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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação aos conceitos e princípios arquivísticos e à legislação arquivística, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla DPRF, sempre que empregada, refere-se a Departamento de Polícia Rodoviária Federal.
No arquivo do DPRF, a eliminação de documentos deve ser autorizada pelo Ministério da Justiça.
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Acerca da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
Na classificação de documentos, os elementos formais e os de conteúdo devem ser levados em consideração para a elaboração dos instrumentos de pesquisa.
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Acerca da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
A tramitação e o registro de documentos são atividades análogas, referentes à distribuição de documentos nos setores de trabalho.
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Acerca da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
Classificar um documento é estabelecer uma classe com documentos de características semelhantes, identificadas por um título.
Um sistema de transferência deve proporcionar um lugar onde se assegure tanto a conservação do material transferido para evitar seu desgaste, quanto a conservação da:
organização descritiva dos documentos;
listagem e planejamento da desinfestação dos documentos;
ordem estabelecida permitindo a localização do material a ser consultado;
destinação futura dos dados documentais.
Reunir em grupos todos os assuntos relacionados com determinado tópico; formar nomenclaturas fáceis de reter na memória, a partir dos números classificadores; expandir de forma ilimitada as subdivisões de assunto são vantagens do arquivamento pelo método:
alfabético;
decimal;
cronológico;
onomástico;
variado.
O funcionamento dos arquivos correntes, segundo Paes, inclui Protocolo, Expedição, Arquivamento, Empréstimo e Consulta e:
Recebimento;
Classificação;
Registro;
Registro;
Movimentação.
Ao comparar bibliotecas, museus e arquivos, Paes afirma que a finalidade essencial dos dois primeiros é cultural, enquanto que a dos arquivos seria:
documental;
histórica;
funcional;
jurídica;
informacional.
Ao arquivo cuja função é preservar documentos que não são mais movimentados e utilizados pela administração, dá-se o nome de:
perene;
histórico
permanente;
intermediário;
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Julgue os itens a seguir, acerca da gestão de documentos.
Os documentos de arquivo produzidos devem obrigatoriamente ser registrados nos sistemas de protocolo; esse procedimento, contudo, não se aplica aos documentos recebidos, que, conforme a origem, podem não estar sujeitos a registro.
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