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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No âmbito da disciplina arquivística, são estabelecidas etapas para o efetivo gerenciamento dos documentos. O ciclo de vida dos documentos é tratado pelaTeoria dasTrês Idades, cujo objetivo é:
estudar os princípios e as técnicas de duplicação e reprodução de documentos que não recorrem à fotocópia, filmagem e microfilmagem.
mostrar como será a nova política documental na instituição, descrevendo os novos procedimentos de registro, distribuição e movimentação dos documentos.
coletar os dados (informações) inerentes à documentação institucional, com o propósito de determinar as formas de acondicionamento dos seus documentos.
garantir que a informação arquivística esteja disponível em tempo hábil, isto é, quando solicitada.
classificar estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro da instituição.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Sabendo que o sistema de arranjo se baseia na organização original do arquivo, que, na sua essência, corresponde à organização do órgão administrativo que o produziu, julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos e princípios arquivísticos e à classificação de documentos.
A organicidade relaciona-se ao contexto administrativo de produção e acumulação de documentos.
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A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia. A entrada ou a produção de um documento de arquivo em uma instituição deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificação dos metadados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitação.
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Com relação aos arquivos correntes, assinale a opção correta.
Guarda documentos que deixaram de ser frequentemente consultados.
São constituídos de documentos em curso, ou consultados frequentemente.
Guardam documentos de valor histórico, em caráter permanente.
Não há necessidade de serem conservados em dependências de fácil acesso.
Reúnem documentos de valor secundário que aguardam destinação final.
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A gestão de documentos deve ser vista como um macroprocesso que visa a uma série de medidas administrativas para a racionalização e a obtenção de economia e eficiência nos procedimentos de gerenciamento de arquivos organizacionais. As três fases básicas da gestão de documentos são:
classificação, ordenação e destinação.
avaliação, tratamento e difusão.
análise, controle e disseminação.
produção, utilização e destinação.
seleção, descrição e divulgação.
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Sabendo que o sistema de arranjo se baseia na organização original do arquivo, que, na sua essência, corresponde à organização do órgão administrativo que o produziu, julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos e princípios arquivísticos e à classificação de documentos.
Pode-se, em ocasiões justificadas, desconsiderar a ordem primitiva dos documentos.
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A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia. O arquivo do Departamento de Polícia Federal compõe-se de documentos colecionados referentes a assuntos de interesse dos servidores desse órgão.
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O prazo aproximado de guarda de documentos nos arquivos intermediários é de:
5 a 10 anos.
até 15 anos.
25 a 30 anos.
20 anos.
até 4 anos.
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Em relação à expedição e à tramitação dos documentos sigilosos, analise as afirmativas abaixo.
I. No envelope externo, constará a indicação do destinatário, do grau de sigilo, do teor do documento e das informações referentes ao mensageiro oficialmente designado.
II. O envelope interno será fechado, lacrado e expedido mediante recibo, que indicará, necessariamente, remetente, destinatário e número ou outro indicativo que identifique o documento.
III. Sempre que o assunto for considerado de interesse exclusivo do destinatário, será inscrita a palavra pessoal no envelope contendo o documento sigiloso.
IV. No envelope interno, não deverá constar qualquer indicativo do destinatário e nem de informações relacionadas com o assunto e com o grau de sigilo do documento.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
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O ato pelo qual a autoridade competente libera à consulta, documentos anteriormente caracterizados como sigilosos, chama-se:
apensação
flexibilização.
desclassificação
autuação
destinação.
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