documentos se referem.
III. os assuntos de que tratam os documentos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I e III.
I, II e III.
II e III.
I e II.
I.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Os arquivos públicos apresentam dois tipos de valor: primário e secundário. Diversas observações podem ser feitas sobre o papel dos profissionais envolvidos na apreciação desses valores. O arquivista do Arquivo Corrente
I. pode contribuir substancialmente para a apreciação dos valores secundários de seus documentos.
II. é responsável pelo julgamento do valor primário dos documentos.
III. é responsável pelo julgamento dos valores secundários dos documentos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I, II e III.
I e II.
II e III.
I e III.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Há dois tipos básicos de transferência de documentos. Uma delas é a remoção de documentos em intervalos determinados, transferência
permanente.
determinada.
planejada.
coordenada.
periódica.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Os documentos oficiais podem ser descritos em relação a dois aspectos distintos. Um deles é o seu conteúdo substantivo, o outro é a sua estrutura ou apresentação física. Os documentos podem ser descritos quanto à substância em relação
I. às unidades de organização da entidade criadora.
II. às funções, atividades e atos ou operações.
III. aos assuntos de que tratam.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
I e II.
II e III.
I e III.
I
I, II e III.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do gerenciamento da informação e das três idades documentais, assinale a opção correta.
O arquivo corrente é constituído de documentos com grande possibilidade de uso e com valor primário.
Os documentos de idade intermediária são os que são consultados frequentemente e aos quais se tem livre acesso.
O arquivo permanente é formado por documentos de valor administrativo, legal ou fiscal.
O arquivo intermediário, conhecido também como arquivo inativo, é resultante da transferência de documentos do arquivo corrente.
O recolhimento de documentos no arquivo intermediário deve ser feito após o encerramento do valor probatório desses documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A política arquivística brasileira reconhece a gestão de documentos como um dos principais instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. A respeito da gestão de documentos, assinale a opção correta.
A criação, o arquivamento e a eliminação de documentos são as três fases básicas da gestão de documentos.
A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.
A elaboração dos documentos decorrente das atividades de um órgão ou setor, apesar da sua relevância, não se inclui entre as atribuições da gestão de documentos.
Na avaliação dos documentos, aplica-se o código de classificação de documentos de arquivo.
Com a gestão eficaz de documentos, impede-se que os documentos com valor secundário sejam conservados permanentemente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção que apresenta exemplo de ordenação de pastas de funcionários de um órgão realizada de acordo com as regras de alfabetação.
Bezerra, Alberto Luiz
Moreira, Maria Madalena Santos
Cruz, Antônio
Torres, Alisson
Torres, A.
Torres, Beatriz
Barbosa Filho, Élson
Vianna Neto, Milton
Vianna Sobrinho, Marlene
D'Almeida, Paulo
D'Andrade, Roberto
D'Carmo, Anísio
José, Rogério São
Paulo, Carlos São
Rita, Simone Santa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...