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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
A avaliação em arquivos é uma metodologia que se caracteriza pela:
análise e seleção de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando apenas seu valor primário.
descrição e higienização e acondicionamento de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.
descrição e higienização e análise de documentos de arquivos, identificando seu valor secundário.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Observe as afirmações abaixo sobre a organização de arquivos.
I - A primeira etapa para a organização de um arquivo é o levantamento dos documentos relacionados.
II - A formulação de um plano arquivístico é necessária apenas quando o arquivo é centralizado.
III - Para melhor recuperação dos dados, é imprescindível a utilização de um único método de arquivamento.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Compete ao arquivo elaborar o regulamento da sala de consultas, estabelecendo as categorias de usuários que terão acesso ao acervo e como os documentos devem ser consultados. A definição destas estratégias para o funcionamento do arquivo se refere a uma política de:
informação do acervo.
restrição aos documentos.
uso dos documentos.
conservação do acervo.
acesso aos documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O volume de documentos produzidos pelas instituições públicas, no desenvolver de suas atividades, não pode ser organizado a partir dos valores sociais dos seus profissionais. Nesse sentido, o instrumento técnico utilizado para objetivar a organização dos documentos com critérios da própria instituição denomina-se:
plano de organização;
tabela de avaliação e descartes;
tabela de temporalidade;
plano de vigências e prescrições;
plano de classificação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Na implantação de sistemas de arquivos, a estruturação do arquivo intermediário apresenta a dupla vantagem de:
centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações evitando um recolhimento descontrolado e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.
centralizar e administrar os documentos que perderam a sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.
centralizar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma avaliação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de organização dos documentos.
centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação controlada e permitindo uma verdadeira política de recolhimento dos documentos.
descentralizar e controlar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de produção de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
As rotinas correspondentes à recepção, leitura e identificação do assunto principal de acordo com o seu conteúdo, origem e função, são rotinas correspondentes às operações de:
levantamento;
ordenação;
arranjo;
classificação;
descrição.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Sobre a avaliação de documentos é CORRETO afirmar que:
I- Avaliar significa atribuir valores e definir prazos de guarda para os documentos, independente de seu suporte material, contribuindo para a racionalização dos arquivos.
II- O único objetivo da avaliação é reduzir a massa documental acumulada nos arquivos.
III- Para avaliar um conjunto de documentos é necessário instituir uma comissão, integrada unicamente por um arquivista, uma autoridade administrativa de nível superior e um profissional da área jurídica.
IV- A avaliação é um processo que incide sobre séries documentais e nunca sobre documentos isolados.
apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Os métodos de arquivamento pertencem a dois sistemas básicos de acesso, que são:
direto e indireto;
objetivo e subjetivo;
público e privado;
secreto e público;
ostensivo e sigiloso.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Universidade Federal do ABC (UFABC) - 2006
Os dois instrumentos básicos utilizados no procedimento da eliminação de documentos chamam-se:
Lista de eliminação e guia.
Tabela de temporalidade e lista de eliminação.
Lista de eliminação e inventário.
Tabela de temporalidade e inventário
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
As projeções dos guias, em um arquivo corrente, possuem funções que são classificadas de acordo com a necessidade do trabalho. Assim, a guia que indica a localização de um nome ou assunto de grande freqüência de uso para a instituição tem o nome de:
inicial;
subsidiária;
secundária;
primária;
primeira.
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