Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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A presença de documentos que, de acordo com a lei, não podem ser destruídos configura o chamado arquivo

  • A.

    histórico.

  • B.

    de gestão.

  • C.

    intermediário.

  • D.

    administrativo.

O Código de Classificação de Documentos de arquivos tem como objetivo

I. agrupar documentos com mesmo assunto e tipologia.

II. agrupar documentos de mesmo gênero.

III. agrupar documentos de mesmo tema.

IV. facilitar a avaliação e eliminação de documentos.

Assinale

  • A. se apenas as alternativas I, II e III estiverem corretas.
  • B. se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.
  • C. se apenas as alternativas II, III e IV estiverem corretas.
  • D. se apenas as alternativas III e IV estiverem corretas.

Acerca das funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

A aquisição de acervos arquivísticos pode ocorrer, no âmbito dos arquivos correntes, por meio de doação, compra ou comodato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Código de classificação é a

  • A. referência alfanumérica que identifica a localização física do documento no arquivo permanente.
  • B. notação inserida nos documentos antes de serem encaminhados para o expurgo.
  • C. referência numérica que identifica e separa os documentos de acordo com seus prazos de guarda no arquivo.
  • D. referência numérica que associa a classificação ao seu contexto de produção, sendo composto de cinco unidades de informação: órgão produtor, função, subfunção, atividade e série documental.
  • E. notação dada aos documentos em idade intermediária.

No arquivo de um estabelecimento de ensino, as atas de resultados finais e o histórico escolar dos alunos são considerados documentos de caráter

  • A.

    financeiro.

  • B.

    probatório.

  • C.

    temporário.

  • D.

    fiscal.

Acerca das funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

Cabe ao arquivo exercer um papel social junto à comunidade, de modo a promover o acesso aos arquivos históricos ou permanentes. Esse papel é reforçado pela gestão transparente da informação, desde a produção dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A fim de auxiliar os docentes na preparação das aulas, uma escola pretende organizar fichário com referências bibliográficas e sugestões de material didático. Em sua organização, decide agrupar as fichas pelos títulos mais gerais (GEOGRAFIA, HISTÓRIA e LITERATURA, por exemplo), dispostos alfabeticamente, colocando dentro de cada um deles, na mesma ordem, os títulos específicos correlatos (Geografia do Brasil e Geografia de Minas Gerais, dentro de GEOGRAFIA; História do Brasil e História de Minas Gerais, dentro de HISTÓRIA; Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, dentro de LITERATURA). Este método de ordenação das fichas é conhecido como

  • A.

    dicionário.

  • B.

    numérico.

  • C.

    enciclopédico.

  • D.

    alfanumérico.

Nas atividades de descrição, o campo que caracteriza a forma autorizada do nome combinado com outros elementos de informação que identifica e descreve a entidade nomeada é o(a)

  • A. entidade coletiva.
  • B. registro de autoridade.
  • C. produtor.
  • D. custodiador.

A organização de arquivos, como de qualquer outro setor de uma instituição, pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta.

  • A. A condição sine qua non para se organizar os arquivos de qualquer entidade é o conhecimento que se tem dessa entidade: estrutura, objetivos e funcionamento.
  • B. O levantamento de dados sobre uma instituição deve ter início pelo exame dos relatórios mensais, semestrais e anuais da organização.
  • C. A etapa de análise dos dados coletados é a fase em que o arquivista acrescenta dados e referências sobre o pessoal encarregado do arquivo, o equipamento, a localização física e os meios de comunicação disponíveis ao diagnóstico da situação dos arquivos.
  • D. Para que um arquivo possa cumprir seus objetivos, torna- -se indispensável a formulação de um Plano de Emergência envolvendo todos os estágios de sua evolução.
  • E. Para a elaboração do Plano de Classificação da entidade devem ser considerados apenas dois elementos: a posição do arquivo na estrutura da instituição e a escolha das instalações e dos equipamentos.

Para a ISAD (G), os procedimentos de construção dos instrumentos de pesquisa relacionados à descrição de documentos

  • A. são atividades específicas dos arquivos permanentes.
  • B. podem ter início antes mesmo da produção dos documentos.
  • C. são atividades especiais dos arquivos intermediários.
  • D. são irrelevantes para a qualidade dos instrumentos de pesquisas.
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