Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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O termo desclassificação corresponde, na área arquivística,

  • A. à sistemática adotada por muitas instituições, quando não há certeza sobre o valor primário de determinado documento.
  • B. ao procedimento que permite que determinados documentos de uma mesma série fiquem liberados de prazos fixados pelas tabelas de temporalidade.
  • C. ao ato pelo qual o arquivista fica autorizado a retirar do plano de classificação determinada série, em razão do desaparecimento de parte de seus documentos.
  • D. ao ato pelo qual a autoridade competente libera à consulta, no todo ou em parte, documento anteriormente sujeito a grau de sigilo.
  • E. à decisão tomada por um diretor de arquivo público ao impedir a incorporação, no acervo da instituição, de documentos vindos do arquivo intermediário.

Atualmente vem ocorrendo a adoção de recursos tecnológicos para a preservação e conservação de documentos de arquivo. Analise:

I. Os documentos devem ser previamente avaliados, identificando-lhes valor que justifique o custo da operação.

II. A atual legislação brasileira garante a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, desde que providos de datas e assinaturas.

III. A microfilmagem adequada permite a eliminação de documentos públicos ou oficiais destinados à guar da permanente.

IV. Na elaboração da tabela de temporalidade há que se observar os princípios da teoria das 4 idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo.

Está correto o que consta APENAS em:

  • A. III.
  • B. I e II.
  • C. I.
  • D. II, III e IV.
  • E. I e III.

Autenticidade é a qualidade de um documento

  • A. quando preenche as formalidades necessárias para que se reconheça sua proveniência, independentemente da veracidade do respectivo conteúdo.
  • B. cujo conteúdo exprime a verdade do que afirma e a legitimidade de suas intenções, do ponto de vista ético.
  • C. que, depois de ter sido submetido à autoridade notarial, isto é, ter recebido a assinatura do titular de um cartório, adquire “fé jurídica”.
  • D. depois de ter seu teor analisado por especialistas e ter recebido deles o devido laudo pericial.
  • E. assegurada, por escrito, pelos historiadores que o consultaram para suas pesquisas, garantindo assim seu uso pela historiografia.

O Conselho Internacional de Arquivos concluiu, em fevereiro de 2014, o documento Princípios de acesso aos arquivos: orientação técnica para gestão de arquivos com restrições, devidamente traduzido pelo Arquivo Nacional. O texto menciona 7 (sete) tipos de restrições gerais: documentos que contêm informações cuja divulgação constituiria violação claramente injustificada da privacidade de uma pessoa; documentos restritos por lei, decreto ou ordem judicial; documentos relacionados a investigações; documentos que contêm informações empresariais e financeiras confidenciais; documentos contendo informações relacionadas ao processo de tomada de decisões confidenciais; documentos com informações relacionadas à segurança nacional; e documentos

  • A. de agências financiadoras de projetos de pesquisa e bolsas acadêmicas.
  • B. produzidos por partidos e organizações político-partidárias.
  • C. contendo informações empregatícias ou pessoais confidenciais.
  • D. de titulares de cargos eletivos no exercício de seus mandatos.
  • E. relacionados com a fé e as crenças de toda e qualquer comunidade religiosa.

Os documentos referentes aos bens patrimoniais imóveis, veículos, as formas de aquisição e alienação, bem como os serviços de manutenção, limpeza e recuperação estão contidos na classificação

  • A. 030.
  • B. 040.
  • C. 020.
  • D. 050.
  • E. 070.

Os documentos referentes aos bens patrimoniais imóveis, veículos, as formas de aquisição e alienação, bem como os serviços de manutenção, limpeza e recuperação estão contidos na classificação

  • A. Folha de Verificação.
  • B. Carta de Tendência.
  • C. Diagrama de Pareto.
  • D. Histograma.
  • E. Diagrama de Dispersão.

Ao explicar o conceito de gestão de documentos em seu manual Arquivo: teoria e prática, Marilena Leite Paes afirma que uma das principais contribuições do arquivista no processo de produção documental, seja no âmbito de um órgão público ou de uma entidade privada, é

  • A. autenticar os sinais de validação da correspondência.
  • B. proceder ao levantamento das reivindicações dos funcionários.
  • C. interferir diretamente no processo decisório da instituição.
  • D. escolher o grau de densidade da informação a ser registrada.
  • E. sugerir a criação ou extinção de modelos e formulários.

Sobre Gestão de documentos, considere:

I. Compreende o planejamento e controle das atividades de produção, classificação e recuperação, avaliação, descrição e difusão, proteção e preservação de documentos de arquivo.

II. Quanto ao manuseio, recomenda-se grampear os documentos (especialmente os de guarda permanente).

III. Arquivo Intermediário é o conjunto de documentos indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma administração, por isso seu acesso deve ser fácil e rápido.

IV. Dossiê é uma unidade de arquivamento constituída de documentos relacionados entre si por assunto.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. IV.
  • E. I, II e IV.

Uma das maiores dificuldades para a adequada gestão de documentos nos arquivos públicos brasileiros deve-se

  • A. à ausência de controle no fluxo dos documentos produzidos e acumulados em decorrência do exercício das funções dos agentes do Estado.
  • B. ao desconhecimento das normas técnicas emanadas do Ministério Público para transferência e recolhimento de documentos.
  • C. à inexistência de um sistema único de arquivos municipais, estaduais e federais, controlado pelo Arquivo Nacional.
  • D. à formação inadequada dos profissionais de arquivo, já que os currículos universitários ignoram o ciclo vital dos documentos.
  • E. ao desconhecimento dos planos universais de classificação e avaliação formulados pelo Conselho Internacional de Arquivos.

A operação de reunir os documentos classificados sob um mesmo assunto corresponde a:

  • A. Estudo.
  • B. Codificação.
  • C. Inspeção.
  • D. Ordenação.
  • E. Arquivamento.
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